Rapadura como Fazer, Benefícios e Nutrientes.

Um doce bastante conhecido nas zonas rurais e também fácil de ser encontrado nas prateleiras dos supermercados, a rapadura enche a boca de água só de olhar já que possui um sabor delicioso e ainda derrete na boca. E no artigo de hoje, você vai aprender como é feita a rapadura, benefícios, se é bom para anemia ou se faz mal aos diabéticos e muito mais. Tenho certeza de que você vai gostar!

Rapadura, o que é?

Muita gente consome, mas não sabe, ao certo, o que é rapadura. Semelhante em forma a pequenos tijolos, a rapadura é um doce feito a partir da cana de açúcar, após a extração de um suco bem concentrado. Esse processo é realizado em engenhos, sendo que existem diversos tipos de rapadura, incluindo com abóbora, além de tonalidades mais claras e escuras.

Essa guloseima, na verdade, foi criada a fim de que fosse possível transportar o açúcar de um lugar até o outro com mais facilidade e levando uma quantidade maior. Com o passar do tempo, a ideia deu certo e as pessoas gostaram desses tabletes gigantes açucarados. Desde aí, a rapadura não saiu mais de cena e hoje em dia pode ser vista nas mesas de cidadãos do de várias partes do mundo.

Como fazer rapadura

Se você aí gosta de meter a mão na massa e prefere optar por uma receita de rapadura caseira, então é só seguir as instruções que vou passar abaixo.

  1. Obtenha o suco da cana, moendo bem.
  2. Coloque o caldo em um tacho (panela para fervura)
  3. Espere ferver (a sujeira vai subir e você conseguirá tirar)
  4. Após tirar a sujeira, espere ferventar mais um pouco até dar o ponto
  5. Dado o ponto, coloque numa panela grande e mexa com uma colher de pau
  6. Quando ficar consistente, já pode levar para enformar

Como fazer rapadura

Como saber o ponto para fazer a rapadura? Depois do passo 3, você vai esperar até que a mistura vire um “melado” e aí é só pegar um pouquinho, por num prato com água, fazer uma bolinha e jogar na borda do prato. A bolinha ficando firme significa que chegou no ponto e você já terá como fazer rapadura de cana.

No vídeo a seguir, o processo de produção da rapadura é mostrado detalhadamente:

É claro que atualmente existem meios mais tecnológicos no processo de produção da garapa (caldo da cana), mas é assim como se faz rapadura. Gostou?! Então vamos saber agora quais são as vantagens que o doce oferece à nossa saúde.

Benefícios da rapadura (nutrientes)

Bom, primeiramente é importante focar na verdade de que estamos falando de um doce melado. Isso quer dizer que não é recomendado comer muita rapadura, pois pode fazer mal à saúde (assim como qualquer outro alimento consumido em excesso). Dentre os benefícios da rapadura, posso citar:

  • é melhor que o açúcar branco
  • tem ferro
  • conta com algumas vitaminas (B6, B2, B1, C, A)
  • dá energia

Existem pesquisas sobre os benefícios da rapadura na musculação, e isso poderia estar relacionado ao fornecimento energético glicêmico.

Dúvidas frequentes

Rapadura é bom para anemia? Por conter ferro, dizem que sim e, inclusive, há receitas de rapadura com beterraba para curar/tratar anemia.

Rapadura faz mal para diabéticos? Depende de qual tipo de diabetes a pessoa tem, mas provavelmente faz já que é um dos doces mais melados que existem. Consulte seu médico.

Como fazer melado de rapadura? Coloque a barra ou parta a rapadura em uma panela e leve ao fogo; aos poucos ela vai derretendo até que você obterá o melado.

Links úteis

Como fazer rapadura de amendoim

Como fazer rapadura de leite condensado