Bem Estar Nutrição e Alimentos Valdeni Duarte

Vitamina k Indicação, Função, Carência e Onde encontrar.

As vitaminas são compostos químicos presentes nos alimentos e que são essenciais para a nossa saúde. Por exemplo, sem a vitamina D, certamente nossos ossos se quebrariam a todo momento já que ela é necessária para a construção do tecido ósseo. A vitamina K também é outra substância de grande importância e vamos agora conhecer todos os benefícios que ela pode nos oferecer.

Vitamina k: onde encontrar

Essa vitamina faz parte do grupo das lipossolúveis, ou seja, para que o nosso corpo consiga absorvê-la é necessária a presença de gorduras e também do suco pancrático e da bile.

vitamina k onde encontrar

Ela pode ser encontrada em diversos alimentos que, provavelmente, você já consome e agora tem mais um bom motivo para isso: cenoura, ovo, nabo, cebola, pepino, mostarda, folhas verdes (acelga, aspargos, brócolis, alface, repolho, espinafre, alga marinha e couve).

É importante que, a sua refeição, venha acompanhada de boas gorduras quando comer os alimentos acima para que a vitamina K possa ser utilizada da melhor forma. Assim, é possível acrescentar azeite e oleaginosas à salada e o peixe como proteína do dia já que é rico em ômega 3.

Os benefícios da vitamina K

1. Faz bem para os ossos

A vitamina K é uma das vitaminas que ajuda na fixação do cálcio disperso no sangue aos ossos. Assim, nos casos de osteoporose – especialmente no início da menopausa quando essa patologia tem mais chances de desenvolver – pode ser necessário aumentar a quantidade de consumo da vitamina.

2. Auxilia na coagulação sanguínea

A vitamina K tem um papel fundamental na coagulação do sangue. Sem ela, as proteínas que fazem parte da coagulação, também chamadas de fatores de coagulação, não se ativam e assim, não se transformam para promover a coagulação, algo de extrema importância para a nossa sobrevivência.

Afinal de contas, sem esse mecanismo, não pararíamos de sangrar e poderíamos morrer até mesmo com um simples corte na pele.

3. Reduz a cólica menstrual

Muitas mulheres sentem uma dor considerável no momento da menstruação. Essa dor pode ser tão forte que pode resultar em vômitos e dor de cabeça intensa.

A vitamina K pode ajudar de duas formas:

  • reduzindo o fluxo já que ajuda na coagulação sanguínea;
  • reduzindo as cólicas, pois ajuda no equilíbrio hormonal;

Da mesma forma que a vitamina K ajuda nesse momento, uma deficiência dela pode estar causando diversos problemas e transtornos no ciclo menstrual.

4. Melhora a função cerebral

A vitamina K participa do funcionamento do sistema nervoso, pois está diretamente relacionada ao metabolismo dos esfingolípidos, moléculas presentes nas células cerebrais. Essas moléculas são conhecidas por serem biologicamente potentes e por ajudarem na construção da massa cefálica.

Outro benefício da vitamina K para o cérebro é que ela é uma substância anti-inflamatória e assim, pode ajudar a reverter o estresse oxidativo causado pelos radicais livres (restos metabólicos). Esse estresse tende a danificar as células cerebrais desencadeando doenças como o Mal de Alzheimer, Parkinson e outras.

5. Ajuda na saúde bucal

A saúde dos dentes e das gengivas, muitas vezes negligenciada, pode estar relacionada às vitaminas lipossolúveis como a K. Uma deficiência dessas substâncias pode provocar mais cáries e também problemas na gengiva.

Essas vitaminas ajudam na fixação do cálcio e, por causa disso, a falta delas causa o enfraquecimento dos dentes que ficam mais fracos. A vitamina K e outros minerais conseguem matar diversas bactérias que removem o esmalte do dente e liberam ácidos que destroem o dente em si.

Portanto, além de adicionar vitamina K a sua dieta, além de outras vitaminas lipossolúveis, tenha uma alimentação saudável, com baixa ingestão de açúcares e cuide muito bem da sua higiene bucal.

Vitamina k1 para que serve, carência, indicação, função, onde encontrar.

Leia Também:

Alimentos Ricos em Fibras,Confira os 10 Melhores

Alimentos Ricos em Ferro, Conheça os 10 Melhores

Lista dos Principais Alimentos Ricos em Vitaminas C

Gostou de saber sobre os diversos benefícios da vitamina k para a sua saúde? Então curta a nossa página no Facebook e receba outras dicas como essa na sua linha do tempo!

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.