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Vitaminas do complexo B: para que servem?

Todos nós sabemos que nosso organismo precisa de nutrientes para ficar mais forte, saudável e poder funcionar direitinho, certo?! E um dos alimentos indispensáveis, em se tratando da saúde do nosso corpo (e da nossa mente) são as vitaminas do complexo B. No artigo de hoje, você vai ficar conhecendo cada uma e saber para que serve vitamina B e porque você não pode viver sem consumi-las diariamente. Continue com sua leitura e confira todas as informações bem detalhadas a partir de agora!

Vitaminas do Complexo B: Por que são importantes

Para que todas as atividades orgânicas possam ser realizadas e cada parte (tanto interna quanto externa) do corpo consiga desempenhar sua função, precisamos tomar polivitamínicos que forneçam tudo o que o organismo tem necessidade. Isso acontece com as vitaminas do complexo B, as quais são indispensáveis a qualquer pessoa, pois, no caso de carência vitamínica, muitos problemas podem acontecer.

benefícios das vitaminas do complexo B

Estresse, dor de cabeça, dor nos olhos e diversos males começam a aparecer quando as células corporais percebem que não estão recebendo a quantidade de vitamina B por dia que é ideal. Assim sendo, nosso corpo começa a dar sinais de que alguma coisa está fora do comum. Por esse motivo, é de suma importância conhecer os benefícios das vitaminas do complexo B e tomá-las todos os dias, a fim de que todos os órgãos consigam trabalhar adequadamente e nos manter saudáveis.

Quais são as vitaminas do complexo B?

Este é um conjunto de oito vitaminas, no qual cada uma delas possui seu mecanismo de ação e benefício oferecido. São elas:

  1. B1
  2. B2
  3. B3
  4. B5
  5. B6
  6. B7
  7. B9 (ou ácido fólico)
  8. B12

Todas essas vitaminas apresentam diversas vantagens, as quais vão desde a melhoria do cabelo, rejuvenescimento da pele, até evitar enxaquecas e inflamações. Agora conheça cada uma e as principais indicações.

Vitamina B1

É conhecida pelo nome de Tiamina, sendo uma das mais importantes entre as vitaminas do complexo B. Ela é excelente para evitar estresse, ou seja, se você está muito estressado(a), com toda certeza uma suplementação com vitamina B vai te ajudar.

Vitamina B1 alimentos: feijão, espinafre, couve, amendoim.

Vitamina B2

Chamada de Riboflavina, ela ajuda na produção de glóbulos vermelhos, evitando anemia e outros problemas similares. É um poderoso antioxidante, isto é, tem poder para evitar o envelhecimento precoce. Se você quer se manter jovem por mais tempo, não deixe de consumir esta que é uma das melhores vitaminas do complexo B2.

Fontes de vitamina B2: ovo, espinafre.

Vitamina B3

Foi nomeada por “niacina”. Ela melhora o colesterol HDL (gordura boa), o qual ajuda na limpeza das artérias, ajuda também a tratar espinhas e outros problemas de pele. É muito recomendada aos adolescentes devido a melhorar essa questão da acne.

Vitamina B5

Trata-se do ácido pantotênico, o que quer dizer (em todo lugar). Isso quer dizer que você a encontra na maioria dos alimentos naturais. Está entre as vitaminas do complexo B que ajudam no quesito hormonal, principalmente em relação à quantidade de testosterona. Tome-a se quiser melhorar seu libido, desejo e performance sexual.

Alimentos fonte de vitamina B5: abacate, ovos, carnes, legumes.

Vitamina B6

Também se chama “piridoxina”. Juntamente com as vitaminas do complexo B, ácido fólico e B12 ajuda a controlar o aminoácido homocisteína, o qual em altos níveis no organismo pode causar trombose nas pernas. Ajuda na formação da melatonina, Serotonina (hormônio do prazer) e reduz inflamações, cólicas, retenção de líquidos, etc.

Fontes: frango, peru, atum, cenoura.

Importante: quem deseja emagrecer, precisa tomar vitamina B6, pois esta faz com que seu corpo consiga tirar energia dos alimentos e da gordura. Caso você emagreça sem fazer reposição da mesma, ocorre o temido efeito sanfona.

Vitamina B7

Conhecida por “biotina”, sendo considerada a vitamina da beleza. Isso porque ela é capaz de melhorar e pele e os cabelos. É muito boa para o controle do diabetes.

Vitamina B7 onde encontrar: fígado, ovo, carne de porco, peixe, batatas, couve-flor, nozes.

Vitamina B9

O ácido fólico é bastante usado como um meio de engravidar, mas não é verdade que ele ajude nesse sentido. A vitamina B9 ajuda, sim, na boa formação do sistema nervoso central, porém o ideal é que a mulher tome antes mesmo de ficar grávida. A falta de ácido fólico pode causar diarreia, má absorção intestinal, anemia megaloblástica.

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Fontes de vitamina B9: vegetais, folhas verdes, salmão, fígado, feijão.

Vitamina B12

A última das vitaminas do complexo B, conhecida por cianocobalamina. Encontrada em carnes, é separada no estômago quando em contato com o ácido clorídrico. Em parceria com o ácido fólico, ajuda a manter o sistema nervoso saudável, e sozinha está associada à saúde da hemoglobina. Só é encontrada em produtos animais.

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Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

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