Tamarindo | Propriedades Nutricionais e Benefícios

Você certamente já ouviu falar de tamarindo, né? Talvez não tenha degustado esse fruto originário da África e da Índia in natura, mas muito provavelmente já provou a sua bala, que é famosa por ter um sabor para lá de peculiar!

Sobram benefícios no consumo da tamarindo e suas propriedades nutricionais são invejáveis! Quer saber mais sobre esse bem da natureza, muito explorado no Sul da Ásia? Siga a leitura e conheça mais com a gente!

Quais as propriedades nutricionais da tamarindo?

Para sabermos mais sobre essa fruta é importante conhecermos as suas propriedades nutricionais! Seguem abaixo algumas delas listadas para você conferir!

Se você consumir cinco unidades da fruta de tamarindo você também estará consumindo…

  • 239 calorias;
  • 62,5 g de carboidratos;
  • 2,8 g de proteínas;
  • 0,6 g de gorduras;
  • 5,1 g de fibras;

Além disso, você ainda pode encontrar na tamarindo substâncias como o potássio, o ferro, o cálcio, o magnésio, o fósforo, a vitamina A, as vitaminas do complexo B e a vitamina C! Incrível, não é mesmo?

Não é só das suas propriedades nutritivas que a boa fama da tamarindo se sustenta! Afinal, quais os grandes benefícios que o consumo dessa fruta podem trazer a saúde do nosso organismo? É disso que falaremos a seguir!

Benefícios no consumo da tamarindo

Entre os principais benefícios no consumo da tamarindo, estão…

tamarindo benefícios

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  • A saúde do sistema digestivo revigorada! Isso ocorre porque a tamarindo é um laxante natural, que dá uma força e tanto para aqueles que vivem sofrendo com intestino preso. A fruta tem uma quantidade enorme de fibras, que facilita o trânsito das fezes pelo intestino. Além disso, ela estimula a produção de suco gástrico, que acelera a digestão! Mas não é só isso: Também ajuda o corpo a produzir mais bile, o que faz com que tudo que comemos seja mais rapidamente digerido! Curiosamente vários estudos também apontam a tamarindo fruta como um ótimo combatente da diarreia crônica! Curioso, não?

Melhorias Para o Coração, Pressão Arterial e Colesterol

  • A melhora do funcionamento do coração, graças a vitamina C, ao potássio e às fibras que as tamarindos contem, que mantém a pressão arterial baixa e equilibram os níveis de colesterol no sangue;

Previne a Anemia

  • A prevenção da anemia, especialmente àquelas que se devem a baixa produção de ferro pelo organismo! Agora, atenção: tamarindo demais faz com que o corpo fique com ferro em excesso, o que pode gerar outra doença, a hemocromatose!

Melhorias na Circulação do Sangue

  • Ajuda a circulação a ficar melhor, porque com uma quantidade ideal de ferro no organismo mantemos boas taxas de glóbulos vermelhos no sangue, o que faz com que o sangue circule muito melhor, espalhando de forma mais eficiente o oxigênio tão necessário pelo nosso corpo;

Tamarindo Emagrece?

  • Sim, graças a sua grande quantidade de fibras a tamarindo nos ajuda a perder peso, porque faz com que nos sintamos saciados por mais tempo e assim comemos menos e mais consciente! Outro ponto a favor dessa fruta é que por ter ácido hidroxicítrico em sua composição ela impede que o corpo armazene tanta gordura!

Controla os Níveis de Glicose no Sangue

  • Ajuda a impedir o diabetes, porque essa fruta limita a absorção de carboidratos pelo nosso corpo, que costumam ser convertidos em gorduras e açúcares! Assim os níveis de glicose no sangue ficam controlados, o que evita que essa doença se manifeste!

Tem Efeito Antioxidante

  • Colabora para a melhora do sistema imunológico, graças as suas grandes quantidades de vitamina C, que tem efeito antioxidante, o que evita que o organismo adoeça facilmente por infecções comumente causadas por fungos e micróbios! Além disso, é notória a ação antibacteriana e antisséptica!

É, não se pode negar que tamarindo é uma fruta e tanto para abraçar no dia a dia e se consumir sempre! Que tal experimentar e contar nos comentários o que achou? Ficamos no aguardo!