Vagem é bom pra que? Saiba quais os benefícios e vitaminas da vagem!

Vegetais são um dos principais alimentos recomendados para que nosso organismo fique sempre saudável, pois além de nutrientes, eles possuem poucas calorias e, portanto, só têm benefícios a oferecer. Neste artigo, vou tratar a respeito de: vagem é bom pra que? Além disso, vou listar as principais vitaminas e deixar uma receita de vagem muito especial que você vai adorar fazer aí em sua casa!

Importante: por mais benéficos que sejam as legumes, frutas e verduras, é importante comer com moderação e saber como preparar vagem, por exemplo, sem exagerar no sal e na quantidade que você está ingerindo.

Vagem é bom pra que

Acredito que a primeira coisa para que serve a vagem é dar um sabor especial aos seus pratos. Ainda mais quando você prepara esse alimento utilizando outros ingredientes apetitosos seja simplesmente cozida em água com um pouquinho de sal ou refogada. Só de pensar já deu água na boca!

vagem é bom pra que

Mas quanto aos benefícios da vagem, pode ter certeza de que são muitos. Mais abaixo, eu listei cada um deles. Porém, antes de entrarmos nesse tópico, vamos dar uma olhada em quais são as vitaminas da vagem.

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Vagem: vitaminas

Por se tratar de um vegetal, a vagem, que também recebe o nome de feijão verde em algumas partes do Brasil, faz muito bem à saúde devido aos nutrientes em sua composição.

Antes de responder a pergunta: “vagem é bom pra que?”, veja listadas abaixo, 10 vitaminas da vagem:

Tudo isso em um alimento tão pequeno. Bom, agora que você já sabe cada vitamina da vagem, fica mais fácil falar sobre as vantagens proporcionadas ao nosso corpo mediante o consumo deste vegetal tão nutritivo.

Vagem: benefícios

Acredito que um dos mais interessantes é o emagrecimento. Exatamente. Comer vagem ajuda a emagrecer, e isso se deve, principalmente, à ação das fibras alimentares. Quando você come um alimento fibroso, seu apetite se sacia rapidamente e, assim sendo, você acaba comendo menos. Ao diminuir a ingestão de calorias, consequentemente, você emagrece. Mas comer vagem é bom pra que mais?

As fibras emagrecem, mas também fazem seu intestino funcionar melhor. Elas oferecem um suporte, assim digamos, na regulagem do trânsito intestinal, prevenindo e tratando contra a constipação (prisão de ventre), por exemplo.

Outros benefícios da vagem são:

  • auxílio na saúde óssea e dos dentes, por conter cálcio.
  • prevenção da anemia, pois tem ferro.
  • manutenção do sistema imunológico devido a conter ácido acetilsalicílico.
  • ajuda a manter a massa magra já que conta com um bom teor protéico.
  • previne contra a diabetes e a obesidade já que tem vitamina D.
  • consumir vagem é bom pra que os radicais livres sejam combatidos, evitando o envelhecimento precoce. Há também a melhoria da saúde cutânea – isso por causa da vitamina A e C.

Quanto ao magnésio e as vitaminas do complexo B, estes auxiliam os demais componentes da vagem a realizar suas funções.

Receitas com Vagem

Agora que a questão “a vagem é boa para quê?” já foi respondida, obviamente eu não poderia fechar essa matéria sem ensinar algumas receitas fáceis e deliciosas com vagem. A primeira delas é:

vagem receitas

Vagem cozida – coloque água para ferver em uma panela e, antes de levantar fervura, acrescente 2 xícaras de vagem picada e já lavada. Adicione uma pitadinha de sal se quiser. Espere até ferver e deixe no fogo por 15 minutos, verificando com um garfo se já cozinhou. Uma dica é adicionar, por exemplo, umas rodelinhas finas de cenoura ou outro vegetal de sua preferência.

Vagem com carne moída – basta você fazer a vagem cozida (receita acima) e deixar reservada. Em uma panela, coloque um pouquinho de óleo e tempero (alho e sal, mas pode picar um pouco de cebola se quiser). Acrescente a carne moída e mexa bem. Ponha alguns dedos de água e espere até ferver e secar. Agora é só misturar com a vagem e pronto.

Dica: compre um sachê de molho de tomate e misture ao prato. Você vai ver que o sabor ficará realçado!

Então, uma vez que você já sabe que o consumo de vagem é bom pra que a saúde fique em alta, tente consumir o vegetal, pelo menos, um dia por semana. E mantenha uma alimentação equilibrada!

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