Vitamina B3: Para que Serve, Onde Encontrar nos Alimentos.

Na matéria anterior, nessa série de artigos a respeitos das vitaminas do complexo B, nós vimos tudo a respeito da vitamina b2 . E, assim, seguindo a ordem numérica, hoje vou trazer aqui informações detalhadas sobre a vitamina b3: para que serve, quais alimentos são fonte, e tudo mais que você precisa saber sobre ela, que também é chamada de Niacina. Continue sua leitura e descubra a partir de agora!

Vitamina B3: para que serve? Benefícios da Niacina

A niacina também é conhecida como vitamina B3 e tem muitos benefícios para a saúde, como melhorar os sintomas da esquizofrenia, reduzir os efeitos da artrite, ajudar o trato digestivo a absorver gorduras suficientes, proteínas e carboidratos, aumentar o poder de memória, funcionamento normal do cérebro, condição de pele saudável e robusta e manter a boa circulação sanguínea.

vitamina b3 para que serve

Vitamina b3 para que serve

A vitamina B3 também tem capacidade de reduzir os níveis de colesterol e pode ajudar nosso organismo a controlá-los. Você pode encontrar essa vitamina em muitas formas, como niacina, que é usada como vitamina terapêutica e pode ajudá-lo(a) nos tratamentos de muitas doenças. A vitamina b3 também é usada para tratar distúrbios vasculares ou respiratórios.

A niacina é um suplemento dietético muito eficaz no tratamento de pelagra juntamente com Lovastatina. Você pode usar esta vitamina em forma de líquido ou pode tomá-la como suplemento quando fizer suas refeições regulares, mas você precisa conversar com seu médico sobre a dosagem adequada. Existem alguns casos em que a b3 foi administrada em doses muito altas e gerou-se um efeito farmacológico. Esta é uma razão pela qual você precisa conversar com um profissional antes de adicionar niacina à sua alimentação diária.

Onde encontrar vitamina b3: alimentos

Feijões secos, grãos refinados enriquecidos, grãos integrais, carne vermelha magra, frango, fígado, grãos secos, nozes e peixe são ricas fontes de vitamina B3 ou niacina. Você pode encontrar vitamina B3 no leite, flocos de trigo, cevada, aveia, arroz integral, queijo, batatas, legumes, amendoim, levedura de cerveja, coalhada, produtos avícolas, ovos, atum, peru e carne.

vitamina b3 alimentos fonte de niacina

Cereais e pão também são fonte rica de vitamina B3. Mesmo alimentos que são ricos em triptofano, como ovos e iogurte, podem aumentar os níveis de vitamina b3 em seu corpo.

Vitamina b3: dose recomendada diariamente

Recomenda-se que as mulheres tomem 15 a 18 miligramas de niacina por dia. Aos homens é recomendado que consumam entre 15 e 19 mg/dia e, crianças, 9 a 13 mg de vitamina B3 diariamente. Pessoas que ocasionalmente usam pílulas para dormir podem desenvolver uma deficiência de vitamina B3, o que torna ainda mais necessário o uso desta que é uma das melhores vitaminas à saúde humana.

Vitamina B3: benefícios

Baseado em pesquisas realizadas na internet, os benefícios da vitamina B3 para a saúde são diversos e dentre eles estão os que você encontra listados logo a seguir:

Diabetes: Sabe-se que a vitamina B3 pode ser usada como tratamento natural para tratar diabetes e níveis elevados de açúcar no sangue. Existem muitos pacientes diabéticos que podem controlar os níveis de HBA1C (hemoglobina glicada) com a ajuda desta vitamina.

Saúde mental: Existem muitos estudos por meio dos quais se mostra que a desordem mental e as condições associadas podem ser curadas se você usar niacina em forma de suplemento ou medicamentos.

Energia: Há diversos estudos clínicos também em que é mostrado que a B3 pode desempenhar a importante função de converter gorduras, carboidratos e proteínas em energia.

vitamina b3 beneficios

Sexo: Pessoas que sofrem de distúrbios sexuais, como disfunção erétil e impotência, devem usar a niacina como tratamento natural, porque ela estimula a criação de hormônios sexuais nessas pessoas.

Solubilidade: É sabido que a niacina é uma vitamina solúvel em água, a qual pode viajar através da corrente sanguínea humana e os nossos corpos têm a opção de descarregar o excesso de vitaminas por meio do processo de micção. Esta é uma razão pela qual as pessoas devem adicionar niacina em suas dietas em forma de líquido ou alimento, porque nossos corpos precisam de um suprimento constante dessa vitamina.

Colesterol: Existem alguns estudos em que se mostra que se você tomar B3 em grandes quantidades (1100 ou mais miligramas por dia), poderá reduzir os níveis de colesterol de baixa densidade em seu corpo e também irá aumentar o colesterol de alta densidade. Isso significa que evitará o espessamento das paredes das artérias e também pode prevenir algumas condições, como a aterosclerose.

Pelagra: Pessoas com pelagra, irritação da pele, problemas digestivos ou músculos fracos podem ter uma deficiência grave de vitamina B3. Esta é uma razão pela qual essas pessoas devem adicionar vitamina B3 em suas dietas em grandes doses.

Veja Também:

 Os Benefícios da Vitamina B e Suas Funções.

 Para que serve a Vitamina b1, alimentos e onde encontrar

 Vitamina B2: Tudo sobre a Riboflavina!

 Vitamina b5: para que serve, onde encontrar nos alimentos

 Vitamina B6: saiba mais sobre uma das vitaminas do complexo B

 Vitamina B7: para que serve, alimentos fonte e seu terrível efeito colateral

 Alimentos Ricos em Vitamina B12 | Para Que Serve?

 O que é ácido fólico e para que serve? (B9)

Digestão: A Niacina é apenas uma das vitaminas do complexo B. Ela ajuda no funcionamento normal do sistema digestivo humano, o que significa que pode promover um apetite saudável, atuar na saúde da pele no bom funcionamento do sistema nervoso.