Vitamina B2: Tudo sobre a Riboflavina!

Desde pequenos ouvimos falar que nosso corpo precisa de vitaminas, não é mesmo?! E é verdade! Pensando nisso, hoje decidi falar sobre uma em específico, a vitamina B2, também chamada de riboflavina. Saiba tudo sobre ela e confira onde encontrar, os principais benefícios, e muito mais!!

Vitamina B2?: Função

A vitamina B2 é importante ao nosso organismo porque está envolvida no processo de produção da energia necessária às atividades biológicas. Acontece, porém, que o corpo não consegue estocá-la e, por isso, a gente precisa de doses de vitamina B2 todos os dias.

vitamina b2 para que serve

Quanto a para que serve a vitamina B2, o seu papel principal e ajudar os carboidratos a se transformarem em açúcar, o que serve de combustível às diversas funções que o corpo precisa realizar. Outro papel da riboflavina é transportar elétrons, produzindo o fornecimento energético celular necessário. A riboflavina também auxilia o corpo a processar moléculas gordurosas e a matéria prima das proteínas, ou seja, o aminoácido.

De acordo com pesquisas na internet, a vitamina b2 serve pra que isso tudo que citei acima seja possível e, além disso, teria efeito de anti oxidação – prevenindo o corpo de ficar velho antes da hora por combater os radicais livres.

Vitamina B2: Alimentos

São muitas as fontes de vitamina B2, apesar da quantidade encontrada em cada alimento ser pequena. Você pode encontrá-la, por exemplo, em:

vitamina b2 alimentos

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Outros alimentos fonte de vitamina b2 são: salmões, abacates, brócolis, alguns tipos de cogumelo, carne magra, ostra, enguia, cavalinha. E se você quer mais, aí vai uma lista de alimentos que contêm vitamina b2:

Algo interessante a respeito do consumo de vitamina b2 é que, ao cozinhar os alimentos fonte de riboflavina, ela não vai se perder. Porém, fique atento(a): não coloque bicarbonato e nem exponha à luz intensa, pois isso vai destruí-la!

Deficiência de vitamina B2: sintomas

Bom, uma organismo carente de vitamina b2 terá dificuldade em realizar os processos nos quais ela está envolvida, já citados acima, e com isso virá o seguinte quadro sintomático, o qual pode variar de acordo com o grau de deficiência de riboflavina:

  • a língua doendo e boca inflamada
  • ressecamento labial
  • o olho começa a queimar e avermelhar
  • a pessoa fica muito sensível à claridade

Também são sintomas de carência da vitamina b2: oleosidade e opacidade capilar, unha quebrando à toa e com facilidade, pele enrugada prematuramente. Outro problema que pode surgir é as glândulas suprarrenais não funcionarem direito e a partir daí só há complicações, tais quais catarata e quadro anêmico.

Se você está com a pele lesionada sem motivo aparente ou mais ainda nos cantinhos de sua boca e/ou feridinhas linguais, isso pode ser decorrente da falta de vitamina b2. Então é bom procurar um especialista e fazer a reposição, iniciando o tratamento indicado. Sensação de estar tonto(a), cabelos caindo, insônia, dificuldade de digerir os alimentos, tudo isso pode ser deficiência de riboflavina.

Vitamina b2: benefícios

O corpo absorve bem a vitamina b2, pois ela se dissolve na água, e isso torna muito mais fácil para organismo usufruir os benefícios da vitamina b2. Sendo indispensável para nos manter saudáveis, vou mencionar quais são as vantagens resultantes de uma alimentação rica em riboflavina. Dê só uma olhada:

  • Fornece mais energia, ou seja, não te deixa fatigar facilmente
  • Ajuda a formar as hemácias, melhorando o processo circulatório
  • Ajuda o corpo a se desenvolver e crescer
  • É essencial à saúde capilar, da unha e cutânea
  • Mantém o trabalho da tireoide regularizado
  • Age em favor da prevenção de diversos males (eczemas, feridas na pele, espinhas, etc)
  • Oferece proteção ao nosso cérebro, mais especificamente ao SN (sistema nervoso)
  • Tem papel de importância no que diz respeito à formação proteica
  • É protetora dos olhos, garantindo a saúde da córnea e favorecendo à boa visão

Realmente, todas as vitaminas do complexo B só têm benefícios a nos oferecer e, por essa razão, não podemos ficar sem. Dessa vez tratei a respeito da riboflavina, mas nas próximas matérias abordarei tudo o que você precisa saber sobre as outras vitaminas dessa família. Espero que possa te ajudar a entender a respeito da importância e a realmente se preocupar em ingerir alimentos ricos em vitamina b2 ou então na suplementação com algum polivitamínico.

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Concluindo, vou ficando por aqui. Lembro a todos que se você tiver alguma dúvida em relação a qualquer informação que encontrou neste artigo, além de deixar um comentário, o ideal é conferir com um profissional da saúde e se informar detalhadamente. As matérias que escrevo têm como fonte a internet e, apesar de serem pesquisas realizadas em sites confiáveis, não sou biomédico e escrevo apenas a nível informativo, não recomendando a automedicação.