Sedentarismo | Conheça as Suas Consequências!!

A palavra sedentarismo, logo quando a encontramos em meio a um contexto, pode ser interpretada das mais diversas maneiras. Verdadeira amante dos dias atuais, a doença é considerada como uma forte candidata para a mais frequente do século. O sedentarismo é, de uma forma geral, uma série de comportamentos que são induzidos pela comodidade dos dias atuais, do conforto da vida moderna.

Cada vez mais, as atividades humanas estão sendo substituídas por outras facilidades bem mais automatizadas, que não precisam tanto assim do esforço do nosso corpo como um conjunto para funcionarem. E o esforço físico reduzido juntamente com o consumo de energias cada vez mais limitado são as principais causas do sedentarismo.

Sedentarismo Na Prática

Assim, devemos destacar que o sedentarismo está totalmente ligado com a diminuição ou com a falta de exercícios físicos, já que eles são os principais responsáveis pelo nosso gasto energético. Porém, o indivíduo só passa a ser realmente considerado sedentário quando as calorias que são gastas na semana não chegam nem a 2.000, ou seja, ele não consegue gastar com atividades de caráter ocupacional, nem mesmo aquilo que consome em um dia normal.

Leia Também → Como Perder Mais de 2000 Calorias Dançando Zumba Fitness

Consequências do Sedentarismo

É claro que, pelas características dessa doença, as principais consequências estão relacionadas tanto ao aumento da massa gorda, quanto da própria gordura corporal como um todo, já que o indivíduo passa a consumir bem mais do que queima diariamente.

PROPAGANDA

Além disso, o fato de ficar horas sentados ou dias sem prática de exercícios faz com que o próprio corpo do indivíduo se altere. Mas muito se engana quem acha que as consequências estão só no ganho de peso, já que as consequências podem ser ainda maiores e mais graves:

• Obesidade;

• Aumento nos níveis de colesterol ruim;

• Problemas de coração, principalmente o infarto;

Diabetes do tipo 2;

• Aumento da própria pressão das artérias e demais problemas articulares e musculares;

• E até mesmo insônia está relacionados ao sedentarismo.

Doenças Associadas ao Sedentarismo.

Como já falamos anteriormente, as consequências podem ser muito maiores do que o ganho de massa muscular e a simples falta de queima de energia. Além disso tudo, muitas são as doenças que surgem a partir desse quadro, principalmente a diabetes, hipertensão arterial, colesterol ruim, obesidade e, até mesmo, o infarto do miocárdio. Porém, em casos mais extremos, a própria ansiedade e, mais além, uma depressão, também podem surgir.

Como Parar de Ser Sedentário?

maleficios do sedentarismo

maleficios do sedentarismo

Talvez, ao ler esse post, você percebeu que pode também estar se tornando um indivíduo sedentário, ou então, que você também conhece alguém com esse problema. E, para deixar essa vida de sedentarismo de lado, aqui vão algumas dicas.

Em primeiro plano, escolha uma atividade física que realmente lhe proporcione prazer para adicionar ao dia a dia. Sim, o exercício deve ser algo que você goste, afinal, de nada adianta começar uma atividade física que você não gosta para acabar com o sedentarismo, já que dificilmente você conseguirá dar continuidade à prática.

Leia → EXERCICIOS PARA EMAGRECER E FICAR EM FORMA

Assim, opte por uma única atividade de início, que pode ser uma caminhada, corrida no parque, ginástica, academia, bicicleta, natação, futebol e muito mais. Entre 30 a 60 minutos por dia, três vezes na semana, vai acabar com o sedentarismo e, ainda, proporcionar melhor qualidade de vida!

PROPAGANDA