Quiabo: como esse alimento pode melhorar a sua saúde!

Você, provavelmente, como quiabo há algum tempo, mas ainda não se deu conta das inúmeras vantagens que ele pode oferecer para a saúde. Ele ajuda a fazer diversos pratos típicos como o caruru e a quiabada, ajuda na perda de peso e faz muito bem para a saúde dos ossos.

O quiabo tem sua origem na África e ajuda no tratamento de diversas doenças respiratórias como a bronquite e auxilia na eliminação de secreções pulmonares. Também pode ser usado para tratar problemas gastrointestinais e infecções na pele.

Veja agora quais são os benefícios desse alimento e como consumi-lo para aproveitá-los!

Vantagens do quiabo para a saúde

quiabo propriedades

1. Faz bem para os olhos

Apesar de muitos não saberem dessa informação, o quiabo é rico em vitamina A, um nutriente que protege a córnea, uma estrutura do olho que ajuda a regular a entrada de luz. É por isso que, quando há uma deficiência dessa vitamina, ocorre a chamada cegueira noturna. Assim, caso você esteja com dificuldade de enxergar em locais com pouca luz, o problema pode ser a falta de vitamina A.

2. Fortalece o sistema imune

Além de ser rico em substâncias antioxidantes (combatem os radicais livres e ajudam na prevenção de doenças graves como o câncer e demais degenerativas), o quiabo também contém boas porções de vitamina C. Tanto um quanto o outro ajudam no fortalecimento do sistema imunológico.

A vitamina C aumenta a produção das células de defesa – os soldados do nosso corpo – e, dessa forma, consegue combater diversos agentes invasores como as bactérias, vírus e outros.

3. Ajuda na perda de peso

Está precisando de ajuda para reduzir os números da balança? Então adicione o quiabo às suas refeições. Ele é rico em fibras e assim, além de evitar os picos de insulina – aumentam o estoque de gordura no tecido adiposo – também promovem maior saciedade, fazendo com que você coma menos.

4. Fazem bem aos diabéticos

Quem tem diabetes apresenta uma dificuldade na produção de insulina e, por isso, precisam, a todo momento, controlar os níveis de açúcar no sangue. A presença das fibras ajuda na questão já que elas consegue evitar que os carboidratos fiquem em quantidades elevadas na corrente sanguínea.

5. Melhora o sistema digestivo

As fibras presentes no quiabo, também chamadas de mucilagem, ajudam a movimentar o bolo alimentar através do intestino. Também evita a absorção de uma pequena porção de gorduras e demais toxinas, fazendo com que tudo seja colocado para fora junto com as fezes.

6. Ajuda na saúde dos ossos

O quiabo é fonte de vitamina K, um nutriente que, além de ter função coagulante, também ajuda na construção de ossos mais fortes.

Os osteoblastos, células que ajudam a construir a matriz óssea, produzem uma proteína chamada osteocalcina. O problema é que ela é não colagenosa e, para que possa fazer parte da construção óssea, precisa passar por um processo de carboxilação que só acontece na presença da vitamina k.

Além disso, a presença desse nutriente consegue potencializar a absorção do cálcio – também importante para a construção dos ossos – pelo intestino e reduz assim, a excreção desse mineral pela urina.

7. Faz bem para as gestantes

O quiabo também é rico em ácido fólico, uma substância essencial para as gestantes evitando que os bebês nasçam com problemas neurológicos. Nos primeiros meses de gestação essa substância é essencial, pois auxilia no fechamento do tubo neural do feto por completo.

Além disso, o consumo desse ácido ajuda também em outros aspectos e não apenas às gestantes. Ele ajuda a fortalecer o sistema imune, prevenir o câncer, a anemia e problemas cardíacos e também faz bem ao cérebro.

Benefícios do quiabo, Propriedades medicinais e Quantidade Recomendada.

Ajuda no controle da diabetes, hemorragias, colesterol, é bom para formação do feto,

https://www.youtube.com/watch?v=HIVTDcM5gEs

Leia Também:

Jerimum: benefícios, como cozinhar, receitas e muito mais!

Banana da terra: Benefícios e Receitas Saborosas.

Vagem é bom pra que? Saiba quais os benefícios e vitaminas da vagem!

Gostou de saber sobre todos os benefícios que o quiabo pode te trazer? Para receber mais dicas como essa e se manter atualizado, curta a nossa página no Facebook!