Suplementos Alimentares Dicas e Orientações !

Os suplementos alimentares geralmente entram em cena no nosso dia a dia quando estamos com pressa de ver os resultados da malhação no espelho ou mesmo conquistar um corpo invejável com o menor esforço possível. Pelo menos, estas são as promessas tentadoras dos rótulos dos suplementos alimentares e que podem funcionar realmente muito bem, desde que administrados corretamente. 

Não saia Tomando Suplementos Alimentares de Qualquer Jeito. Entenda Isso!

suplementos alimentares que realmente ajudam na pratica de atividades físicas mesmo que não sejamos atletas profissionais. Os problemas acontecem quando consumimos os suplementos alimentares sem uma orientação medica ou nutricional, apenas baseando nossas escolhas nas opiniões de amigos, instrutores de treino e colegas de academia.

Mal administrados ou consumidos indiscriminadamente, os suplementos alimentares podem trazer riscos sérios para a saúde, já que é preciso considerar aspectos personalizados para indicar suas melhores opções de consumo, pois cada corpo é um corpo e tem necessidades diferentes. 

Clique aqui e Conheça as 6 melhores marcas e Whey Protein Isolado.

suplementos alimentares

suplementos alimentares

Suplementos Alimentares Dicas e Orientações.

Outro erro comum está em substituir a refeição pelos suplementos alimentares. É de uma dieta equilibrada que se obtém os nutrientes de que o corpo precisa, pelo menos em sua maior parte. Os suplementos alimentares deve ser encarada como aquele ‘plus’ a mais na dieta, um reforço de nutrientes conforme o nível de atividades de cada um, ou após um estresse cirúrgico, por exemplo.

Os suplementos alimentares fazem os ajustes necessários no equilíbrio da dieta, mas não fazem milagres, por isso nunca devem substituir uma boa alimentação. Seguir as instruções do rotulo, pura e simplesmente, não garante resultados sem que antes seja feita uma avaliação individual por um medico ou nutricionista, já que é preciso levar em conta características como peso, altura, rotina diária de exercícios físicos, dieta alimentar e outros dados.

Conheça a seguir quais são os principais suplementos alimentares encontrados no mercado, suas funções no organismo e quais os riscos de consumi-los sem orientação. 

Principais Suplementos Alimentares E Suas funções.

Glutamina 

A glutamina é um tipo de aminoácido que diminui o estresse pós treino e proporciona uma recuperação muscular mais rápida, deixando o corpo preparado para a rotina diária de exercícios. Além disso, favorece o sistema imunológico e traz outros benefícios. Leia artigo completo sobre glutamina.

Termogênicos ou Queimadores de Gordura Localizada 

São suplementos alimentares muito procurados, especialmente pelas mulheres, para acelerar o metabolismo e favorecer o emagrecimento. Porém, nem todos possuem evidencias cientificas comprovadas a respeito desta função, por isso é preciso ficar atento na escolha das melhores marcas deste tipo de suplemento.

Outra dica importante é conferir se o termogênico possui cafeína em sua formula. A cafeína favorece o rendimento físico e a eliminação de gorduras, mas também pode oferecer riscos como insônia e taquicardia. Por isso, antes de consumir este tipo de suplementação, consulte o seu medico. 

Aminoácidos

Possuem um papel decisivo na manutenção da massa magra, já que sua matéria prima advém das proteínas. Os aminoácidos são recomendados para atletas que treinam com intensidade e que, por isso, precisam de uma reposição rápida de proteínas para manter a massa muscular saudável e pronta para a rotina de atividades físicas.

Vale a pena lembrar que este suplemento deve ser consumido com cautela por indivíduos que tenham problemas renais, hepáticos e intestinais. Leia artigo completo sobre aminoácidos

Hiperproteicos

Os hiperproteicos são suplementos alimentares derivados das proteínas do ovo, da soja e do leite, sendo que um dos tipos mais conhecidos do mercado é o Whey Protein. Saiba tudo sobre Whey Protein Mais no final desse artigo.

Servem para reparar a musculatura e favorecem os praticantes de atividades físicas intensas, em diversos níveis. Também costuma ser indicado nas dietas pós-cirúrgicas, onde o consumo de proteínas deve ser considerado indispensável (cirurgia bariátrica, por exemplo) para manutenção da massa muscular. Entretanto, devem ser consumidos também com cautela para não sobrecarregar a função hepática.

Estimulantes

Os estimulantes aceleram o metabolismo e estimulam o sistema nervoso central. São derivados de substancias como guaraná e cafeína, por isso costumam ser usados para conferir melhor disposição durante os treinos.

O uso de estimulantes, entretanto, deve ser feito com cautela, para não causar dependência ou problemas físicos como hipertensão, distúrbios do sono, falhas na coordenação motora e agitação ou hiperatividade.

Ácido linoleico (CA, LA, CL)

Este tipo de suplemento é feito à base de óleo de cártamo e seu principal objetivo é diminuir a gordura corporal e aumentar a musculatura magra.

Entretanto, é aconselhável o seu consumo sob recomendação medica, pois a composição deste tipo de suplemento pode causar inflamações, diabetes tipo 2, distúrbios gastrointestinais e problemas cardiovasculares.

Creatina

Nutriente à base de proteínas encontradas em alimentos de origem animal, como nas carnes vermelhas e no fígado bovino, por exemplo.

A creatina favorece o organismo com mais energia, o que se reflete em mais disposição para os treinos. Além disso, auxilia na rápida recuperação dos músculos após atividades de alta exigência, facilitando o aumento de cargas.

Quanto aos cuidados com o uso de creatina, é preciso lembrar que muitos a utilizam com o intuito de aumentar a massa muscular, porém esta imagem inflada dos músculos pode ser causada apenas pela retenção de água nas células, já que creatina cria este tipo de fator.

Assim, a impressão de ter conquistado mais músculos em pouco tempo, por conta da creatina, pode ser falsa e se tratar apenas de inchaço. Por isso, seu uso também deve ser feito com cautela e sob recomendação médica, nas doses e pausas recomendadas, para que surta efeitos reais e satisfatórios.

Precursores do hGH

Suplemento à base de combinações entre aminoácidos que favorecem o aumento do hormônio GH, responsável pelo crescimento da musculatura.

Como tem relação com a parte hormonal, o uso deste suplemento deve ser feito sob rigoroso acompanhamento medico.  Isto por que, o hGH atua na multiplicação de células e, como não escolhe onde vai atuar no organismo, poderá multiplicar células cancerígenas. Caso tenha familiares que já sofreram de câncer, não deve nem cogitar o uso de precursores do hGH. Leia artigo completo sobre hGH.

Use os Melhores Suplementos Alimentares  Sem Correr Riscos 

O uso indiscriminado de suplementação afeta diretamente o metabolismo, sobrecarregando órgãos vitais como coração, fígado, rins, pulmões e ainda podem causar tromboembolismo, doenças cardiovasculares e até câncer.

Uma simples consulta ao medico ou nutricionista certamente vai fazer toda a diferença na escolha dos melhores suplementos alimentares. A partir desta avaliação com base nas suas características pessoais, o profissional indicará os suplementos que vão lhe proporcionar os resultados esperados, para que alcance seus objetivos sem correr riscos com relação à sua saúde. Ainda não acabou, continue lendo e aprenda mais sobre os suplementos alimentares.

Add Comment