Dominio: dietaeboasaude.com.br
Chave: ab8b1f68be3ecb0416f17e34674787df2398239f
Hora do cache: 1503010212
Vida do cache: 1503053412
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: a32908f9025b7eac536fee146652bdce4086e4b5
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Alimentação Bem Estar

Sacarose: Para Que Serve e Como age no Nosso Corpo

Sacarose: Para Que Serve e Como age no Nosso Corpo
4.8 (96%) 5 votes

Sacarose é um nome mais biológico para um velho conhecido: o açúcar comum. Sim, aquele açúcar que você usa no cafezinho ou no suco, popularmente chamado de açúcar branco ou refinado. Ele é extraído da cana-de-açúcar, mas pode ser encontrado também em outros alimentos como a beterraba.

O açúcar, quando o Brasil ainda era uma colônia, era o principal produto exportar e rendia grandes lucros. Era considerado um artigo de luxo já que, apenas as famílias mais abastadas, tinham condições para comprar essa substância.

A sacarose está no grupo dos dissacarídeos, ou seja, resulta da junção de 2 monossacarídeosglicose e frutose. A glicose é o carboidrato mais utilizado pelo nosso corpo para a produção de energia e a frutose, como o próprio nome já diz, é o açúcar encontrado nas frutas.

sacarose diabetes

Como a sacarose age no nosso corpo

Quando ingerimos o açúcar (não apenas em si, mas qualquer alimento feito com ele), a sacarose entra na nossa corrente sanguínea e, para que seja metabolizada, precisa ser quebrada. Quem realiza esse trabalho é uma enzima chamada de invertase que conduz uma reação química conhecida pelo nome de inversão da sacarose.

Ocorre a hidrólise da cadeia de sacarose, ou seja, a quebra da molécula para formar a glicose – que agora já pode entrar na célula com a ajuda da insulina e auxiliar na produção de energia – e a frutose com a liberação de água.

Sacarose: função

A sacarose possui uma função vital para a indústria de alimentos. Os chocolates, por exemplo, podem levar grandes quantidades de sacarose por conta do seu sabor adocicado. É com esse tipo de açúcar que fazem aqueles recheios em forma líquida de muitos bombons.

No nosso organismo, a sacarose tem a mesma função que outros carboidratos: ofertar energia para a manutenção do organismo. Nada, absolutamente nada acontece no nosso corpo sem energia, até mesmo para ler esse texto, neste exato momento, a sua célula está usando a glicose que foi extraído de algum carboidrato que você comeu.

Como a sacarose, quando chega ao nosso organismo, é quebrado em glicose e frutose, vejamos agora como cada um desses carboidratos age.

Frutose

Também chamada de levulose, a frutose é uma hexose que possui fórmula molecular idêntica à glicose. A única diferença entre elas e o que fornece as características para a frutose, é a presença de um grupo químico chamado cetona. O alimento no qual mais encontramos a frutose é no mel, compondo cerca de 42,4% do peso total.

Tem um sabor adocicado muito forte e consumir 100 gramas desse carboidrato é o mesmo que ingerir 173 gramas de sacarose. Quando chega ao nosso fígado, ela é convertida para a forma de glicose e assim, pode ser utilizada para a produção de energia dentro das células.

Glicose

Conhecida como dextrose ou glucose, no lugar do grupo cetona, apresenta um aldeído e é usada dentro das células para gerar energia, participando o Ciclo de Krebs que ocorre dentro das mitocôndrias.

A regulação desse carboidrato dentro do nosso corpo é feito por meio do pâncreas, com a liberação de insulina caso a quantidade de glicose seja excessiva. Quando há algum problema com a síntese desse hormônio, surge uma doença crônica: o diabetes, que pode ser do tipo 1 ou 2.

O papel principal da sacarose é o de gerar energia, como o da maioria dos carboidratos que entram no nosso corpo. Ela não é maléfica, mas precisa ser consumida com certa moderação. Quando não é aproveitada pelo organismo, é armazenada na forma de gordura, o que pode gerar aumento de peso e doenças como o diabetes e a obesidade.

Leia Também:

Gostou de saber um pouco mais sobre a sacarose? Aprofunde os seus conhecimentos e veja os tipos de carboidratos e suas funções!

Loading...

Pesquisas Que Levaram a Esse Artigo

  • o que é sacarose e para que serve
  • Para que serve sacarose refinada
  • Sacarose para que serve

Gostou Comente no Facebook