Tipos de Gastrite, Seus Sinais e Sintomas

A gastrite é um problema bastante comum, afinal de contas, segundo pesquisas, 70% da população brasileira possui a bactéria causadora da doença eu sei estômago, mas não sabem disso. Porém, apenas essa micro-organismo não causa os sintomas e apenas 10% das pessoas desenvolvem a doença.

Vamos saber um pouco mais agora sobre essa doença e como identificá-la por meio de sinais e sintomas!

O que é gastrite?

gastrite remedio

Essa doença se caracteriza pela erosão do tecido de revestimento do estômago que pode ser causada por uma inflamação ou infecção. Pode ser um problema pontual, ou seja, que é passageiro (gastrite aguda), mas pode acompanhar a pessoa por anos e se transformar na forma da gastrite crônica.

A nossa parede estomacal possui uma proteção por causa do suco gástrico que é jogado nesse órgão quando um alimento precisa ser digerido. Quando desenvolvemos a patologia, uma das causas é o “enfraquecimento” dessa barreira ou mesmo o excesso na produção do ácido clorídrico (principal componente do suco gástrico.

PROPAGANDA

Essa “fraqueza” ocorre justamente por conta da presença de um agente invasor chamado Helicobacter pylori. É ela a bactéria da qual falamos no início desse post e que precisa ser eliminada desse ambiente para evitar que cause estragos.

Mas, como dissemos, ela sozinha não consegue desenvolver a doença. É necessário que haja alguns fatores associados, os tais fatores de risco que são:

  • Alcoolismo: a presença de álcool no estômago, causa irritação nesse órgão;
  • Estresse: quanto mais estressados estamos, mais suco gástrico é liberado no estômago. Estamos falando da gastrite nervosa;
  • Uso constante de analgésicos: esses medicamentos reduzem a produção da substância que protege o estômago;
  • Idade (pessoas mais velhas têm mais probabilidade);
  • Doenças autoimunes: quando os nossos anticorpos começam a atacar as células que formam o tecido estomacal;
  • Uso de drogas: o uso de cocaína pode causar a doença;
  • Ter desenvolvido a AIDS: quem está com o sistema imune comprometido não consegue combater a bactéria de forma eficaz;

Quais os tipos de gastrite?

1. Gastrite enantematosa

Essa classificação é dada quando a inflamação se dá numa camada mais profunda da parede do estômago. Ela ocorre por conta do consumo excessivo de álcool, doenças autoimunes ou mesmo uso de anti-inflamatórios.

2. Gastrite eosinofílica

Nesse caso, ocorre um aumento da quantidade de células do sistema imune que ficam presentes na parede do estômago. Isso, por sua vez, causa uma sensação de queimação (azia), desconfortos e vômitos. É muito comum é pessoas que já possuem um longo histórico de reações alérgicas.

3. Gastrite nervosa

É causada por situações frequentes de estresse e ansiedade. Ocorre muito em mulheres já que, grande parte delas, possuem múltiplas funções e precisam dar conta de todas elas. Os sintomas são praticamente os mesmos da gastrite comum.

4. Gastrite crônica

Ela se inicia de forma superficial e ocorre uma leve inflamação na parede do estômago. Depois, no estágio seguinte, é classificada como gastrite moderada ou atrófica e, já na fase final, de atrofia gástrica. Nesse ponto, as úlceras já podem estar presentes e, sem o tratamento adequado, o quadro pode evoluir para um câncer.

5. Aguda

A principal causa desse tipo de gastrite é a presença da bactéria. O início é repentino e causa dor intensa no indivíduo além de vômitos e náuseas. O tratamento é realizado com o uso de antibióticos para combater o agente invasor e mudanças nos hábitos alimentares.

Quais os principais sinais e sintomas?

tipos de gastrite

Não é possível descobrir o tipo da doença apenas pelos sintomas. Afinal de contas, praticamente todas elas apresentam os mesmos sinais sendo os mais comuns:

  • Azia;
  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Dor abdominal;
  • Indivíduo sem fome;

Caso os sinais de fezes escuras e vômito com sangue (aparência de uma borra de café), significa que a parede do estômago está sangrando. Nesses casos, procure o médico imediatamente.

Gastrite Tem Cura? Médico Responde!

[Vídeo] Remédio Caseiro Para Gastrite, Azia e Queimação.

Leia Também:

Você tem gastrite crônica? Conte pra gente como você convive com a doença e ajude outras pessoas!

PROPAGANDA