Dicas: Como Diminuir ou Parar o Soluço

Se tem algo que consegue incomodar e muito é o soluço. Você está ótimo e, de repente, ele vem para estragar a festa. Há quem tome água ou apele para todo tipo de simpatia como tomar um susto ou amarrar uma meia velha no pescoço. Cada um encontra um jeito de parar o soluço, mas existem algumas técnicas que podem ajudar a maioria.

Veja agora quais são as causas do soluço e o que fazer para resolver esse problema quando ele aparece.

como curar o soluço

De onde vem o soluço?

Existe um músculo muito importante chamado diafragma que, aliás, é o principal da respiração e fica localizado entre os pulmões e o abdome. O soluço ocorre quando ele realiza contrações involuntárias que podem ocorrer por diversos motivos: estresse, ansiedade, mascar goma, fumar ou mesmo comer de forma demasiada.

Também pode estar relacionado a um problema no nervo frênico – que liga o diafragma ao sistema nervoso – desenvolvendo um soluço crônico.

PROPAGANDA

Outro problema que pode disparar o soluço é o refluxo. Este, por sua vez, é um problema de saúde que provoca o retorno do alimento, que está no estômago, pelo esôfago provocando queimação, ou seja, azia. Pode ter também os seguintes sinais e sintomas: dor no peito, gosto ruim na boca, dificuldade para deglutir os alimentos, pigarro, dor de garganta e pode até piorar a asma.

Para aqueles que sofrem com esse problema de soluço, aqui vão algumas dicas:

Como parar o soluço?

Não há ainda um tratamento ou cura para o problema do soluço, mas até os médicos já receitam algumas coisas que nós fazemos no dia a dia e que ajuda a resolver.

1. Estimule o diafragma

Sabe por que beber água ou prender a respiração ajuda a passar o soluço? Porque essas estratégias conseguem estimular o nervo frênico de alguma forma e isso acaba atingindo o diafragma, fazendo com que as contrações acabem. Além dessas duas técnicas, você também pode apelar para o limão, usar um palito de picolé para levantar a úvula ou até chupar gelo.

2. Praticar exercícios

A prática de exercícios aeróbicos são excelentes para regular a nossa respiração. Com os músculos mais “educados”, o nosso sistema respiratório funciona melhor e será ainda mais difícil o soluço aparecer. A atividade física também ajuda a exercitar os músculos respiratórios.

3. Fortalecer o diafragma

Sabia que essas contrações do diafragma podem ser por fraqueza muscular? E para corrigir isso existem diversos exercícios fisioterapêuticos que você pode realizar em casa com segurança. Por exemplo, realizar uma inspiração profunda, fazendo com que os pulmões fiquem cheios e prender a respiração por 5 segundos. Após esse tempo, libere o ar lentamente fazendo uma pequena abertura na boca para que ele tenha mais dificuldade de passar.

4. Tomar um susto

Pois é, tomar um bom susto ajuda sim a parar o soluço. Isso acontece porque quando o susto ocorre, nós aspiramos muito ar de uma única vez e o diafragma se expande rapidamente ficando tensionado. Assim, ele para de contrair e o soluço passa.

Existem situações em que nada disso funciona e os soluços passa a durar mais de 2 dias. Neste caso, estamos falando dos soluços persistentes e o mais indicado é que você procure um médico. Há também casos raros em que os soluços são classificados como intratáveis e podem durar mais de 1 mês.

[Vídeo] Como Parar com os Soluços Tomando Água.

Ainda com problemas de soluço? Aprender a controlar a respiração é um dos objetivos do Pilates. Descubra mais sobre esse método e todos os seus benefícios!

PROPAGANDA