Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1493156837
Vida do cache: 1493416037
Status: 1
Mensagem: Licença válida
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Receitas Saudaveis

Salada de Grão de Bico | Receita Simples e Saudável

Salada de Grão de Bico | Receita Simples e Saudável
5 (100%) 1 vote

Entre os grãos que a natureza nos dá para consumir o grão de bico é um dos melhores. Ele é um dos principais ingredientes da gastronomia oriental e do Oriente Médio e essa preferência não é por acaso: sua quantidade de nutrientes é altíssima e ele tem muitas fibras, proteínas e vitaminas de sobra! Não é por acaso que te aconselhamos a incluir no seu menu semanal a salada de grão de bico, especialmente agora que o verão vem aí! Quer conhecer alguma receita? Quer saber mais sobre esse alimento? É disso que falaremos a seguir!

Informações nutricionais do grão de bico

Antes de te ensinarmos a fazer uma deliciosa salada de grão de bico é importante conhecer um pouco das informações nutricionais desse alimento, para saber o que ele te oferecerá de bom quando entrar no seu prato! Em síntese você pode encontrar em 100 g de grão de bico cozido sem sal hidratos de carbono (que são geradores de energia), fibra dietética (excelente para a saúde do coração e ótimas para a digestão), proteínas, gorduras e vitaminas A, B6, C, E, K, fósforo, potássio, zinco, magnésio, ferro, sódio e cálcio, entre outras substâncias benéficas a manutenção do nosso organismo!

Quais os maiores benefícios no consumo do grão de bico?

Não é à toa que vale a pena comer uma bela salada de grão de bico na sua próxima refeição. Dois benefícios oferecidos por esse grão são fundamentais para a tomada dessa iniciativa! São eles:

1- Diminui os níveis de colesterol ruim, ajuda no controle dos triglicerídeos e diminui o risco de ataques cardíacos.

A fibra dietética presente no grão de bico reduz os níveis de colesterol ruim no nosso sangue, o que é ótimo para que se evite um quadro de hipertensão arterial. É importante também para o controle da quantidade de triglicerídeos presentes no sangue! Assim diminuímos o risco de ataques cardíacos, de outras doenças cardíacas serem desenvolvidas e também de sofrermos acidentes cerebrais vasculares.

2- Fortalecimento do intestino e ajuda no combate das hemorroidas.

Além disso, a fibra dietética é fundamental para a manutenção da saúde do intestino, aumentando o volume das fezes. Para se ter uma ideia é um ótimo remédio comer uma salada de grão de bico quando se está com diarreia, porque você assim estabilizará a situação e vai fortalecer o intestino! Outro ponto favorável é que poderá prevenir e ajudar no tratamento das hemorroidas!

Outras vantagens de se consumir grão de bico

A anemia ferropriva se dá quando o paciente apresenta uma quantidade deficitária de ferro no organismo. Quem a tem pode consumir o grão de bico, para regularizar os níveis de ferro no sangue e assim combater a doença!

Vale dizer também que o grão de bico tem muito potássio, o que o faz um forte aliado da boa circulação sanguínea, o que evita quadros de hipertensão, doenças reumáticas e artrite!

Quem é diabético também pode se aproveitar do consumo do grão de bico, graças ao zinco nele presente, que ajuda no armazenamento de insulina, fundamental para a saúde daqueles que sofrem com essa doença!

Receita de salada de grão de bico

Já não faltam motivos para você apostar na salada de grão de bico hoje mesmo, certo? Segue então a receita para você se deliciar:

Ingredientes da salada de grão de bico

receita de salada de grao de bico

receita de salada de grão de bico

  • 1 e ½ xícaras de grão de bico;
  • 3 dente de alho grande;
  • 1 pimentão grande em cubos;
  • 1 tomate em cubos;
  • 1 colher (de sobremesa) de sal
  • 5 colheres (de sopa) de azeite
  • Suco de 1 limão;
  • ½ xícara de azeitonas picadas;
  • 1 cebola picada;
  • 10 folhas de hortelã picadas;
Modo de preparo da salada de grão de bico

Deixe o grão de bico de molho por 24 horas, para depois escorrer a sua água. Em seguida coloque o grão de bico na panela de pressão com 1 dente de alho, sal e água dois dedos acima dos grãos!

Depois cozinhe por 10 minutos até pegar pressão, para que fique al dente. Escorra de novo a água, coloque na saladeira e misture com os demais ingredientes! Está pronta a salada de grão de bico, agora é só aproveitar!

Gostou Comente no Facebook