Vegetais Valdeni Duarte

Beber suco de beterraba antes do exercício ajuda a ter um cérebro mais jovem

Beber um copo de suco de beterraba antes do exercício pode dar-lhe um cérebro mais jovem, supõe uma equipe de pesquisadores em um novo estudo. A equipe diz que os adultos mais velhos que bebem esse tônico púrpuro antes de se envolver em exercícios moderados exibem maior conectividade cerebral nas áreas associadas à função motora. A conectividade, observam os autores, é comparável à conectividade encontrada em adultos jovens.

Para chegar a essa conclusão, a equipe observou 26 participantes, com 55 anos ou mais, que tinham pressão alta. Nenhum desses participantes se exercitou regularmente e estava tomando até dois medicamentos para baixar os níveis de pressão arterial. Pesquisadores pediram aos seus participantes para se envolverem em 50 minutos de exercício moderadamente intenso em uma esteira três vezes por semana durante seis semanas. Metade dos participantes recebeu um suplemento de sumo de beterraba contendo 560 mg de nitrato uma hora antes de cada sessão. A outra metade recebeu um placebo baixo em nitratos. Após seis semanas, o funcionamento cerebral de todos os participantes foi medido por meio de uma ressonância magnética.

suplemento de suco de beterraba

Os adultos que tomaram o suplemento de suco de beterraba antes do exercício exibiram um córtex somatomotor significativamente mais forte, a região que ajuda a controlar o movimento do corpo. Os pesquisadores também descobriram que o grupo de suplemento de beterraba mostrou maior conectividade entre o córtex somatomotor e o córtex insular, a área que controla o funcionamento cognitivo, respostas emocionais e outras funções cerebrais. Essa conectividade é típica entre os cérebros dos adultos mais jovens. Autores hipotetizam que o córtex somatomotor recebe e processa sinais dos músculos. O exercício fortalece esse processo. O suco de beterraba, que é rico em nitratos, melhora ainda mais isso. Os nitratos se convertem em óxido nítrico, que ajuda a fornecer mais oxigênio ao cérebro. Co-autor do estudo, W. Jack Rejeski disse que: “O óxido nítrico é uma molécula realmente poderosa. Ele vai para as áreas do corpo que estão hipóxicas, ou precisam de oxigênio, e o cérebro é um pesado alimentador de oxigênio em seu corpo ”.

Rejeski ressaltou que mais pesquisas são necessárias – particularmente em termos de coleta de um tamanho de amostra maior – para avaliar verdadeiramente os benefícios do suco de beterraba e a saúde do cérebro.

A planta é uma fonte de um tipo específico de fitonutriente chamado betaliano. Estes têm propriedades extremamente poderosas anti-oxidantes, anti-inflamatórias e desintoxicantes. Especialistas em saúde e bem-estar recomendam o consumo de beterraba crua para obter o máximo de benefícios.

Reduz a pressão arterial: Estudos comprovam que o consumo de suco de beterraba reduz a pressão arterial quase instantaneamente. Uma beterraba de tamanho médio contém 20 vezes mais nitratos na dieta do que outros vegetais. Estes nitratos são conhecidos por reduzir a pressão arterial. De fato, um estudo até sugeriu que beber apenas um copo de suco de beterraba reduziu a pressão sistólica em quatro a cinco pontos.

suco de beterraba reduziu a pressão

Melhora o desempenho sexual: Os antigos romanos costumavam beber suco de beterraba para aumentar sua libido. Novos estudos descobriram que a beterraba é uma boa fonte do mineral boro, que está diretamente ligado à produção de hormônios sexuais.

Combate a inflamação: A betaína na beterraba protege as células, proteínas e enzimas do estresse ambiental. A beterraba reduz a inflamação nos órgãos e reduz os fatores de risco vasculares.

As fontes incluem:

https://mentesacorposao.com

http://www.medicalnewstoday.com/articles/316997.php

http://www.dailymail.co.uk/health/article-4424766/Drink-beetroot-juice-exercise-younger-brain.html

http://www.naturallivingideas.com/beet-juice-benefits/

| Website

Proprietário do site, adora ler e compartilhar informações sobre saúde na internet. Criou o blog Dieta e Boa Saúde em 07 de março de 2014, onde compartilha dicas de alimentação e hábitos de vida saudáveis, bem como plantas medicinais, exercícios, receitas e afins".

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.