Termogênicos Naturais | Queimadores de Gordura

Os termogênicos são substâncias usadas com o objetivo de aumentar a temperatura do nosso corpo para acelerar o nosso metabolismo e, como consequência, queimar a gordura corporal. Existem vários suplementos termogênicos disponíveis no mercado, no entanto você pode incluir na sua alimentação termogênicos naturais que promovem bons resultados, aumentando o metabolismo, queimando gorduras e não causando efeitos colaterais indesejados.

Afinal, o que é metabolismo?

Metabolismo nada mais é que as transformações que ocorrem no nosso corpo para que a energia seja liberada. Quanto mais energia nosso organismo gasta para manter suas funções básicas, maior será seu metabolismo.  Essa energia vem da nossa própria alimentação, comemos para que o nosso corpo realize todas as funções para que ele funcione corretamente através de um processo chamado termogênese.

Termogênese Alimentar

Comer faz com que gastamos energia. Quando o alimento chega até o nosso estômago, ele precisa ser “diminuído” para que possa ser absorvido e utilizado pelo nosso corpo da forma mais adequada. O processo de digestão gasta bastante energia, dependendo do alimento consumido esse gasto energético pode ser maior ou menor.

O que é um termogênico natural?

Termogênico natural é o alimento que demanda um maior gasto energético do nosso corpo para ser metabolizado. Em alguns casos acabamos fornecendo mais energia do que o nosso corpo realmente precisa, a que sobra é estocada na forma de gordura. Ao usarmos os termogênicos naturais ou alimentos termogênicos veremos uma diferença na balança, pois estes utilizarão a gordura com fonte extra para a digestão e produção de calor, aumentando assim o metabolismo.

Quais alimentos termogênicos posso incluir na minha alimentação?

  • Canela: além de auxiliar na digestão e ter efeito anti-inflamatório, ajuda também na prevenção do diabetes e colesterol. Sugestões de uso incluem que ela seja polvilhada por cima de frutas, usada em bebidas quentes como leite, chás, café e também em legumes e carnes. É uma boa opção para tornar a refeição deliciosa. A quantidade recomendada é de 1 colher de chá por dia.
termogênicos para emagrecer

Termogênicos para emagrecer

  • Chá verde: Cinco xícaras de chá por dia durante três meses diminuem aqueles quilinhos extras. Mas cuidado: o chá verde tem uma alta quantidade de cafeína, que pode prejudicar o sono de quem o tomar no período noturno. Ajuda também a combater o colesterol e doenças cardiovasculares.
Termogênicos naturais mundo verde

Termogênicos naturais mundo verde

  • Gengibre: Auxilia no tratamento de gripes e resfriados, além de enjoos e náuseas.  Ele pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes, saladas, sucos e chás. A quantidade diária para se obter bons resultados é de 2 a 3 fatias médias.
termogênicos funcionam

termogênicos funcionam

  • Pimenta vermelha: É rica em capsaicina, substância que favorece da quebra de gorduras no tecido adiposo. A quantidade recomendada é de 3g por dia. A pimenta torna os pratos mais atrativos se adicionada em saladas e pratos quentes como tempero. Mas atenção! Dê preferência para a pimenta fresca, os molhos possuem outros ingredientes que diminuem o poder de ação termogênica.
termogênicos pimenta vermelha

termogênicos pimenta vermelha

  • Água gelada: A água gelada aumenta o metabolismo pois gasta energia para elevar a temperatura adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). O recomendado é de oito copos de água por dia.

Existe algum risco para quem consome termogênicos naturais?

Pessoas com diagnóstico de hipertireoidismo devem evitar os termogênicos naturais, pois já possuem o metabolismo muito acelerado por causa da doença, logo o risco de perder massa muscular aumenta.

Indivíduos cardiopatas, hipertensos e que sofrem de enxaqueca com frequência ou que tem úlceras e alergias não devem abusar desses alimentos também.

São vários os termogênicos naturais que podem ser usados no nosso dia a dia. O ideal é que você passe a utilizá-los no momento de realizar as refeições e testar vários modos de consumi-los.

Não se esqueça que todos os termogênicos naturais ajudam a queimar gordura, mas não fará isso sozinho, é de extrema importância que eles sejam combinados com uma dieta equilibrada além da prática de exercícios físicos.