Rachadura nos Pés Como Curar? Veja Algumas Dicas

Um dos grandes problemas que os nossos pés sofrem são as rachaduras. Elas podem aparecer num grau mais leve, mas, se não forem tratadas, podem causar muita dor e até sangrar. Por que elas aparecem? O que eu posso fazer para evitá-las? Qual é a melhor opção de tratamento? É possível recuperar a saúde dos meus pés em casa?

Vamos agora responder a todas essas perguntas e outras dúvidas que você tiver a respeito da rachadura nos pés. Continue por aqui e descubra a solução para esse mal!

Quais são as principais causas de rachaduras nos pés?

como acabar com rachaduras nos pés rapido

Rachadura nos Pés

Diversas situações podem causar o aparecimento das rachaduras. Elas costumam aparecer de forma mais frequente nos pés porque eles é que estão sempre em contato com o chão e, consequentemente, recebem uma maior carga de atrito. O calcanhar, por receber, além do atrito, uma maior pressão do corpo, é a parte mais afetada.

Assim, quanto mais exposto os pés, mais rachaduras tenderão a aparecer, ou seja, andar sempre com calçados muito abertos e sem salto como as rasteirinhas, por exemplo, é uma das causas para os calcanhares começaram a “rachar”.

Veja abaixo quais as outras causas:

  • obesidade (por conta da maior pressão nos pés);
  • maus hábitos alimentares (pouca água deixa a pele resseca e mais propensa a rachaduras);
  • hábito de andar descalço;
  • problemas vasculares;
  • mudanças bruscas de clima;
  • diabetes;
  • problemas genéticos;
  • doenças como a psoríase;
  • micoses;

Rachadura nos Pés Como Curar

Rachaduras nos Pés Com Sangramento

Tudo depende do grau das rachaduras. Se estiverem graves, sangrando, por exemplo, o recomendado é procurar por um dermatologista. Quanto antes resolver esse problema melhor já que, essas lesões tornam-se porta de entrada para micro-organismos como bactérias que podem causar sérias infecções. E isso não é difícil de acontecer já que os pés estão em contato constante com o chão, local com maior número de agentes infecciosos.

Rachaduras Mais Simples

Em casos mais simples, uma boa opção são os cremes próprios para os pés e existem muitos específicos para rachadura nos pés. Eles costumam ser mais espessos e também oleosos. Isso é excelente para oferecer maior hidratação para o tecido epitelial (pele) e você deve procurar na composição deles se há lanolina ou vaselina. Essas substâncias são as mais indicadas pelos especialistas para o caso.

Se o problema não estiver tão grave que precise ir ao médico e nem tão brando que pode ser tratado com as substâncias citadas acima, cremes a base de ureia é uma boa pedida. Também ela quanto outras do tipo ajudam na remoção da camada de células mortas que se formam nesses casos.

Como fazer o tratamento em casa?

Além dos cremes, existem alguns truques e receitas bem legais para você cuidar dos seus pés da melhor maneira no conforto do lar.

Por exemplo, ao usar o creme, o melhor momento é na hora de ir dormir, quando eles não entrarão mais em contato com o chão. Para potencializar a ação dos componentes, use uma meia de algodão. Assim, você terá resultados mais rápidos!

Há também algumas receitinhas caseiras que são ótimas e cabem no bolso. Uma delas é triturar um punhado de arroz até que se torne uma farinha fina e depois misturá-la com cidra de maçã, vinagre e mel. Misture tudo até formar uma massa grossa e mergulhe os pés nela massageando-os. Como não há um tratamento instantâneo, você deve repetir essa receita até que os pés fiquem do jeito que você sempre quis.

Uma coisa que muita gente faz é lixar o pé. Isso pode até passar uma boa impressão na hora, mas, com o passar do tempo, uma camada mais espessa se forma. O nosso organismo tenta a todo custo proteger a pele contra agressões e assim, produz mais células. Nesse caso, a melhor opção é lixar pouco e investir em muita hidratação.

Agora que você já aprendeu a eliminar a rachadura nos pés, que tal deixá-lo ainda mais bonito cuidando bem das suas unhas e deixando-as ainda mais fortes!?