Alternativas Medicinais Bem Estar

Soro Caseiro: Benefícios,Para que Serve e Como Fazer.

Muito provavelmente você já deve ter tomado ou ao menos escutado falar sobre o soro caseiro, possivelmente como é feito e também quando tomar, porém é necessário saber diferenciar o soro caseiro, do soro via oral normalmente prescritos nas receitas médicas, além de saber realmente para que ele serve, como fazer e seus benefícios.

Partindo dessas dúvidas elaboramos esse artigo com todas essas respostas, e todas as informações necessárias para fazer um bom uso do soro caseiro continue lendo e veja a seguir tudo o que você precisa saber!

Soro caseiro, o que é?

Popularmente conhecido como soro caseiro, a bebida consiste em uma solução a base de água, açúcar e sal de cozinha, sendo normalmente administrado livremente ao paciente com quadro de desidratação, agravando com diarreia e vômitos.

Para que serve o soro caseiro

Esse soro é muitas vezes mais eficaz do que aquele ministrado nos hospitais, visto que com ele você consegue repor a hidratação perdida ao longo de todo o dia.

Para que serve o soro caseiro

Provavelmente se você tem mais de 30 anos, se lembra que o soro caseiro  em sua época juvenil era a única solução indicada para o tratamento contra quadros de desidratação aguda, com diarreia e vômito, por isso era essa solução que seus pais preparavam para você, e não apenas um copo com água.

Mas assim como eu, você deve se perguntar se o objetivo é hidratar, porque não ingerimos somente água invés de ingerirmos tal soro feito em casa?

O que acontece é que quando chegamos a nos desidratar ao ponto de levar ao quadro de diarreia e/ou vômito, nosso corpo não perdeu somente água e sim eletrólitos (sais minerais), como sódio, potássio e bicarbonato, e por isso é importante que recompor não só água mas sim todos estes nutrientes.

Ele é composto por cloreto de sódio (o sal de cozinha) e glicose (o açúcar) e por isso a solução é mais adequada para reidratação do que somente a água pura.

Estudos comprovam que 95% dos pacientes que apresentam quadro de desidratação, conseguem ser tratados somente por hidratação com o soro caseiro via oral e apenas 5% dos pacientes sofrem a necessidade de internação com hidratação com soro intravenoso.

Como fazer soro caseiro

O soro é uma solução bem simples de se fazer, sendo necessários apenas ingredientes como água filtrada, sal e açúcar, porém muitos confundem a medida correta para administração do sal e do açúcar, podendo variar de colher em colher e de quem prepara o soro caseiro, por isso existem colheres padrão recomendadas para a administração do soro caseiro.

Estas colheres podem ser facilmente adquiridas em farmácias e postos de saúde vinculados ao SUS.

No caso de ter em mãos a colher padrão, basta você misturar 1 medida rasa de sal de cozinha, com 2 medidas rasas de açúcar em 200ml de água filtrada ou devidamente fervida.

Feito isto o soro caseiro terá a solução mais próxima a ideal recomendada pela organização mundial da saúde (OMS).

Mas caso você não possua a colher padrão poderá atentar-se a receita a seguir, obtendo perfeitamente o mesmo resultado.

Receita soro caseiro usando colher de sopa

Ingredientes:

  • 1 litro de água filtrada, mineral ou fervida.
  • 1 colher de sopa de açúcar.
  • 1 colher de café (3,5g) de sal de cozinha.

Modo de preparo:

  1. Em uma jarra misturar todos os ingredientes.

OBS. O soro caseiro nunca deve ser mais salgado que uma lágrima.

Você deverá administrar goles livremente ao longo do dia, atentando-se em caso de vômitos e diarreias ingerir a mesma quantidade de soro que a quantidade eliminada.

É importante observar que o soro tem validade apenas de 24 horas, e após este período caso ainda seja necessário continuar a administração do soro, você deverá fazer outra solução.

Importante saber sobre o soro caseiro

Diabéticos não podem tomar o soro caseiro e devem procurar ajuda médica o quanto antes após o aparecimento dos sintomas de desidratação, assim como aquelas pessoas que mesmo após a administração correta do soro em poucos dias, ainda permanecem na mesma condição de desidratação.

Benefícios do soro caseiro

O soro de casa tem por si a principal finalidade suprir a desidratação perdida nos vômitos e na diarreia e por isso, já sua finalidade um beneficio,  mas além deste beneficio principal o soro caseiro possui benefícios sociais bem como:

  • Fácil preparação.
  • Baixo custo.
  • Ingredientes facilmente encontrados e disponíveis.
  • Fácil administração sem prescrição médica.

[Vídeo] Como fazer o soro em casa.

Esses são alguns dos inúmeros benefícios do soro caseiro. Sendo assim, logo ao aparecer os primeiros sintomas de desidratação, tome esse soro.

Leia Também:

Alimentação Saudável e Equilibrada | 10 Dicas Valiosas

Cloreto de Sódio: Benefícios e Malefícios

Água de Coco: Propriedades, Benefícios e Dicas

Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele tenha servido para sanar todas as suas dúvidas a respeito do soro caseiro, e se ainda restou alguma, deixe-a nos comentários que nós iremos responder assim que for possível.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.