Varicela: o que é, sinais, sintomas e tratamento

Você pode até não ter ouvido falar sobre uma doença chamada varicela, mas, provavelmente, já ouviu falar sobre catapora. A varicela é o sinônimo de catapora, portanto, estamos falando da mesma doença. Vamos agora saber um pouco mais sobre ela, seus principais sinais e sintomas e as melhores formas de tratamento.

O que é varicela?

A varicela é uma das doenças que mais afeta as crianças e é causada por um vírus chamado varicela-zoster. Apesar de ser mais comum na infância, os adultos que não tiveram a doença antes, também podem adquirir o vírus e desenvolvê-la. A sua principal característica é o surgimento de bolhas vermelhas que se espalham na pele e causam muita coceira, algo que piora a situação.

varicela fotos

Quais as causas?

Como já dissemos, a varicela é causada por um vírus que é da mesma família que causa a herpes em adultos. É uma doença altamente contagiosa e passa para outra pessoa pelo contato com o líquido presente dentro das bolhas ou mesmo pelo espirro ou tosse.

Ainda que o indivíduo não apresente os sintomas da doença, se infectados, podem transmiti-la. Assim, pode parecer que você não tem a doença, mas já está com o vírus dentro do corpo. Isso acontece logo no início da infecção já que os sinais e sintomas levam de 10 a 21 dias para se desenvolverem.

Há fatores de risco?

Os fatores de risco são aqueles que tornam a varicela mais fácil de se desenvolver. Por exemplo, ter menos de 10 de idade é um fator de risco já que o sistema imune das crianças ainda não está preparado para combater certos tipos de vírus. Porém, caso um adulto venha a ter catapora, as manifestações costumam ser mais graves.

Já aqueles que nasceram de mães que já tiveram catapora ou que receberam a vacina, estão menos predispostos a desenvolver a varicela antes de 1 ano de idade.

O principal e mais grave fator de risco é estar em contato com a pessoa que está doente. O indivíduo fica exposto ao vírus e o risco de contraí-lo é maior nos casos daqueles que nunca desenvolveram a doença ou não tomaram a vacina.

Há o mito de que quem já deve catapora não terá mais. Apesar das chances serem mínimas, isso pode acontecer. Assim, se você já teve catapora ou é vacinado, não está livre de ter a doença novamente.

Quais os principais sinais e sintomas?

Como já foi dito, um dos principais sinais são as bolhas vermelhas que se espalham pela pele. Veja outros que podem aparecer com varicela:

Esses sintomas costumam aparecer 1 ou 2 dias antes das erupções se manifestarem. A doença como um tomo leva de 5 a 10 dias para começar a ceder. Os sintomas costumam ser mais graves em crianças com o sistema imune deprimido, algo que acontece, por exemplo, com aquelas que estão passando por quimioterapia. Nas que tem dermatite atópica, costumam aparecer mais de 1.500 bolhas.

Como tratar a varicela?

O ideal é que o filho fique em casa até que não haja mais o risco de contágio e como o mal-estar é um dos sintomas, também é recomendado deixar a criança de repouso. Enquanto isso, serão administrados medicamentos prescritos pelo médico para aliviar os sintomas, especialmente a coceira. Também há diversos antivirais eficazes que podem ser utilizados.

Algumas táticas podem ser utilizadas para aliviar os sintomas. Por exemplo, banho com aveia e água morna e anti-histamínicos ajudam na coceira. Cortar as unhas também evita que as erupções entre em contato com possíveis bactérias e outros agentes nocivos que podem estar nas mãos.

Médica da mais detalhes sobre a catapora.

Como evitar a doença, meio de transmissão, remédios a serem evitados, sintomas, diagnóstico, dicas e orientações importantes.

Outro produto que ajuda a aliviar a coceira da varicela é a cânfora. Saiba mais sobre ela!