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Alimentação Bem Estar

Sais Minerais e Suas Funções Em Nosso Corpo !

Sais Minerais e Suas Funções Em Nosso Corpo !
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O Que São Sais Minerais?

Minerais ou sais minerais são nutrientes importantes para o nosso organismo. Eles fazem parte do grupo que chamamos de reguladores, pois de certa forma regulam o funcionamento e as funções vitais do corpo. Os sais minerais são tão importantes quanto as vitaminas.

Há Alguma Diferença Entre os Sais Minerais?

Há uma divisão que se usa para separar os sais minerais, geralmente são divididos em macrominerais e microminerais. Os macrominerais são responsáveis pela formação dos ossos, regulação do nosso organismo e ajudam o sistema digestivo. Já os microminerais são aqueles que ajudam nas reações bioquímicas para fortalecer nosso sistema imunológico e possuem ação antioxidante também.

Quais São os Macrominerais e os Microminerais?

Os macrominerais são: cálcio, fósforo, magnésio, sódio e potássio.

Os microminerais são: ferro, zinco, selênio, cobre, iodo e manganês.

Tabela sais minerais funções e fontes

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Sais Minerais e Suas Funções Nosso Corpo !

Cálcio

É um dos minerais mais presente no nosso corpo, ele é encontrado em nossos ossos e dentes, todos sabemos que o cálcio é essencial para o desenvolvimento dos ossos, mas para que isso funcione direitinho é preciso que em nosso corpo tenha também o fósforo. Esse sal mineral é fácil de encontrar, embora as fontes alimentares sejam leite e derivados. Uma alimentação pobre em cálcio é risco para o desenvolvimento de osteoporose, fraturas e fraqueza muscular.

Ferro

Extremamente importante para transportar o oxigênio para o resto do nosso corpo. Caso não comemos a quantidade recomendada de ferro diariamente, as chances do nosso organismo desenvolver anemia e ficarmos mais cansados aumentam. 

O ferro é fácil de ser encontrado em produtos de origem animal e vegetal, só que a forma dele ser absorvido será diferente de uma fonte para outra, mas é preciso comer dos dois tipos. Para ajudar na absorção que tal comer algum alimento fonte de vitamina C hein?

Os alimentos ricos em ferro são carnes, miúdos, cereais integrais e leguminosas. Algumas verduras verdes escuras também tem uma quantidade significativa de ferro, que tal colocarmos na dieta do dia-a-dia?

Zinco

O zinco é um dos sais minerais responsáveis por manter o nosso sistema imunológico funcionando direitinho além de ajudar na cicatrização também. É um dos sais minerais que perdemos através da transpiração, por isso é importante comer alimentos fontes diariamente como carnes, peixes, aves, leite e derivados e cereais integrais. A falta de zinco no nosso corpo pode ser percebida pelo aumento dos resfriados.

Potássio

É muito importante para o equilíbrio de líquidos do nosso corpo e para o bom funcionamento do nosso coração. Alimentos fontes são: carnes, frutas, legumes e grão integrais. Sinais de deficiência incluem fraqueza muscular e cansaço excessivo.

Selênio

O selênio faz o importante papel de antioxidante, mas não pode ser tomado em altas doses por ser tóxico. As fontes alimentares são fígado, rins, frutos do mar, castanha do Pará e cereais integrais.

Sódio

É um mineral importante para a contração muscular e para o equilíbrio de líquidos do nosso corpo. Quando consumido em excesso pode levar a hipertensão caso a pessoa já tenha predisposição genética. A principal fonte alimentar é o sal de cozinha.

Fósforo

O fósforo é muito importante par produz energia para o nosso dia-a-dia, isso porque a nossa energia é combinada na forma de fosfato, por isso procure sempre comer carnes, ovos e leite, que são alimentos fontes desse mineral.

Iodo

Quem nunca ouviu falar de bócio não é mesmo? A principal deficiência causada por uma alimentação pobre em iodo, mas a solução é fácil: é só acrescentar na rotina sal de cozinha e aumentar o consumo de peixes.

Magnésio

Esse mineral é essencial para quem pratica atividade física, é importante para termos uma boa contração muscular. Para quem faz algum esporte é sempre bom ter em mão legumes, verduras, nozes e alimentos integrais.

Cobre

É um sal mineral importante para a metabolização do ferro e formação da hemoglobina. O cobre também tem função antioxidante. Alimentos fontes incluem frutos do mar, leguminosas, castanhas, nozes e fígado.

Manganês

O manganês ajuda na formação de alguns tecidos e ossos. A falta de manganês na dieta está relacionada com esterilidade e anormalidades ósseas. Alimentos fontes são: grãos integrais, chá, folhas, nozes, castanhas e frutas secas.

 

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