Sapoti: Benefícios, Receitas e Como Comer.

O sapoti, também chamado de sapodilla, chiku e sapota, é uma fruta saborosíssima e que traz muitos benefícios à saúde. É uma pena que ele não seja tão fácil de encontrar em muitas cidades brasileiras, já que sua produção e consumo se concentram em alguns estados do norte e nordeste.

Nesse artigo você conhecerá as propriedades dessa delícia saudável originária da América Central, cujo nome científico é Manilkara zapota L. Saiba ainda como comer e aprenda 3 deliciosas receitas práticas com a fruta.

Sapoti: Benefícios

O sapoti é fonte de fibras, vitaminas A, C e B3 e dos minerais cálcio, ferro, fósforo e potássio, além de conter polifenóis. Com essa rica composição, seu consumo traz muitos benefícios à saúde.

Sapoti: Benefícios

Previne doenças oculares. Por ser fonte de vitamina A, a fruta ajuda a manter os olhos e a visão saudáveis. Consumi-la auxilia na prevenção de problemas como cegueira noturna, degeneração macular e catarata.

 

Regula o intestino. Por conter um bom percentual de fibras, essa fruta contribui para o bom funcionamento intestinal, evitando a prisão de ventre.

 

Ajuda a evitar o câncer de cólon. As fibras presentes no fruto fazem uma verdadeira limpeza nessa parte do organismo, o que auxilia na prevenção do câncer de cólon.

 

É uma fonte instantânea de energia. Rico em açúcares simples, o sapoti fornece energia instantaneamente, sendo uma excelente opção de alimento para consumir antes ou imediatamente após a prática de atividade física.

 

Auxilia no emagrecimento. Embora a fruta seja razoavelmente calória (em média 83 calorias em 100 g), não deve de forma alguma ser excluída da dieta para perder peso, pois contém fibras que ajudam a prolongar a saciedade e é um excelente substituto para os doces industrializados.

 

Aumenta a imunidade. A vitamina C e os polifenóis presentes na fruta fortalecem o sistema imunológico, responsável combater agentes causadores de doenças, como vírus e bactérias.

 

Combate os radicais livres. A presença das vitaminas A e C na composição do sapoti lhe conferem propriedades antioxidantes. Sua ingestão ajuda a neutralizar os danos causados pelos radicais livres,  combatendo o envelhecimento precoce.

 

Evita a retenção de líquidos. Por suas propriedades diuréticas, a fruta otimiza a eliminação de líquidos e toxinas pelo organismo, evitando o inchaço causado pela retenção hídrica em certas partes do corpo.

 

Reduz a absorção de gorduras. As fibras solúveis contidas no sapoti formam uma espécie de gel no aparelho digestivo que diminui a absorção de gorduras e melhora a digestão como um todo.

 

Propriedades medicinais do chá da casca do sapotizeiro

O chá feito com a casca do sapotizeiro é utilizada na medicina popular para combater febres, diarreias e verminoses.

As sementes do fruto trituradas são usadas no tratamento de problemas renais, por sua ação diurética.

Sapoti: como comer

Para desfrutar ao máximo de seus benefícios, o ideal é consumir a fruta fresca. Comer sapoti não é nada complicado: basta parti-lo ao meio, retirar a casca e as sementes e se deliciar com seu sabor docinho.

Essa fruta amiga da saúde também pode servir como ingrediente para o preparo de sucos, geleias e sobremesas. No tópico seguinte você confere 3 receitas fáceis de preparar.

Sapoti: receitas

Sapoti receitas

Vitamina cremosa de sapoti

Ingredientes: 250 ml de leite e 2 sapotis bem maduros, sem casca e caroços, congelados.

Modo de preparo: retire as frutas do freezer e bata no liquidificador com o leite. Como o sabor já é bem doce, não é necessário acrescentar açúcar ou adoçante. Caso não encontre a fruta in natura, utiliza a polpa congelada embalada.

Flã Fácil de Sapoti

Ingredientes: 1 quilo da fruta madura; 1 lata de creme de leite (gelado); 1 xícara de chá de açúcar mascavo; 4 claras em neve.

Modo de preparo: lave bem as frutas, depois retire as cascas e as sementes. Em seguida, bata toda a polpa no liquidificador com o creme de leite e o açúcar mascavo, até ficar uma mistura homogênea. Em seguida, adicione as claras em neve ao creme, misturando de forma delicada, manualmente.

Depois é só levar o flã à geladeira por 4 horas, no mínimo, para adquirir consistência.

Doce de sapoti tropical

Ingredientes: 500 g de sapoti; 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo; 1 colher  (sopa) de suco de limão; 200 ml de água.

Modo de preparo: em uma panela, coloque a água e nela dissolva todo o açúcar mascavo. Leve ao fogo médio por aproximadamente 5 minutos. Acrescente as frutas (descascadas e sem caroços) e o suco de limão. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até adquirir a consistência de uma calda grossa. É aconselhável manter o doce pronto sob refrigeração.

O sapoti é uma fruta incrível, de sabor muito agradável e que oferece variados benefícios à saúde. Quem deseja ter uma alimentação balanceada não pode deixar de experimentar e incluir na dieta esse alimento tão completo.

O ideal é consumi-lo ao natural, mas você também pode variar de vez em quando, com uma vitamina, flã ou mesmo um doce de sapoti caseiro. A saúde e o paladar agradecem!