Tomilho Poderoso Antibiótico Natural

A moda dos chás parece que chegou para ficar e a cada dia que passa um novo produto chega no mercado. Esse é o caso do Tomilho, um arbusto muito aromático que promete fazer maravilhas ao nosso corpo. Continue a leitura e descubra todos os segredos dessa planta desde como fazer, como tomar e o melhor, quais os benefícios deste produto.

Direto do Velho Continente

Originário do continente europeu, essa erva é muito usada na culinária em geral. Outra curiosidade interessante é que existem uma infinidade de produtos feitos com essa planta tão aromática, dos quais se destacam sabonetes de Tomilho e balas açucaradas com um cheirinho delicioso.

Os Benefícios do Tomilho

Considerado um poderoso antibiótico natural, é muito consumido na forma de chá, pois mantém suas propriedades benéficas quando em infusão. Quando se inclui a bebida na alimentação diária, é possível aliviar a tosse, sintomas desagradáveis como o catarro, prevenir inflamações na boca e garganta, além de melhorar o funcionamento do sistema respiratório.

O Tomilho também é diurético, tônico e ajuda a aliviar cólicas, azia, má digestão e diarreia, elimina acnes e deixa suas manchas mais claras além de evitar a queda de cabelos fortalecendo-os.

Pesquisas comprovam que o chá de Tomilho possui propriedades antidepressivas, e que aliviam o estresse. Se você sofre de ansiedade, esse chá também é muito indicado. O segredo principal é que ele é um calmante natural, deixando o sistema nervoso mais relaxado.

O chá de Tomilho também ajuda a evitar o envelhecimento precoce, pois funciona como um antioxidante excelente. Como possui ferro em sua composição é muito indicado às pessoas com anemia.

E finalizando a lista de benefícios, essa erva contém em sua composição um desinfetante e antisséptico natural que protege nosso corpo quando usado externamente.

Como Fazer o Chá de Tomilho

cha de tomilho seco

Antes de mais nada é importante informar que não se deve deixar o chá muito concentrado, portanto cuidado com a quantidade de água. Se você preferir, siga aqui algumas dicas muito valiosas sobre as quantidades adequadas.

Como fazer uma xícara de chá: separe 200 ml de água fervida e adicione duas colheres (café) de Tomilho seco, aí é só deixar em repouso e beber de preferência adoçado com mel.

Como fazer um litro: coloque um ramo seco da erva em um recipiente, depois adicione um litro de água fervida e deixe descansar pelo menos por dez minutos, aí é só adoçar e beber. Se quiser, pode adicionar mel.

Chás Para Emagrecer Confira Melhores Receitas!

Contraindicações

Por ser uma erva com várias propriedades em sua composição, é recomendável que pessoas com úlceras, gastrite, mulheres lactantes ou grávidas evitem seu consumo. O ideal é sempre procurar orientação médica antes de beber qualquer tipo de chá.

Curiosidades do Tomilho

De acordo com pesquisadores e historiadores, esse arbusto aromático foi usado de forma bastante extensa pelas civilizações antigas. Sabe-se que o tomilho era usado no embalsamento de múmias no antigo Egito, como perfume pelos Gregos, e na idade média o seu uso era recomendado no tratamento contra lepra, paralisia e piolhos.

Existe até mesmo uma lenda antiga de que os ramos do tomilho foram usados para cobrir a manjedoura do Menino Jesus devido ao seu aroma agradável, mas isso aí já é outra história.

O que se sabe com certeza é que essa planta tão perfumada possui inúmeras qualidades que fazem com que seu consumo se torne praticamente obrigatório, principalmente por pessoas que sofrem de complicações respiratórias.

Se você ficou com vontade de tomar o chá do Tomilho, procure antes de tudo a orientação de um nutricionista ou de um médico e entre com tudo nessa nova moda dos chás.

Chás Para Emagrecer Confira Melhores Receitas!