Ricota: Benefícios, Informação Nutricional e Receita

Se você é daqueles que não abrem mão de uma alimentação saudável ou está tentando mudar seus hábitos alimentares, um dos alimentos que não pode faltar em sua mesa é a massa Ricota. Tido por muitos como queijo, embora não seja, ela traz diversos benefícios aos que a consomem e, por isso, hoje vou compartilhar com você aí as vantagens oferecidas ao seu corpo pela Ricota e também a informação nutricional, receita e muito mais. Confere aí!

O que é ricota?

Vendida em supermercados e sendo também facilmente preparada em casa, a Ricota é um dos alimentos que derivam do soro do queijo. Essa maravilha é encontrada no formato similar ao dos queijos, mas possui bem menos gordura e apresenta um frescor ainda mais perceptível ao paladar.

ricota receita

Importante: alguns comércios brasileiros exportam a Ricota de Portugal, porém nesses casos vem escrito na embalagem: requeijão. Sabemos que no Brasil são produtos diferentes, então atente-se a isso quando for comprar a Ricota dependendo de onde você estiver.

Informação Nutricional da Ricota

Por ser obtida não do coalho, mas sim do soro de queijos, esse alimento conta com nutrientes muito importantes à nossa saúde e em quantidades maiores do que em outras fontes desses mesmos nutrientes.

  • Vitamina A: ajuda a combater espinhas, não deixa as células envelhecerem antes da hora, combate o câncer, é bom para evitar a anemia, diminui a incidência de problemas de pele, aumenta a defesa do organismo.
  • Potássio: auxilia indiretamente no processo de manutenção e relaxamento muscular (bom contra caimbras), previne males cardíacos e cerebrais (avc), ajuda a trazer equilíbrio de água no corpo.
  • Proteína: presente na maior parte da Ricota, é o nutriente ideal a quem faz musculação ou pratica outros esportes visando o ganho de massa magra, pois são o “ingrediente”, assim digamos, principal dos músculos.
  • Fósforo: atua em nosso organismo junto com o cálcio, garantindo uma boa densidade óssea e ajudando na saúde dentária. Também dá uma forcinha na manutenção do Ph ideal (alcalino), prevenindo o aparecimento de diversas doenças.
  • Cálcio: encontrado em grande porção na Ricota uma vez que esta deriva-se do soro de queijos, o cálcio tem sua importância maior na saúde dos ossos e dentes. Este nutriente também é importante quando o organismo precisa coagular bem como para deixar a pressão do coração regulada.

Além de tais elementos nutritivos, os quais são encontrados em maior abundância, você também terá: Niacina, Riboflavina, Tiamina, Sódio, Ferro, Carboidrato.

Ricota: Receita

Devido à praticidade e preço acessível (levando em consideração se o consumo for individual), a maioria das pessoas prefere comprar a Ricota diretamente no supermercado. Contudo, você mesmo(a) pode prepará-la em sua casa.

Veja só essa receita de Ricota:

Você precisar dos seguintes itens:

  • Leite – 1 litro
  • Vinagre (tipo branco) – 2 colheres normais
  • Água – 2 col. normais.
  • Temperos (orégano, pimenta, cheiro verde) – à vontade

Chegou a hora de preparar a Ricota. Para isso, basta que você coloque o leite em fogo alto e deixe ferver, desligando em seguida. Agora você deverá adicionar o vinagre e a água, mexendo bastante (de preferência com um talher propício como colher de madeira). O próximo passo é deixar coagulando (seis horas em média já está bom). Em um pano, coloque a massa formada, apertando até que a parte líquida (soro) seja extraída e pronto, só adicionar os temperos!

Veja Como Fazer Sua Ricota em Casa, Vídeo Passo a Passo!!

Leia Também:

Prontinho. Gostou de saber dos benefícios, informação nutricional e da receita da Ricota? Então deixe seu comentário e depois que tiver feito essa delícia nutritiva em sua casa, compartilha aqui com a gente o resultado. Até a próxima matéria!!