Tansagem é bom para quê,como usar essa planta?

Já ouviu falar numa planta chamada tansagem? Essa é uma das ervas mais utilizadas para curar e tratar diversos males que atingem a nossa saúde. É muito comum as pessoas terem um pouco dessa erva em casa para as mais diversas situações. Além disso, ela é bem fácil de ser encontrada em jardins e também muito fácil de nascer.

Outros países como a Índia e os Estados Unidos também a utilizam bastante. Vejamos agora porque essa planta é tão famosa e quais são todos os seus benefícios para a saúde!

Benefícios e indicações da tansagem

tansagem indicações

1. Ação anti-inflamatória

Essa planta é excelente para problemas na garganta e demais processos inflamatórios. Você pode fazer o gargarejo com o chá para obter os benefícios dessa bebida. Além da garganta inflamada, a tansagem ainda ajuda no tratamento de aftas, amigdalite, traqueite e outras inflamações localizadas na boca ou na garganta.

2. Melhora a saúde da pele

Para aqueles que sofrem com a acne, esse problema pode ser amenizado com o uso da tansagem. Nesse caso, é necessário pegar o sumo da tansagem e molhar um pouco de algodão para aplicar o líquido no rosto. A gaze também é uma excelente opção já que será necessário deixá-la no rosto por cerca de 20 minutos.

PROPAGANDA

3.A tansagem ajuda a tratar a bronquite

A bronquite, como o próprio nome já diz, se trata de uma inflamação nos brônquios. Por sua vez, os brônquios são uma das passagens que leva o ar até os pulmões. Assim, são partes essenciais do processo respiratório e que pode se desenvolver na forma aguda ou crônica.

A tansagem age como uma substância emoliente, ou seja, elas oferecem maior viscosidade para a região. Isso deixa a passagem de ar mais fácil e com menos dor para o paciente.

4. Alivia tosses

Essa propriedade emoliente também ajuda no alívio da tosse, especialmente da tosse seca. Basta fazer o chá da folha da tasagem e tomar para sentir a melhora quase imediata. O chá aumenta a secreção de muco pelos pulmões e assim, deixa a garganta menos irritada.

5. Trata a leucorreia

Também conhecida popularmente como corrimento vaginal, a leucorreia atinge diversas mulheres. Esse problema pode vir acompanhado de coceira, ardência e odores. O problema é, normalmente, causado pela presença de fungos e bactérias no sistema reprodutor feminino e que pode ter diversas causas. Por exemplo, dias muito frios costumam deixar a região ainda mais úmida, sendo um ambiente propício para a proliferação de fungos.

6. É diurético

A tansagem é uma planta que elimina as toxinas do corpo por possuir ação diurética. Assim, ela elimina certos líquidos como o edema formado pelo processo inflamatório do tecido adiposo.

Por conta dessa propriedade, algumas pessoas acham que a tansagem ajuda na perda de peso, mas não é bem por aí. Ela ajuda a perder líquidos e a desinchar, mas não chega a ser necessariamente uma perda de peso. O efeito diurético também ajuda, por exemplo, nos problemas com a celulite. Portanto, essa propriedade, guarda boas vantagens.

tanchagem contra indicação

Contraindicações e efeitos colaterais

Ainda não foram realizados testes suficientes para certificar a segurança dessa planta no caso de mulheres grávidas ou amamentando. Portadores de hipertensão arterial e problemas de constipação (prisão de ventre), também não deve fazer uso da planta. Também não é indicada para pessoas que façam uso de medicamento controlado.

Leia Também:

O chá da tansagem também pode oferecer alguns efeitos colaterais como sonolência, cólica intestinal e desidratação. Mas esses efeitos só aparecem se a bebida por consumida em excesso.

Gostou das dicas sobre a tansagem? Então veja também todos os benefícios que o chá da folha de goiaba oferece!

PROPAGANDA