Vitamina b5: para que serve, onde encontrar nos alimentos

Dando continuidade a nossa série de artigos que abordam a importância das vitaminas do complexo B, hoje chegou a vez de sabermos as principais informações a respeito da vitamina b5: para que serve? Quais os alimentos fonte desse importante nutriente? Nesta matéria você poderá conferir não apenas isso, mas ficar por dentro de outros detalhes essenciais relacionados a esse tema. Tenho certeza de que você vai gostar. Então bom aprendizado!

Vitamina b5: para que serve

Uma tendência que grande parte das pessoas tem é fazer o agrupamento de todas as vitaminas do complexo B, achando que é apenas uma só, mas, na verdade, cada uma delas tem vários papéis diferentes no corpo. Descubra as razões que tornam o uso da vitamina b5 necessário a todas as pessoas que queiram ficar com a saúde em alta.

vitamina b5 para que serve

Vitamina b5 para que serve

Como as outras sete vitaminas B, a vitamina B5, que também é conhecida como ácido pantotênico, tem como uma das suas principais funções ajudar o corpo a converter os carboidratos que você come em glicose, ou seja, transformá-los em energia.

As vitaminas do complexo B ajudam o corpo a processar gorduras e proteínas e são necessárias para ajudar a manter o sistema nervoso, a pele, o cabelo, os olhos e o fígado em uma condição saudável também. Tudo isso é de suma importância a todo ser humano ainda que muitos não se deem conta disso. Mas há alguns benefícios da vitamina B5 específicos, os quais você deve conhecer.

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Vitamina b5: benefícios

Do mesmo modo que todas as outras vitaminas do complexo b atuam em benefício de nossa saúde, com o ácido pantotênico não seria diferente.

Logo abaixo, separei uma pequena lista, mostrando para que serve a vitamina b5. Veja só:

  • atua na produção de glóbulos vermelhos
  • ajuda na síntese de colesterol
  • produz hormônios sexuais e de estresse
  • ajuda o corpo a usar outras vitaminas, especialmente a vitamina B2
  • mantém um sistema digestivo saudável

De fato, em se tratando de vitamina b5 benefício não faltará, afinal de contas é de um nutriente vitamínico que estamos falando. Agora que foram abordadas de modo resumido as vantagens do ácido pantotênico para a saúde, vamos saber de outros benefícios mais específicos.

Pode combater o colesterol alto

Desde muito tempo sabemos como é importante controlar os níveis de colesterol do nosso corpo, certo? E essa seria uma das vitaminas que ajudam nesse processo de acordo com pesquisas realizadas na web. Nosso corpo precisa de B5 para metabolizar o colesterol, mas ela também pode ajudar a diminuir os níveis de LDL, ou colesterol “ruim” no sangue.

vitamina b5 benefícios

Vitamina b5 benefícios

Um estudo liderado pelo Canadá, publicado na revista Vascular Health and Risk Management em 2014, descobriu que quando pessoas com altos níveis de colesterol LDL recebiam 300mg de vitamina B5 todos os dias durante 16 semanas, seus níveis caíam significativamente.

Um reforço para a saúde da pele

Se você sempre teve espinhas, eis aqui uma boa notícia. Baseado em dados da internet, o ácido pantotênico pode recuperar sua pele da acne. Em 2014, pesquisadores norte-americanos descobriram que pessoas com acnes tomando 2,2 g de B5 por dia durante 12 semanas relataram menos manchas e a qualidade da pele melhorou de forma notável. A equipe diz que isso pode ser por dois motivos – o ácido pantotênico tem atividades antibacterianas e de suavização da pele.

Acredito que vale a pena conversar com seu dermatologista e perguntar sobre o benefício da vitamina b5 para espinhas. No final, você não tem nada a perder, mas pelo contrário, estará beneficiando sua saúde e usufruindo dos outros benefícios do ácido pantotênico!

Retardar os cabelos brancos

Há rumores de que a B5 ajuda a prevenir os cabelos grisalhos, com base em um estudo de laboratório em 2007, por meio do qual se descobriu que uma deficiência poderia levar a tal condição prematuramente.

Infelizmente, porém, não há evidências suficientes para mostrar que aumentar sua ingestão de vitamina B5 pode realmente fazer a diferença e ajudar as pessoas que se incomodam com os fios cinzas ou brancos. O bom é que, nesse sentido, existem outras alternativas, então é só ir em busca da melhor solução!

Onde encontrar vitamina B5: alimentos

O nome “pantotênico” vem da palavra grega “pantou”, que significa “em todos os lugares”, e isso se dá ao fato desta ser uma das vitaminas facilmente encontrada em muitos alimentos diferentes, o que torna difícil casos de deficiência severa da vitamina B5.

vitamina b5 alimentos

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A fim de contar com todos os benefícios da vitamina b5, alimentos fonte desse nutriente não podem faltar em suas refeições. Por isso, não deixe de incluir em sua alimentação diária pelo menos um destes: cereais integrais, mingau, frango, batatas, ovos e brócolis. Atente-se, todavia, ao fato de que o enlatamento e congelamento destrói a vitamina b5, então tente manter sua dieta com alimentos ricos em vitamina b5 bem frescos.

 

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