Chás Valdeni Duarte

Benefícios e vantagens do chá de gergelim para a saúde.

O gergelim é uma das sementes mais antigas do planeta e bastante valorizada pelos povos asiáticos e africanos. Ela é repleta de bons nutrientes para o nosso corpo como manganês, cobre, cálcio, magnésio, zinco, fósforo, ferro e também vitamina B1. Existem diversos tipos de sementes de gergelim sendo as principais as brancas e as pretas com propriedades nutricionais muito parecidas.

Das sementes é possível fazer o chá de gergelim. É uma ótima opção para aqueles que querem todos os benefícios desse alimento, mas não têm o hábito de consumi-lo no dia a dia. Os benefícios que o chá traz vem das sementes de gergelim, inclusive, a bebida também é famosa por ajudar no emagrecimento.

Vamos agora falar sobre as propriedades e vantagens que o chá de gergelim pode trazer para a nossa saúde e descobrir como consumi-lo de forma saudável!

Benefícios e vantagens do chá de gergelim para a saúde?

vantagens do chá de gergelim

Auxilia na prevenção do câncer

A estimativa, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) é que haja um aumento no número de casos de câncer de mama em 29,5% e do câncer de próstata em 31,7% apenas em 2018. São números bastante significativos e ligam o alerta para que tenhamos maiores cuidados com a nossa saúde, em especial, com a nossa alimentação.

O chá de gergelim é uma poderosa fonte preventiva do câncer. O magnésio é um dos minerais presentes na bebida e também é um dos maiores combatentes do câncer, especialmente os colorretais. Além disso, a semente possui uma substância chamada sesamina que está sendo alvo de diversos estudos e está se mostrando eficiente no combate de diversos tipos de câncer como o de mama, o de próstata e outros.

Ajuda na hipertrofia muscular

Quem pratica musculação sabe que toda a ajuda para ganhar massa muscular é pouco. Sendo assim, uma dica é passar a consumir chá de gergelim no seu dia a dia.

Quando praticamos musculação, as fibras entram em um processo inflamatório e para que elas sejam reconstruídas, gerando a hipertrofia, a alimentação precisa conter certos nutrientes como a proteína. Nesse aspecto o gergelim não perde em nada, pois é rico nessa substância: em apenas 28 gramas de sementes podemos encontrar 4,7 gramas de proteína.

Melhora a saúde dos ossos

Os nossos ossos estão em constante processo de destruição e construção por meio da ação dos osteoclastos e osteoblastos respectivamente. Porém, especialmente, após a menopausa ou durante a velhice, há uma tendência dos indivíduos desenvolverem a osteoporose, uma patologia caracterizada pelo maior número de osteoclastos e assim, a reposição mineral óssea fica prejudicada.

Tomar o chá de gergelim pode ajudar e muito, inclusive na prevenção desse tipo de patologia. Isso porque as sementes funcionam como um tipo de coquetel para os ossos por conter generosas porções de sais minerais como zinco, cálcio e fósforo. Para se ter uma ideia, uma porção de 100 gramas de gergelim consegue oferecer mais cálcio que um copo de leite.

Reduz o colesterol

O colesterol é uma gordura que o nosso corpo precisa, especialmente para a produção de hormônios sexuais. O problema do colesterol é quando ele é consumido em excesso, falando especificamente do LDL, que é um mal colesterol. Ele acaba se depositando nas paredes dos vasos sanguíneos, formando placas e dificultando a passagem de sangue. Por sua vez, isso acaba por aumentar a pressão arterial.

Ao contrário do que se possa pensar, o colesterol é produzido dentro do fígado a partir de uma alimentação rica em gorduras. Uma substância chamada fitoesteróis consegue reduzir a produção de colesterol pelo organismo. O gergelim e o alimento com a maior quantidade de fitoesteróis da natureza.

Chá de gergelim emagrece?

Alguns fitoquímicos presentes na semente de gergelim ajudam no metabolismo e também são conhecidos por auxiliar o corpo na queima de gordura.

Isso acontece de forma indireta. De acordo com pesquisas, esses fitoquímicos aumentam a produção de enzimas digestivas e assim, as gorduras dos alimentos passam a ser metabolizadas e não se acumulam no tecido adiposo. Essa também é uma das funções dos linhanos encontrados na semente.

Porém, ainda não podemos ter a certeza de que o chá de gergelim pode emagrecer. As pesquisas já realizadas sobre o assunto foram feitas com animais e não com seres humanos. Além disso, elas foram feitas usando as sementes e não o chá de gergelim. Assim, se você deseja emagrecer, continue apostando em alimentação saudável e exercícios físicos.

Como preparar o chá de gergelim?

Você vai precisar de 2 colheres de sopa de gergelim branco e uma xícara de água. Coloque a água numa panela com as sementes de gergelim trituradas e leve ao fogo. Quando levantar fervura, reduza a chama e mantenha a bebida lá por mais cerca de 15 minutos. Depois, basta desligar o fogo e esperar esfriar um pouco para beber.

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.