Vitamina B12: Conheçam Os Seus Benefícios

Confira nesse artigo sobre a vitamina B12, do complexo B que também pode ser chamada de cobalamina. Sabemos que muitas são as vitaminas presentes no complexo B. Porém, devemos também considerar que elas são as encontradas com maior dificuldade, e também, possuem vários benefícios para o nosso corpo.

Essa vitamina, a B12, tem grande importância tanto para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, assim como para garantir a própria saúde da nossa circulação sanguínea. As vitaminas B12 é encontrada com frequência em alguns alimentos que fazem parte do nosso dia a dia, como é o caso do leite ou então dos ovos.

Porém, em alguns casos, a falta desses alimentos e outros ricos em vitaminas B12 fazem com que os indivíduos tenham falta da vitamina, que é essencial para o bom funcionamento do corpo como um todo. Neste caso, o melhor é optar pela suplementação.

Vitamina B12, Para Quê?

vitamina b12 para que serve

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De uma forma geral, devemos destacar que as vitaminas B12 é a responsável para a formação das células presentes no nosso sangue, assim como também a formação de ácido fólico.

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Sendo assim, é considerando a grande importância dessa vitamina no organismo do ser humano que quando o indivíduo possui um consumo baixo dos alimentos que são ricos nessa vitamina, ele precisa optar pela suplementação.

Geralmente, quem não possui grandes níveis de vitamina B12 no corpo são os intolerantes a lactose, vegetarianos ou, então, indivíduos que tenham problemas de absorção de tal vitamina.

Neste caso, a suplementação é importante já que a falta de vitamina B12 no corpo pode ocasionar problemas e doenças cardiovasculares, anemias de caráter pernicioso e demais complicações principalmente no cérebro, como o próprio derrame cerebral.

Alimentos Ricos em Vitamina B12

Vitamina B12, Para Quê

Alimentos Ricos em Vitamina B12

Mas, afinal, quais são então os alimentos que são ricos em vitamina B12? Entre eles, podemos destacar uma variedade de alimentos com origem animal, como é o caso de peixes, carnes, fígado, produtos de caráter lácteo e ovos.

Sendo assim, todo e qualquer tipo de carne, assim como os ovos, fígado, ostra, cereais, leite e até mesmo o levedo de cerveja também são alimentos ricos em vitaminas B12. Por serem alimentos extremamente presentes no nosso dia a dia (na grande maioria dos casos), é difícil encontrar indivíduos com falta da vitamina no organismo.

Em Caso de Falta da  Vitamina B12

Em caso de falta de vitamina B12, devemos destacar que o corpo do indivíduo pode desenvolver algumas doenças. É comum que essa manifestação ocorra principalmente entre os indivíduos vegetarianos já que grande parte dos alimentos ricos em B12 são de origem animal.

Entre os sintomas em casos de falta de B12, devemos destacar a falta de equilíbrio e concentração, esquecimento constante, falta de atenção, energia e força e o próprio formigamento nas coxas.

Excesso de B12

Em alguns casos mais raros é possível o excesso de vitamina B12 no organismo, porém, tal acontecimento não é nada comum, já que o nosso próprio organismo se responsabiliza por eliminar essa vitamina por meio da urina quando ela está presente de forma muito expressiva.

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