Chás Valdeni Duarte

Benefícios e vantagens do chá de abacaxi.

O chá de abacaxi é um dos mais saborosos. Ele costuma ser combinado com outras plantas como o hortelã, mas mesmo puro, consegue ser delicioso. Os nutrientes encontrados no chá de abacaxi vêm justamente da fruta e também da casca dela. Os benefícios dessa bebida são muitos e um dos mais conhecidos é o seu efeito diurético, que ajuda a eliminar as toxinas do organismo.

Vejamos abaixo quais são os principais nutrientes encontrados no chá e como eles ajudam a melhorar a nossa saúde.

Quais as vantagens do chá de abacaxi?

chá de abacaxi

Reduz as dores do pós treino

Após realizar exercícios de forma intensa, principalmente de musculação, as fibras musculares ficam inflamadas. É justamente a reconstrução delas que causa a hipertrofia muscular, mas, como qualquer outra inflamação, sentimos muita dor no dia seguinte. Muita gente consome analgésicos, mas uma opção natural é sempre a melhor.

O chá de abacaxi é uma excelente escolha para aqueles que desejam reduzir essas dores. A fruta contém uma substância chamada de bromelina que apresenta efeitos anti-inflamatórios. Dessa forma, a bebida consegue melhorar o seu desempenho nos treinos já que a recuperação muscular será mais rápida.

Melhora a aparência da pele e do cabelo

Quer ter uma pele mais saudável e um cabelo bonito e forte? Então, o consumo frequente de chá de abacaxi poderá ajudar. Isso deve-se ao fato de a fruta ser rica em vitamina C que ajuda na produção de colágeno, uma proteína que oferece maior sustentação ao tecido epitelial e reduz as marcas de expressão que se formam com o passar do tempo.

Para melhorar a saúde dos cabelos, o chá deve ser aplicado de forma externa. Molhe os cabelos com o chá de abacaxi e deixe agir por 10 minutos. Depois, basta enxaguar.

Controla a coagulação sanguínea

O nosso corpo, sabiamente, inicia um mecanismo de coagulação sanguínea. Ele começa, por exemplo, quando sofremos algum corte na pele e tem o importante papel de evitar que tenhamos perdas consideráveis de sangue. Uma rede de uma proteína chamada fibrina se forma e assim, o sangue reduz o fluxo na região. O portador de hemofilia tem problemas de coagulação sanguínea.

A coagulação é algo benéfico para o corpo, mas quando em excesso pode trazer muitos problemas de saúde. Um bastante conhecido é a trombose, na qual os coágulos se formam, principalmente nos membros inferiores e podem ir para qualquer parte do corpo como o coração, causando uma parada cardíaca.

A bromelina presente no chá de abacaxi tem o poder de reduzir as taxas de coagulação sanguínea. Dessa forma, é uma excelente bebida para quem tem trombose ou demora para iniciar o processo quando tem um corte na pele.

Deixa o sistema imune mais forte

O sistema imune é de extrema importância para o nosso corpo e sem ele seria impossível de sobreviver. Ele é o responsável por eliminar todo o tipo de agente nocivo que entra no organismo como vírus, bactérias, fungos, entre outros. Eles identificam o corpo estranho por meio de sinalizadores e enviam células específicas para neutralizar um tipo determinado de invasor.

Um exemplo clássico de quando o sistema imune não está funcionando adequadamente é quando o indivíduo é portador do vírus HIV, que ataca diretamente as células do sistema imunológico.

O chá de abacaxi é capaz de oferecer porções generosas de vitamina C, substância com poder antioxidante e que ajuda a fortalecer as células de defesa. Certamente você já deve ter ouvido que limão, laranja e acerola são frutas excelentes para gripes e resfriados. Então agora, coloque o abacaxi nessa lista também.

Ajuda na manutenção de ossos saudáveis

Por ser uma boa fonte de manganês, o chá de abacaxi consegue ajudar na manutenção de uma estrutura óssea mais saudável. É um dos minerais que, além de ajudar na manutenção também auxilia no crescimento, sendo benéfico para crianças e adolescentes em fase de crescimento.

O manganês não atua diretamente na construção óssea, mas é necessário para ativar uma enzima que realizar essa função.

Chá de abacaxi ajuda na perda de peso?

O abacaxi ou mesmo o chá de abacaxi não ajuda diretamente na perda de peso. Como a bebida é diurética, ela elimina uma quantidade significativa de líquidos do corpo, fazendo com que a pessoa perca peso. Porém, a gordura não é removida, então o chá de abacaxi não oferece a perda de peso que as pessoas desejam.

Mas, de alguma forma, o chá de abacaxi pode ajudar a enganar o estômago naqueles momentos em que você estiver com fome, especialmente se deseja comer doce.

Já foi a um churrasco ou a um grande almoço e te serviram abacaxi no final? Isso é bastante comum porque a bromelina, presente na fruta, é uma enzima que ajuda na digestão. Ele á ótima para metabolizar as proteínas, por isso, ao comer carne, o chá de abacaxi ou a própria fruta é uma ótima opção de sobremesa.

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.