Resveratrol: benefícios e principais fontes alimentares

Há pouco tempo muito se falou sobre os benefícios do suco de uva para a nossa saúde por conta de uma substância presente na fruta: o resveratrol. Ele está presente, principalmente, na casca e no caroço da uva. Os benefícios o resveratrol são muitos e você conhecerá um pouco mais sobre esse assunto agora mesmo!

O que é resveratrol?

Essa substância é produzida, de forma natural, por algumas plantas para se protegerem dos ataques de bactérias, fundos e outros micro-organismos que possam prejudicá-las. O resveratrol pode ser encontrado não apenas nas uvas como também em outros alimentos: frutas vermelhas, pistache e amendoim.

O que é resveratrol

Quais os benefícios do resveratrol?

1. Reduz as taxas do colesterol ruim

No nosso corpo podemos encontrar, basicamente, 2 tipos de colesterol: o LDL, também conhecido como colesterol ruim e um dos grandes causadores da hipertensão arterial e o HDL ou bom colesterol, que consegue diminuir as taxas do colesterol ruim.

Manter o LDL sob controle pode ser difícil para muitas pessoas já que a maioria dos alimentos ricos nessa substância são extremamente saborosos. Mas, adicionar alimentos com boas taxas de resveratrol à sua alimentação ajuda bastante. Tomar um copo de suco de uva integral por dia, por exemplo, pode ajudar a diminuir das taxas do colesterol ruim.

 2. Retarda o envelhecimento celular

Em algumas pesquisas foi possível constatar que o resveratrol consegue reduzir a produção de radicais livres – restos metabólicos – que, quando em quantidade, aceleram o envelhecimento das células, causando uma série de doenças como o câncer e outras degenerativas.

3. Suprime as células cancerígenas

O resveratrol, de acordo com diversos estudos, têm a capacidade de inibir a formação de células que provocam o câncer como os de próstata, cólon, pele e mama. A substância consegue, de alguma forma, localizar a célula que teve o seu material genético danificado pelos radicais livres e destruí-las. É como se fizesse um tipo de rastreamento.

4. Ajuda a combater a obesidade

Pesquisas identificaram que o resveratrol ajuda a ação de uma substância chamada adiponectina, um  hormônio proteico que tem como principal função promover a oxidação da gordura. Isso significa que uma parte da gordura que consumimos nos alimentos passa a não ser utilizada pelo nosso corpo, sendo “colocada para fora”.

Outro ponto positivo do resveratrol e que ajuda a reduzir o peso, ou pelo menos, dificulta o seu ganho é o fato dele melhorar a forma como ocorre a metabolização da insulina, fazendo com que os carboidratos sejam melhores aproveitados e assim, não sejam estocados na forma de gordura.

5. Aumenta os níveis de testosterona

A partir dos 30 anos de idade, a produção de testosterona do nosso corpo começa a cair e é preciso fazer essa reposição da forma mais natural possível e a alimentação é uma delas. Assim, para aqueles que praticam musculação e desejam a hipertrofia muscular, quanto mais testosterona melhor.

6. O resveratrol deixa a pele mais bonita

Algumas pesquisas mostraram que o resveratrol consegue estimular a produção de sirtuínas, proteínas que aumentam o tempo de vida das células de alguns dos tecidos do corpo como o da pele. O resveratrol também consegue estimular a produção de mitocôndrias, organela responsável por gerar energia para a célula.

Por conta disso, a indústria de cosméticos já produz cremes à base desse composto, ajudando as pessoas, especialmente as mulheres, a ficarem com a pele mais jovem.

Além disso, só pelo fato do resveratrol conseguir neutralizar ou, pelo menos, diminuir a ação dos radicais livres já ajuda a deixar as células mais jovens e, consequentemente, a pele.

Compartilhe esse post nas redes sociais e mostre aos seus amigos todos os benefícios que o resveratrol pode oferecer para a saúde deles!