Principais sintomas da infecção urinária, causas e tratamento.

Cuidar da saúde é fundamental para ter uma boa qualidade de vida e evitar vários tipos de problemas, porém às vezes é comum aparecer algum tipo de infecção em nosso organismo que pode alterar nossa qualidade de vida, como por exemplo, a infecção urinária.

Se você deseja saber o que é, os sintomas, causas e várias outras informações sobre a infecção urinária, continue lendo este artigo!

O que é?

A infecção do trato urinário, popularmente conhecida como infecção urinária, é um quadro de infecção que ocorre em alguma parte do sistema urinário, como a bexiga, os rins, a uretra e também ureteres, porém é mais recorrente na porção inferior do trato urinário, atingindo principalmente a bexiga e a uretra.

sintomas da infecção urinári

As mulheres possuem 50 vezes mais chances de apresentar o quadro da doença do que o homem, porém ela também poderá afetar os homens.

PROPAGANDA

Esta infecção é muito comum, pois na maioria das vezes o tratamento para combater a infecção urinária é a base de antibióticos, fazendo do que muitas vezes as bactérias que causam a infecção urinária se tornem resistentes aos medicamentos, tornando o quadro sempre recorrente.

Sintomas

Embora a infecção urinária seja uma doença extremamente comum, principalmente entre mulheres sexualmente ativas e também não seja uma doença que traga complicações ou mesmo risco de vida, ela poderá trazer consigo vários fatores que afetam negativamente a qualidade de vida do paciente, por isso é necessário buscar ajuda médica o mais breve possível.

Veja abaixo alguns dos principais sintomas da infecção urinária:

  • Dor ao urinar
  • Dores musculares
  • Dor abdominal
  • Urina com sangue
  • Urina turva
  • Cansaço
  • Frequente desejo de urinar, mas em pequenas quantidades
  • Sensação de queimação na bexiga ou na uretra ao urinar
  • Urina com cheiro muito forte
  • Dor pélvica em mulheres

Causas

infecção urinária causas

Geralmente a infecção urinária acontece quando as bactérias atravessam a uretra e começam a se multiplicar na bexiga. Embora o nosso sistema urinário tenha sido desenvolvido para combater os invasores como as bactérias, essas defesas falham algumas vezes e com isso as bactérias se transformam em uma infecção.

Vários fatores podem aumentar as chances de uma pessoa ter esse tipo de infecção como o uso de cateter para urinar, relações sexuais, não fazer uso de contraceptivos e até mesmo o fim da vida reprodutiva que acontece após a menopausa.

Tipos

Os tipos, as causas, os sintomas e até mesmo o tratamento da infecção urinária, irá variar de acordo com o local onde está a infecção, sendo dividida em diversos tipos onde destacamos a:

Uretrite

A uretrite é um dos tipos mais comum da doença, ela é caracterizada pela infecção bacteriana na uretra, canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo.

Geralmente ela acontece em mulheres pelo fato da uretra estar nas proximidades da vagina, podendo estar mais suscetível a infecções como herpes, clamídia e gonorreia, por exemplo, facilitando o aparecimento da uretrite.

Cistite

Outro tipo  de infecção urinária bastante comum entre mulheres é a cistite, infecção bacteriana na bexiga ou no trato urinário inferior.

Na grande maioria das vezes a Cistite é causada pelo tipo de bactéria proveniente do trato gastrointestinal chamado escherichia coli, mas também poderá ter ligação com a relação sexual.

Além disso, todas as mulheres estão propensas ao surgimento da Cistite devido a sua anatomia que deixa uma curta distância entre a uretra e o ânus, além da abertura uretral e a bexiga.

Pielonefrite

O tipo de infecção urinária que mais requer atenção sobre todos os outros é o pielonefrite, infecção no trato urinário que começa geralmente na uretra ou na bexiga que vai até  os rins, onde se não tratado adequadamente poderá ser prejudicial aos próprios rins podendo até mesmo ocorrer a multiplicação da bactéria para corrente sanguínea, causando uma infecção que poderá  trazer graves consequências.

Infecção no ureteres

Este é um tipo de infecção mais branda do que a anterior, a infecção no ureteres consiste em uma infecção bacteriana nos canais que são os responsáveis por levar a urina dos rins até a bexiga.

Tratamento

Normalmente o tratamento para infecção urinária é feito a partir de antibióticos receitados pelo médico que cuida do caso sendo muito comum a administração do ciprofloxacino e do fosfomicina para ajudar a eliminar o excesso das bactérias causadoras da infecção.

Porém os próprios médicos recomendam tomar alguns cuidados essenciais para a eliminação da infecção e até mesmo remédios caseiros que ajudam a completar o tratamento médico. Mas é imprescindível que você consulte um médico assim que surgirem os primeiros sintomas da infecção urinária.

Além do mais, cuidados como beber muita água, manter a higiene genital adequada, não segurar a urina, urinar sempre após as relações sexuais para esvaziar a bexiga e trocar as roupas íntimas pelo menos uma vez por dia são essenciais para tratar e até mesmo evitar este tipo de doença.

Ficou alguma dúvida? Nos deixe um comentário!

PROPAGANDA