Vitamina C: benefícios, como consumir, alimentos e mais!

Muitos são os nutrientes que o nosso corpo precisa para se manter saudável e conseguir realizar todas as atividades do organismo. Neta matéria, você vai conferir tudo sobre tomar vitamina C: benefícios, dicas de consumo, onde conseguir e tudo mais relacionado ao assunto. Tire todas as suas dúvidas e se mantenha informado(a) a partir de agora!

Vitamina c para que serve

A vitamina C, que, na verdade, é conhecida também como “ácido ascórbico” tem diversas funções e serve, principalmente, para manter o mecanismo de defesa do organismo em alta. Porém esse não é o único benefício que ela oferece.

para que serve vitamina C

No tópico a seguir, você pode conferir melhor para que serve vitamina C e os principais casos de doenças que ela ajuda a prevenir/tratar. Lembrando que o ideal é consumi-la diariamente para que seu corpo esteja com a quantidade recomendada a fim de manter sua saúde em alta.

Benefícios

Por estarmos falando de uma vitamina, você já deve supor que ela só tem vantagens a nos proporcionar, correto? E é exatamente assim que acontece. Quanto à vitamina C, benefícios é o que não falta, o primeiro que eu gostaria de citar é sua ação antioxidante.

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O ácido ascórbico, por possuir propriedades antioxidantes, ajuda nosso organismo a se livrar de umas substâncias chamadas “radicais livres”, os quais causam envelhecimento precoce e também têm influência na incidência de câncer. Por isso é importante não ficar sem vitamina C já que é algo importante, que vai te ajudar a não envelhecer precocemente e diminuir as chances de células cancerígenas se desenvolverem.

Tomar vitamina C também nos beneficia quanto aos seguintes casos:

Isso porque, como ressaltei anteriormente, o sistema imunológico se fortalece, deixando nosso corpo mais forte e resistente a infecções causadas por vírus, bactérias e outros agentes nocivos à saúde.

Outros benefícios da vitamina C são: melhoria da cicatrização, manter a pele saudável, produção de colágeno.

Como consumir

O consumo diário de ácido ascórbico recomendado é de 1g (uma grama) e, para obter essa quantidade, você pode tomar pastilhas efervescentes, as quais podem ser compradas em qualquer farmácia ou drogaria. No caso, basta que você adicione 1 pastilha em um copo de água e tome todos os dias.

Dica: você também pode dissolver a pastilha de ácido ascórbico em 2 dedos de água e depois misturar a um copo de vitamina de banana com leite desnatado e aveia. A bebida fica uma delícia, ajuda a emagrecer e é super nutritiva.

Deficiência de vitamina c sintomas

Como você viu sobre vitamina C, benefícios há aos montes e, por essa razão, é de suma importância manter os níveis ideais em nosso organismo ou o corpo fica carente de tal nutriente.

falta de vitamina c

Quando ocorre a carência de vitamina C, no quadro sintomático podem ser observados um ou mais dos sintomas a seguir:

  • cabelos fracos e caindo
  • infecções
  • alteração no humor
  • cansaço/fadiga
  • dificuldade de cicatrização
  • pele ressecada

Outros sintomas podem surgir dependendo do paciente, mas normalmente são esses citados acima alguns deles. Em caso de dúvidas, vale consultar seu médico e fazer os exames recomendados para saber se você está ou não com déficit de vitamina C já que os mesmos sintomas são observados também devido a outras razões.

Como conseguir vitamina c

No que diz respeito à vitamina C, benefícios ela sempre nos trará, e o melhor é que você pode consegui-la naturalmente em frutas e outros tipos de alimentos naturais. Dê só uma olhada:

Frutas fonte de vitamina c

Frutas fonte de vitamina c

Frutas fonte de vitamina c: manga, limão, melão, laranja, goiaba, acerola, kiwi, abacaxi, mamão papaia, tomate, morango.

Alimentos ricos vitamina c: pimentão amarelo, brócolis, salsinha, couve manteiga.

Agora é só manter esses alimentos sempre em sua mesa ou, simplesmente, comprar algumas caixas com pastilhas de ácido ascórbico e tomar todos os dias. Procedendo dessa maneira, sua saúde só tem a agradecer e seu organismo ficará mais forte contra qualquer tipo de doença.

Vídeo youtube: Tudo sobre a Vitamina, resfriados e gripes.

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Não se esqueça de que precisamos de outras vitaminas também, então lembre-se de ter um cardápio bem variado e tomar polivitamínicos como, por exemplo, o Centrum de A a Z, que te dá mais energia e disposição para a atividades do dia a dia.

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