Plantas Medicinais Wilder Patric

Tipos de hortelã e para que serve cada um.

Das plantas medicinais que conhecemos usadas no preparo de chás, a hortelã é uma das mais famosas, junto à erva doce, capim cidreira, dentre outras, sendo uma erva aromática que possui variedades de espécie. Neste artigo, meu intuito é esclarecer quais são os tipos de hortelã e para que serve, ajudando você a identificar cada um e seus benefícios para a saúde. Confira!

Tipos de hortelã e para que serve

Há qualidades de hortelã miúda e grande, porém não são tantas assim, e a mais conhecida é a hortelã verde (mentha viridis) nascida na horta e terrenos baldios, a qual possui folhas miúdas (mentha spicata). Esse tipo de hortelã é bom para gases, principalmente em crianças, e também tem propriedades calmantes que ajudam o bebê e crianças a dormir melhor.

hortela verde mentha spicata

Na imagem que postei aí em cima, podemos ver claramente esse que é um dos tipos de hortelã tão consumidos e já utilizado há séculos, principalmente por mamães, dentre outras pessoas no combate aos sintomas de gripes e resfriados.

Hortelã grosso (Plectranthus amboinicus)

Pelo que pesquisei, essa é uma variedade da mentha spicata chamada por hortelã do norte, além de ser conhecido por Malvarisco. Você vai ver na imagem abaixo que a hortelã grossa tem folhas grandes, as quais se parecem com as do boldo, mas o cheiro já lembra muito o aroma do orégano.

hortela grosso malvarisco

A hortelã gorda, planta medicinal Malvarisco, tem diversos benefícios, pois esse tipo de chá de hortelã é bom para gastrite, tosse, gripe, garganta, contendo também propriedades antiinflamatórias, tratando tumores, antibacteriano. Fazer um chazinho de hortelã graúdo e tomar uma xícara ao dia, vai beneficiar sua saúde, desestressar, aliviar os gases intestinais, acalmar e até mesmo tratar infecções no trato urinário.

Hortelã vick (Mentha arvensis L)

Continuando a tratar dos tipos de hortelã e para que serve, outra variedade é a hortelã japonesa, a qual recebe também o nome de hortelã vique, sendo bem parecida com a mentha spicata. Sua folhinhas miúdas tem coloração menos esverdeada como mostrado na foto a seguir.

hortela vick vique ou japonesa

A Mentha Arvensis L ajuda a descongestionar as vias nasais, tal hortelã é bom para eliminar gases do aparelho digestório, trata azia e dor de estômago, sendo um remédio natural quando se está enjoado, vomitando ou com náusea.

Hortelã levante (Mentha longifolia)

Conhece-se esse erva medicinal com o nome de elevante hortelã silvestre e também alevante, o qual serve para que sejam feitos chás (infusão) no tratamento de males respiratórios e do trato digestivo. Beber alguma xícaras ao dia, principalmente à noite, do chá de hortelã é bom pra tosse, insônia, e dá sono.

elevante hortela silvestre

A hortelã levante serve para que banhos de descarrego sejam feitos, de acordo com quem acredita no poder espiritual das plantas, traz boas energias e leva as ruins embora.

Hortelã pimenta (Mentha Piperita)

É um dos tipos de hortelã com efeito antisséptico, depurativo, laxativo, calmante, então você pode usar para tratar mau hálito (halitose), e todas as indicações dos outros hortelãs já citados. Algumas pessoas pesquisam por tipos de hortelã pimenta, mas na verdade, essa espécie em si é uma só.

hortela pimenta mentha piperita

Ao deixar algumas folhas de mentha piperita fervendo em água por 10 minutos, você terá uma bebida natural, a qual feita do hortelã é bom para dor de cabeça, e todo o quadro sintomático do resfriado e gripe.

Outros tipos de hortelã

Pelo que pesquisei, existe o tipo de hortelã mentha crispa, possuindo folhagem crespa e ação vermífuga comprovada. Quem está à procura de chá de hortelã para verme, por exemplo, pode usá-lo como um auxílio, não substituindo, contudo, o tratamento indicado pela medicina farmacológica.

Tipos de hortelã relacionados:

  • Mentha Suaveolens
  • Mentha viridis
  • mentha requienii
  • Mentha sativa

Obs.: existe uma planta medicinal chamada de hortelãzinho(a), mas na verdade trata-se do Poejo (mentha Pulegium), contendo porte inferior e folhinhas bem pequenas.

Dúvidas frequentes

Hortelã é bom para diarreia? Dependendo dos tipos de hortelã e para que serve, pode soltar ou prender o intestino, então o ideal é fazer o chá sem açúcar, usando um repositor da flora intestinal.

Hortelã é bom pra garganta? A maioria das variedades de mentha contém agente antiinflamatórios e antimicrobianos, o que pode sim auxiliar nas dores e infecções da laringe, faringe e gastro esofágica.

Hortelã é bom para emagrecer? Sim, pode auxiliar você a perder peso de duas formas, sendo a primeira porque acalma, reduzindo surtos de ansiedade seguidos da compulsão por comer, e pelo fato de ser uma bebida natural diurética que ajuda a desintoxicar e desinchar o corpo.

Hortelã é bom para pressão alta? Sim, todos os tipos de hortelã tratam a hipertensão, pois você passa a urinar com maior frequência, eliminando cloreto de sódio (sal) e controlando a pressão arterial.

Hortelã serve para queda de cabelo? Sim, você pode usar a Mentha e levar os cabelos, vai ajudar a tratar problemas no couro cabeludo, limpando a cabeça, diminuindo a queda capilar.

| Website

Wilder Patric dos Santos é Licenciado em Letras pela Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI) e adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Possui quase 10 anos trabalhando com sites, SEO, redação para blogs e afins. 

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.