OBSIDADE

Obesidade em foco | Tudo sobre a obesidade.

A obesidade é uma doença muito séria, mas que infelizmente tem aumentado dia após por uma série de fatores. Se você está procurando por informações detalhadas sobre esse assunto, confira agora o conceito, causas, consequências e tudo mais a respeito da obesidade.

O que é obesidade?

O termo obesidade define um aumento exagerado da quantidade de gordura no organismo provocado por um consumo excessivo de calorias aliado ao sedentarismo.

Obesidade em foco

Obesidade em foco

O corpo humano possui um limite de calorias que utiliza diariamente para sua manutenção e gasto energético para realizar as mais diversas atividades. Porém, quando esse limite é ultrapassado, ocorre o acúmulo de tecido adiposo pelo corpo, principalmente na região abdominal. Caso nada seja feito para evitar essa situação e tentar revertê-la, em algum momento se atingirá um nível alto de gordura, o que caracteriza o estado de obesidade.

Mais especificamente, a obesidade é diagnosticada quando o Índice de Massa Corporal (IMC), que leva em conta altura e peso, atinge um nível maior que 30. Para saber seu IMC, basta dividir seu peso pelo quadrado de sua altura.

Quais são as causas da obesidade?

A obesidade é tratada atualmente como uma epidemia, já que, a cada dia, são apresentadas mais estatísticas sobre o número crescente de obesos pelo mundo todo, inclusive no Brasil. Suas causas podem estar relacionadas a doenças crônicas ainda não identificadas no paciente (como a tireoide e o diabetes).

A maioria das pessoas obesas, porém, assim estão devido a hábitos pouco saudáveis, como a ingestão diária de comidas muito gordurosas, principalmente fast-food, ou mesmo uma falta de planejamento alimentar no dia-a-dia que priorize alimentos naturais, deixando de lado a ingestão de alimentos industrializados.

Consequências da obesidade

Estar obeso não traz apenas desconfortos relacionados à imagem. A estética do corpo é o menor dos problemas, já que existem muitas doenças causadas pela obesidade. As chances de uma pessoa com um IMC considerado o de um obeso desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, osteoartrite e diabetes tipo II aumentam de forma significativa.

Obviamente, existem outros fatores a serem analisados, como a predisposição genética, mas ainda assim, uma pessoa com peso normal (com IMC entre 18,5 e 24,9) ou mesmo as com sobrepeso (com IMC entre 24,9 e 29,9), que podem ser mais bem-sucedidas num processo de emagrecimento, dificilmente desenvolverão essas doenças em decorrência do acúmulo de gordura. Coloque seus dados  na tabela abaixo e veja se você estar com o peso ideal.

Sexo

Seleção obrigatória

Idade

anos
Preenchimento obrigatório

Altura

m
Preenchimento obrigatório

Peso

kg
Preenchimento obrigatório

Atividade Física

Seleção obrigatória

Resultado

IMC Classificação
< 16 Magreza grave
16 a < 17 Magreza moderada
17 a < 18,5 Magreza leve
18,5 a < 25 Saudável
25 a < 30 Sobrepeso
30 a < 35 Obesidade Grau I
35 a < 40 Obesidade Grau II (severa)
> 40 Obesidade Grau III (mórbida)
IMC Percentil do IMC Classificação
< 18.5 < 5 percentil Magreza
18.5 a 24.9 5 a 85 percentil Normal
25 a 29.9 85 a < 95 percentil Sobrepeso
> 30 > 95 percentil Obesidade

Como tratar

Por se tratar do acúmulo de gordura, o tratamento da obesidade é feito tentando-se eliminar o excesso já presente no corpo, e também promovendo uma reeducação alimentar. Para tanto, é extremamente indicada a visita a um especialista, pois cada caso possui suas particularidades.

Procurar um bom nutricionista, um preparador físico ou mesmo um endocrinologista será de grande utilidade. Viver uma vida mais saudável é o melhor remédio para a cura da obesidade, e isso ninguém consegue sozinho. Ter o apoio da família e de profissionais é essencial.

Dicas finais

Não é difícil saber como evitar a obesidade, já que ela está diretamente ligada à alimentação, basicamente. Procurar um especialista nessa área logo que se perceber um aumento no peso é uma ótima atitude, pois quando alguém apresenta um quadro de obesidade grau 1, as chances de se conseguir emagrecer sem a necessidade de procedimentos médicos invasivos é extremamente maior. Além disso, se disciplinar para uma prática de exercícios regular desde cedo na vida ajuda a prevenir que essa doença se desenvolva no futuro.

Dicas, Orientações e Como se Livrar da Obesidade com Dr. Drauzio Varella.

Leia Também:

Esperamos que tudo o que foi falado aqui possa te ajudar a entender melhor a respeito desse tema tão preocupante em todo o mundo, mas que infelizmente a maioria das pessoas não tem se importado em tomar os devidos cuidados para evitar.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.