Os Benefícios e os Malefícios do Tomate.

Se tem um fruto bastante conhecido nas mesas brasileiras é o tomate. Ele sempre está lá fazendo par com as nossas refeições, seja numa sala com alface ou na típica salada vinagrete. Além disso, é muito utilizado no preparo de lanches e também em sucos.

O tomate gera diversas controvérsias e não estamos falando pelo fato dele ser ou não considerado um fruto. Na verdade, apesar de oferecer muitos benefícios, esse alimento deve ser apreciado com um certo cuidado, ou seja, deve ser consumido sem exageros.

Conheça um pouco mais sobre essa fruta que tanto agrada o nosso paladar!

Os benefícios do tomate para a nossa saúde

maleficios do tomate

1. É um agente antioxidante

Todo alimento que contém substâncias antioxidantes é um excelente ajudante do nosso organismo. Nessa fruta, encontramos 3: a vitamina C, a vitamina A e o betacaroteno. Além disso, possui uma boa dose de licopeno, substância que consegue ajudar na prevenção de diversos problemas de saúde como doenças cardíacas, pois ajuda a controlar os níveis de colesterol.

Além disso, os agentes antioxidantes conseguem desacelerar o envelhecimento celular, ajudando na aparência da pele e também na prevenção de doenças mais graves como o câncer.

2. Protege a visão

Quem já ouviu falar que comer tomate faz bem para os olhos? O betacaroteno (que dá a cor avermelhada ao tomate), quando já dentro do corpo, é convertido em vitamina A – também chamado de retinol. Essa substância ajuda na proteção da córnea, melhora a visão noturna, reduz o ressecamento ocular e ainda previne a catarata.

3. O tomate faz bem para a pele

Pessoas que querem ficar com um bronzeado bonito no verão, devem tomar suco com bastante betacaroteno como o tomate, por exemplo. Esse nutriente ajuda na formação da proteína melanina, a responsável por dar uma pigmentação mais escura para a nossa pele.

Além disso, os agentes antioxidantes presentes no fruto, também consegue deixar a pele mais jovem por combaterem os radicais livres. E, por fim, a vitamina C presente no tomate, ajuda na síntese de colágeno, proteína que oferece maior sustentação à pele.

Os malefícios do tomate para a nossa saúde

Nós sabemos que nada em exagero nos faz bem, ainda que estejamos falando de um alimento natural e saudável como o tomate. Veja abaixo o que pode acontecer caso o consumo da fruta seja acima do ideal.

1. Inibe a produção de certas enzimas

O consumo exagerado de tomate acaba afetando a produção da enzima acetilcolinesterase. A longo prazo, vários desequilíbrios orgânicos podem acontecer como, por exemplo, a redução dos batimentos cardíacos, também conhecido como bradicardia, a pressão arterial começa a cair e todo o sistema circulatório passa a ficar prejudicado.

O problema, nesse caso, não está nem no tomate em si, mas no agrotóxico presente na fruta. Quando em grande quantidade, pode causar sérios danos também ao nosso sistema nervoso.

2. Pode causar alergia

Essa é uma condição bastante incomum, mas pode acontecer. O nome que se dá é Síndrome da Alergia Oral e ocorre um verdadeiro ataque das proteínas presentes no tomate ao nosso sistema imune. Assim, ocorre um desequilíbrio e a nossa função de proteção contra agentes invasores fica prejudicada.

3. Pode causar gastrite

O tomate, apesar de muitos não saberem, é um alimento considerado ácido pois apresenta um pH entre 4 e 4,5 (tudo o que possui pH abaixo de 7 é ácido). Por isso, não deve ser consumido de forma exagerada e o ideal é que os portadores de gastrite não comam a fruta.

[Vídeo] Nutrientes,Propriedades,Benefícios e Como Consumir o Tomate.

Aliado na Prevenção do Câncer de Próstata,Câncer de Pâncreas e Gordura no Fígado.

Você Pode Gostar:

O tomate é rico em vitamina A, mas você sabe o que acontece com o nosso corpo quando não há muito desse nutriente. Descubra agora quais as principais consequências da deficiência de vitamina A!