Bem Estar Nutrição e Alimentos Valdeni Duarte

Vitamina E: Benefícios e Vantagens.

A vitamina E é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, só se dissolve em gordura e tem uma poderosa ação antioxidante. Dessa forma, essa vitamina consegue eliminar boa parte dos radicais livres e proteger as células que sofrem ataques constantes dessa substância.

Esse nutriente foi identificado, pela primeira vez, em 1922 num experimento com ratos. A ausência de uma determina substância impedia que as ratas mantivessem a gestação e também havia uma reação desconhecida nos testículos dos ratos. Identificou-se que a inserção desse nutriente combatia a esterilidade e, por isso, chamou-a de vitamina E.

Além desse benefício, a vitamina E guarda muitos outros que listaremos agora!

As vantagens da vitamina E para a saúde

alimentos com vitamina e

1. Previne doenças cardiovasculares

A presença de vitamina E ajuda e muito o nosso sistema cardíaco e circulatório. Por ser uma substância antioxidante, essa vitamina evita a oxidação de parte do LDL – colesterol ruim – e assim, evita que se formem placas de gordura nas paredes das artérias.

Outro benefício aqui é o fato da vitamina E evitar a formação de coágulos no sangue e também ajuda a dilatar os vasos, facilitando a passagem do sangue.

2. Fortalece o sistema imune

Quanto maior os níveis de vitamina E, mais forte é o nosso sistema imune. É muito importante que as nossas células de defesa estejam devidamente preparadas para anular qualquer ameaça a nossa saúde.

Pelo fato de ajudar o corpo a eliminar os radicais livres, a vitamina E consegue proteger o organismo de inúmeras doenças de ordem crônica de degenerativa.

3. Faz bem para a pele

Por ser um agente antioxidante, a vitamina E retarda o envelhecimento celular causado pela oxidação das gorduras e de outros componentes presentes no sangue. Consumindo alimentos ricos em vitamina E, você consegue manter a pele mais jovem por mais tempo.

Essa é uma das funções, por exemplo, do filtro solar, que é rico em vitamina E. Dessa forma, além de proteger a pele dos raios solares, também ameniza o envelhecimento precoce.

4. Auxilia no emagrecimento

Há muitos mitos e incertezas envolvendo esse benefício, mas algumas pesquisas já conseguiram mostrar que a vitamina E acelera o metabolismo. Assim, o seu corpo passará a consumir mais energia para funcionar e as reservas de gordura começam a diminuir.

Esse também pode ser uma consequência de outro benefício dessa vitamina: o aumento da massa muscular. Ela consegue proteger os músculos da ação dos radicais livres que são liberados logo depois do treino. E nós sabemos que quanto mais músculos, maior é o consumo de energia para mantê-los.

5. Ação anti-inflamatória

Alguns estudos também apontam para esse benefício. Essa ação anti-inflamatória é de extrema importância, melhora o funcionamento do corpo como um todo e reduz a formação de edema – líquido gerado nesse processo e um dos causadores da celulite.

Assim, a vitamina E também age evitando a formação desse líquido e diversos prejuízos que possam vir a acontecer a partir dele.

6. Atua na prevenção do câncer de próstata

Esse benefício ainda encontra-se em estudo, mas por ter ação antioxidante, a vitamina E consegue prevenir diversos tipos de câncer, especialmente o de próstata. Mesmo aqueles que já estejam com algum tumor, a vitamina ajuda a reduzir o tamanho dele por serem dependentes da testosterona.

7. Previne ELA

ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) é uma doença que afeta diretamente o sistema nervoso periférico e, por sua vez, enfraquece a musculatura de forma progressiva limitando os movimentos e levando o indivíduo à morte no momento em que o pulmão ou o coração também param de responder.

Foi observado em experiências com ratos e humanos que a presença de vitamina E diminuiu a progressão da doença e também retardou o seu aparecimento.

Leia Também:

Não é apenas a vitamina E que guarda inúmeros benefícios para a nossa saúde. Veja também o que a vitamina D3 pode fazer por você!

 

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.