Tipos de DIU Mais Usados | DIU de Cobre e de Hormônio

Entre os anos 80 e 90 o DIU era um contraceptivo evitado por muitas mulheres, porque não era raro conhecer alguma que engravidou utilizando-o. Atualmente ele voltou a ganhar força no mercado de contraceptivos e não é por acaso: cada vez se tem ciência de mais riscos que a pílula pode trazer a nossa saúde e apostar na camisinha não é a opção da maioria.Que tal então conhecer mais sobre esse implante? Que tal descobrir os tipos de DIU disponíveis e ver o que mais se adequa às suas necessidades?

Tipos de DIU 

São dois os tipos de DIU mais utilizados hoje em dia:

tipos de diu de cobre fotos

Tipos de diu de cobre fotos

DIU de cobre

DIU de hormônio!

Como Funciona o DIU de Cobre?

Entre os tipos de DIU o DIU de cobre é o que não possui nenhum hormônio. Sua fabricação é feita a partir do cobre, como o nome já diz, e esse metal não é tóxico, de modo que dificilmente trará a mulher algum tipo de alergia ou causará alguma rejeição ao seu organismo!

PROPAGANDA
diu de cobre efeitos colaterais

tipos de diu forma de ferradura

O funcionamento do DIU de cobre é o seguinte: ele causa uma inflamação no endométrio da mulher, que é o tecido que serve para revestir a parte interna do útero. As células e substâncias provenientes dessa inflamação ocupam então a cavidade uterina, tornando-a um lugar desagradável para a entrada do espermatozoide, impedindo que ele suba e consiga assim fecundar o óvulo.

Preocupada se essa inflamação persistiria após a retirada do DIU? Pois não precisa! Uma vez que o DIU é retirado cessa a inflamação, e as chances de engravidar voltam a existir!

tipos de diu forma de t

Tipos de diu forma de t

Esse DIU pode ser usado durante dez anos, se o formato dele for em T, e durante cinco anos, caso o seu formato seja de ferradura. O segundo costuma ocupar melhor o espaço dentro do útero, de modo que é mais difícil ele sair do lugar, então a chance de concepção com ele é bem menor. Já o DIU em T tem mais chances de se descolocar e te causar um problema, cedo ou tarde!

Como Funciona o DIU de Hormônio?

diu mirena

diu mirena

Entre os tipos de DIU o DIU com hormônio também é conhecido como Mirena. Ele dura cinco anos no organismo e tem formato de Y. Quando implantado seu formato passa a ser o formato de T. Nessa opção ele começa a liberar o hormônio progesterona assim que implantado, que tem as seguintes ações: espessa o muco cervical, secreção que é produzida no colo do útero e torna mais fácil o deslocamento do espermatozoide dentro do útero, além de afinal bastante o endométrio, tornando mais difícil a chegada do espermatozoide até o óvulo!

Qual a Eficácia do DIU?

Independentemente dos tipos de DIU escolhidos a verdade é que de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) as chances de engravidar utilizando-os são muito baixas. No caso do DIU de cobre a chance é de 0,8% e no caso do DIU que libera hormônios a chance é de 0,2%!

Que Mulheres Podem Colocar DIU?

Só as mulheres que não sofrem de pólipos e miomas uterinos podem utilizar DIU. Para descobrir isso o ginecologista fará um ultrassom! Vale dizer que não existe nunca contraindicação ao DIU para as mulheres que ainda não engravidaram! O que ocorre é que as que já engravidaram correm menos chances do organismo expulsar o “corpo” estranho, porque elas já abrigaram um bebê ali, então seu corpo está mais acostumado!

Especialista tira todas as suas dúvidas sobre os tipos de diu, quais as diferenças entre eles e qual é o mais seguro, assista o vídeo abaixo.

Como o DIU é Colocado?

No consultório da ginecologista mesmo, sem necessidade da mulher ser hospitalizada. Usa-se um espéculo para afastar as paredes do canal e introduzir o dispositivo.

 

PROPAGANDA