Xylocaína Para Que Serve, Precisa de Receita? Como Usar e Contraindicações.

A Xylocaína é um produto muito conhecido por causa de seus efeitos anestésicos, podendo ser encontrada em formato de pomada, spray ou até mesmo injetável, ela ajuda a aliviar dores locais de pequena intensidade. Muitas pessoas utilizam essa pomada no momento da depilação, para sentir menos dores, em procedimentos médicos e cirúrgicos simples e até mesmo para fazer tatuagens.

Se você nunca ouviu falar nesse anestésico, ou se quer ter mais informações sobre como usar e seus benefícios, continue lendo esse artigo!

O que é?

A xylocaína é um medicamento anestésico. Ele pode ser adquirido nas farmácias em dois formatos: sob a forma de gel, spray ou como uma pomada. Esse medicamento deve ser mantido em temperatura situada entre 15ºC e 25°C para assim não perder a sua validade.

Xylocaína Para Que Serve

Ela é um produto muito utilizado por quem vai realizar pequenos procedimentos cirúrgicos e que não precisa exatamente de uma anestesia, e com isso apenas o uso da xylocaína já é suficiente para aliviar dores locais, por tempo limitado. Também pode ser utilizada em procedimentos estéticos, como depilação, por dentista para procedimentos simples e rotineiros e até mesmo por tatuadores.

PROPAGANDA

A ação tanto da pomada, gel ou spray tem um prazo menor do que uma anestesia convencional, por isso é importante saber que esse produto somente é recomendado para situações de dor leve e que durem pouco tempo. Pois a xilocaína não tem efeito maior do que uma hora, no máximo.

Xylocaína Para Que Serve?

A Xylocaína é recomendada para promover o alívio temporário do desconforto ocasionado por queimaduras leves e também abrasões no tecido epitelial. Ele também é um medicamento recomendado para sanar queimaduras provocadas pelo excesso de sol, aliviar transtornos como herpes zoster e labial, coceiras, rachadura na região dos seios ou até mesmo manchas causadas por picadas de inseto. Vale salientar também que a xilocaína é um medicamento que pode ser utilizado para proporcionar o alívio de dor nos casos de problemas como fissuras ou hemorroidas.

Após a descoberta dos benefícios dessa substância em promover ação anestésica local, muitas pessoas passaram a utilizar ela também para procedimentos estéticos e outros. Pois ela é capaz de aliviar a dor local por algumas horas, devido promover a paralisação temporária do local, o que faz com que o cérebro não receba sinais de que está acontecendo algo que provoca dor.

Xylocaína Precisa de Receita?

Xylocaína Precisa de Receita

A xylocaína apresenta danos apenas se for usada de forma descontrolada ou se for aplicada em regiões muito extensas da pele. Ela é um medicamento seguro em pacientes mais jovens, que não contam com lesões graves na pele que possam elevar a capacidade de absorção do remédio para o organismo.

A utilização da xylocaína, nos casos de spray e cremes, deve ser sob supervisão médica.

Não é necessário apresentar receita para comprar nenhuma das formas dessa substância, porém, o uso em excesso pode trazer danos permanentes à área onde ela é aplicado. Sendo assim, use de acordo com as recomendações do seu médico e sempre leia as instruções contidas na bula e na embalagem do produto.

Xylocaína pomada para dor de dente

Quando o dente começa a doer, muitos já pensam nessa pomada ajudar a aliviar as dores. E isso é verdade, inclusive, alguns dentistas utilizam da xilocaína para poder realizar procedimentos, como limpeza de tártaro e até mesmo para preparar a gengiva antes de ser aplicado a injeção com anestesia.

Para ajudar quem quer utilizar esse produto na boca, existe a pomada de xylocaína com sabor de laranja, levemente cítrico e refrescante. Ela é utilizada principalmente na gengiva e outros locais da boca que precisam ficar anestesiados por curto período.

Como usar?

A pomada de Xylocaína deve ser utilizada antes do procedimento que você deseja ter alívio rápido das dores. Passe a pomada no local massageando a área e espere que o tempo para fazer efeito e então começar o procedimento. Caso você vá aplicar em regiões mais sensíveis, como a virilha, por exemplo, teste antes em uma pequena área para ter certeza de que você não possui alergias a esse produto.

Outra recomendação importante que deve ser levada em consideração é a de que esse medicamento não deve ser aplicado nos olhos. Você deve aplicar a xylocaína de acordo com a sua necessidade, mas sem abusar, para evitar danos a sua pele.

Quanto tempo a xylocaína demora para fazer efeito?

Dependendo do tipo de lesão, o efeito é praticamente imediato. No geral ela começa a agir em cerca de 2 minutos após a aplicação. Seu efeito na pele pode durar em torno de 1 a 4 horas, tudo depende da gravidade da lesão e o motivo do uso desse produto.

Quando aplicada em feridas, para aumentar a sua ação e causar mais tempo de alívio da dor é recomendado utilizar gazes, que irão abafar o local e aumentar o efeito da pomada.

Quanto custa a xylocaína

O valor pode variar entre R$15,00 e R$50,00, dependendo da forma,  da quantidade do produto e também da sua região, podendo esses valores aumentar ou diminuir. Por isso confirme diretamente na sua cidade.

Como não é necessário o uso de receita para comprar a xylocaína, você encontra facilmente o produto em Farmácias ou drogarias, em algumas é possível mandar manipular a substância. Você pode ainda comprar pela internet e dessa maneira já saber o preço, além de receber na sua casa em poucos dias.

Contraindicações

A xylocaína não é indicada para gestantes ou para mulheres que estão a amamentar. As crianças que contam com menos de 5 anos também não podem fazer uso de tal medicamento. Além disso, vale salientar que crianças com possuem 20 quilos de massa corporal, bem como aqueles pacientes que apresentam demasiada sensibilidade a algum elemento componente da xylocaína, não devem fazer uso desse remédio.

 Xylocaina bula da Pomada 5% Acesse aqui.

Efeitos colaterais

Entre os efeitos colaterais da xylocaína, é possível citar o aparecimento de tonturas. Em caso mais graves o paciente pode apresentar casos de convulsões, certa dificuldade para manter o ritmo adequado da respiração, apresentando também um baixo nível de pressão arterial e algumas possíveis irritações na pele.

PROPAGANDA