Tofu: Benefícios, Receita e Como Fazer

Quando o que está em pauta é alimentação saudável e saborosa, o Tofu é um dos primeiros alimentos a serem mencionados. Neste artigo, trouxe a você tudo o que precisa saber sobre o Tofu: benefícios, como fazer e até mesmo uma receita alternativa com outro ingrediente maravilhoso. Continue a leitura e saiba mais a respeito desse super aliado da saúde!

Tofu: o que é?

tofu receita

Essa é uma comida que tem sua origem na China, passando pelo território Japonês onde se tornou um dos principais itens da culinária de lá, até se espalhar pelos demais continentes. De modo resumido, o Tofu é um tipo de queijo produzido com o leite de soja coalhado e pode ser misturado a uma série de refeições.

Benefícios do Tofu

O Tofu conta com propriedades incríveis e muito vantajosas ao nosso organismo. A começar pelas proteínas e aminoácidos essenciais, isto é, aqueles que o corpo não consegue produzir sozinho. Além disso, o alimento contém Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio e Potássio.

Confira abaixo, cada um dos benefícios do Tofu com base nos nutrientes presentes em sua composição:

Proteína – matéria prima do tecido muscular, o que significa que ao consumi-lo , você poderá manter ou ganhar músculo.

PROPAGANDA

Ferro – indispensável para manter o corpo energizado e evitar doenças como a anemia, por exemplo.

Cálcio – nutriente encontrado em grande proporção no Tofu, o qual melhora a saúde dos ossos e evita, portanto, doenças como a osteoporose.

Fósforo – atua juntamente com o Cálcio, fortalecendo a estrutura óssea, incluindo os dentes. Auxilia também na manutenção dos tecidos de articulações, ou seja, previne de dores nos joelhos, ombros, tornozelos e demais juntas.

Magnésio – outro nutriente encontrado no Tofu e que deixa os músculos mais fortes, ajuda no processo enzimático, auxilia o corpo a transportar energia, atua diretamente na produção proteica.

Potássio – melhora a circulação, ajuda a musculatura a ficar mais relaxada (e, por isso, é ótimo a quem sofre com caimbras), previne doenças do coração, regula o metabolismo.

Benefícios extra

Como você agora sabe, o Tofu é feito da soja. Isso quer dizer que é uma excelente fonte de proteína vegetal e, portanto, é um alimento muito bem-vindo à mesa dos veganos e vegetarianos.

É claro, porém, que todas as pessoas podem usufruir das vantagens desse alimento, inclusive aquelas que não abrem mão de comer carne. O alimento não oferece restrições, apenas benefícios. Veja só o que ele faz:

  • Ajuda a emagrecer, pois não contém gordura.
  • Sacia o apetite.
  • Deixa o corpo mais bonito – menos gordura e mais massa magra.

Aposto que você já está pensando em comprar Tofu hoje mesmo, não é verdade? Mas calma aí, pois agora vou te ensinar a receita. Isso mesmo. Por que comprar se você pode preparar em sua casa? Confira!

Tofu: receita (como fazer)

Primeiramente, anote aí o que você precisará:

  • Leite de soja – 2 litros
  • Limão – 1 un.
  • Temperos naturais – a gosto

tofu como fazer

Bom, o primeiro passo da receita de como fazer Tofu é ferver o leite de soja. Então, prepare uma leiteira, ligue em fogo baixo e espere levantar fervura. Agora você colocará o suco do limão, intencionando coalhar o leite de soja. Em seguida, adicione seus temperos naturais (nada de sal), deixe fervendo por 15 minutinhos e já pode desligar o fogão. Coloque a mistura em uma forma com furos, tampe e aperte a fim de que a parte líquida seja escorrida. Aguarde enquanto o alimento esfria. Coloque em um recipiente propício e leve ao refrigerador (ou geladeira).

[Vídeo] Receita e Como Fazer o Tofu.

Leia Também:

Prontinho. Viu como é simples? Espero que tenha gostado de saber os benefícios do Tofu e a receita. Qualquer dúvida, deixe seu comentário!

PROPAGANDA