Suco de Laranja Benefícios e Várias Receitas

Você gosta de suco de laranja? Difícil encontrar alguém que não aprecia esta bebida natural, rica em vitamina C e sais minerais. Geralmente, o suco de laranja só é dispensado por quem não pode consumir alimentos cítricos. Mesmo assim ainda existe a laranja lima, que possui um nível mais baixo de acidez e é bem doce. Puro ou associado a outras frutas e até vegetais como a cenoura e a beterraba, por exemplo, o suco de laranja é uma bebida muito nutritiva, com vários benefícios à saúde.

A laranja é uma das frutas mais populares do Brasil. Por esta razão, também é a fruta mais consumida, especialmente, na forma de suco. Você sabia que o Estado de São Paulo é o maior produtor de laranja do mundo? As fazendas paulistas respondem por 30% da produção mundial. Só perde para os Estados Unidos. Por ano, o Brasil produz 18 milhões de toneladas de laranja ao ano. O nosso país ocupa o primeiro lugar no ranking mundial com o processamento de 1 milhão de toneladas do fruto, transformado em suco. Os Estados Unidos, segundo colocado, por enquanto processa em torno de 100 mil toneladas de laranja ao ano.

Suco de Laranja Benefícios

As estatísticas dizem tudo: o mundo adora suco de laranja!

No Brasil, podemos escolher entre vários tipos da fruta para fazer o suco de laranja:

Laranja lima tem a casca amarelo claro e textura fina. Menos ácida e com sabor doce.
Laranja Bahia possui casca bem amarela e polpa suculenta. O sabor é mais adocicado.
Laranja pera é pequena, tem a casa avermelhada e polpa suculenta.
Laranja da terra é mais ácida, mas a polpa é suculenta. Além do suco, é utilizada no preparo de compotas.

Suco de laranja: benefícios para saúde

A laranja é rica em vitaminas C e A e sais minerais como o potássio, fósforo, cálcio e magnésio. Fonte de fibras solúveis como a pectina, que auxilia na normalização do trânsito intestinal e sacia a fome. A laranja possui propriedades inflamatórias, antibacteriana, antiviral, relaxante natural de vasos sanguíneos, antioxidante e flavonoides. As substâncias oxidantes da laranja atuam na prevenção de acidentes vasculares cerebrais, uma vez que impedem a formação de LDL, o mau colesterol. Os flavonoides, especificamente a hesperidina, funcionam como agente anticancerígeno.

Suco de laranja: calorias e acidez

A laranja é uma fruta calórica. Portanto, é melhor tomar o suco de laranja com moderação, pois 200 ml (sem açúcar) contém cerca de 120 kcal. É mais calórico do que a mesma quantidade de refrigerante, porém, a qualidade nutricional é superior.

Quem possui pH gástrico ácido deve ter cautela com o suco de laranja. O ideal é a laranja-lima, menos ácida. O suco natural pode ser conservado por até quatro horas, sem perder a qualidade nutricional. De um dia para outro, a bebida perde cerca de 30% dos nutrientes devido ao processo de oxidação.

Suco de laranja detox

O suco de laranja, além de nutritivo e muito refrescante, também pode ser usado para o preparo de bebidas detox, com a finalidade de limpar as impurezas e toxinas do organismo. O corpo ficará bem hidratado, nutrido e a pele cheia de vitalidade e brilho. As vitaminas e sais minerais do suco de laranja potencializam as receitas de sucos detox. E fica uma delícia! Experimente essa receita:

Ingredientes

2 laranjas sem sementes
4 cenouras sem casca
Suco de 1 limão
1 maçã pequena
Água de coco
Lascas de gengibre

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador. Acrescente cubos de gelo e sirva. Para adoçar, use mel de preferência. Melhor consumir logo em seguida para o suco não perder a qualidade nutricional.

Que tal experimentar o suco de laranja com couve? É rico em vitamina C, fibras e ácido fólico. Além de prevenir resfriados, gripes e anemia, este suco ajuda a regular o intestino.

Ingredientes

1 copo de suco de laranja
1/2 folha de couve manteiga
½ copo de água

Modo de Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Melhor ainda sem coar ou adicionar açúcar.

Suco de laranja e limão

A dupla laranja e limão é uma combinação perfeita para um suco bem refrescante. Use um limão grande e três laranjas espremidos. Não precisa coar. Acrescente uma forma de cubos de gelo e 1 litro e ½ de água. Bata tudo no liquidificador e adoce a gosto. Sirva no mesmo dia, pois o suco perde alguns nutrientes com o passar do tempo.

Leia Também:
Suco Rosa Pré Treino,Receitas e Benefícios

Suco de Limão Benefícios Para:[Emagrecer,Cabelo e Pele]

Sucos Naturais Receitas Fáceis e Saudáveis

A laranja é fruta muito versátil, não é? Podemos fazer inúmeras receitas de sucos, inclusive o famoso suco rosa, muito apreciado por quem malha.

Gostou dessas dicas? Compartilhe e veja mais sugestões em nosso blog!