Semente de Chia | Benefícios e Como Consumir

Você com certeza já ouviu falar da semente de chia, que tem feito cada vez mais fãs por onde passa! Isso não é por acaso! O seu consumo está relacionado a perda de peso, a diminuição do inchaço corporal, a melhora da saúde da pele, a baixa dos níveis de colesterol ruim e ainda ajuda a evitar que a hipertensão se instale. Em alguns estudos até o câncer ela é capaz de ajudar a combater! Pode parecer mentira, mas esse pequeno grão é realmente capaz de fazer tudo isso e muito mais!

Origem e Dados da Semente de Chia

chia como consumir

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As sementes de chia se parece muito com a da papoula. Ela pode ser preta, branca ou ainda acinzentada. É cultivada normalmente em países como o Peru, a Colômbia, a Bolívia, a Guatemala, a Argentina e o México. Em 100 g dessa semente encontramos 595 kcal de energia, 44 g de carboidrato, 16 g de proteínas e 31 g de lipídios.

Como Funciona?

chia emagrece

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A chia quando entra em contato com a água do nosso corpo aumenta o seu peso em até dez vezes, além de fazer com que surjam soluções muito viscosas. O seu inchaço é positivo porque representa saciedade e esses líquidos ajudam no metabolismo lipídico. Além disso, ela ajuda especialmente quem está acima do peso, porque pessoas nessa condição normalmente sofrem um processo inflamatório que faz com que elas demorem a se sentir saciadas, mas com a semente de chia e sua concentração alta de ômega 3 esse processo diminui, o processo inflamatório também diminui, fazendo com que a saciedade venha mais rápido e se mantenha.

Além do ômega 3 a semente de chia conta com altas concentrações de fibras, elementos que juntos são capazes de diminuir a concentração de gordura nas artérias, o que favorece muitíssimo a saúde do coração e ainda colabora para a diminuição dos níveis de colesterol LDL na nossa circulação, que é justamente o colesterol que nos é prejudicial. Outro ponto favorável a semente de chia é que ela ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, já que permite uma melhor fluidez sanguínea e um aumento da pressão arterial.

Como Consumir a Chia?

Os nutricionistas recomendam que a semente de chia seja consumida diariamente, pelo menos duas colheres (de sobremesa) dela. Essa quantidade basta para que o intestino funcione melhor e a fome diminua drasticamente. O ideal é que ela seja ingerida até meia hora antes das refeições. Vale dizer que a semente de chia está aí para colaborar na perda de peso, mas uma andorinha sozinha não faz verão e tão pouco esse grão é capaz de operar milagres, se àqueles que que o consumirem não modificarem seus hábitos alimentares e incluírem atividade física constante em suas vidas!

Outros Benefícios da Semente de Chia

Você quer conhecer outros benefícios que a semente de chia pode te oferecer? Veja a seguir:

  • Ela vai te fazer inchar menos, porque regula a pressão sanguínea e o funcionamento do intestino, evitando a retenção de líquidos;
  • Ela deixará a sua pele bem mais bonita, porque sendo pertencente do grupo da linhaça a semente de chia é mucilaginosa, ou seja,
  • Possui um gel incolor que quando entra em contato com a água colabora na limpeza do organismo, o que deixa a pele em dia;
  • Ela dá mais força e bom humor, por ser rica em cálcio, magnésio e ferro, combinação fundamental para que se tenha mais saúde nos ossos e mais material para a construção muscular. Ajuda também no combate ao estresse;
  • Por ter muitas vitaminas B e pela atividade antioxidante ela ajuda a evitar inflamações e a infestação de bactérias maléficas e de vírus no organismo. Protege também de doenças do coração, de câncer de pulmão e no estômago, promovendo também constantes melhoras na cognição;