O Que é o Envelhecimento Precoce? Causas, Como Evitar e Cuidados.

A sua aparência corresponde a sua idade cronológica ou você parece ser muito mais velho do que realmente é? O envelhecimento precoce é uma realidade para muitas pessoas, mas infelizmente a maioria delas desconhece formas efetivas para combate-lo e até evita-lo!

Que tal então aprender mais sobre esse problema que tanto aflige aqueles que cuidam da aparência e veem nela um alicerce para a própria autoestima? Continue com a gente, que o tema de hoje é envelhecimento precoce! Vem conferir!

O Que é o Envelhecimento Precoce

O Que é o Envelhecimento Precoce?

O termo parece autoexplicativo, mas a verdade é que sem esclarecimento técnico fica difícil saber o que de fato é o envelhecimento precoce e o que ele causa na gente. Então vamos lá: segundo os dermatologistas envelhecimento precoce é o aumento da oxidação das células, que acaba degradando o colágeno presente na pele e trazendo a desidratação para o nosso maior órgão, o que favorece o aparecimento de rugas antes do tempo.

Quais as Principais Causas Para o Envelhecimento Precoce?

Não é raro que as pessoas pareçam acreditar que são azaradas e que por isso parecem ser mais velhas do que realmente são. Isso é pura ilusão! Normalmente se alguém apresenta um envelhecimento precoce de sua pele é porque fez algum esforço (ou não fez nenhum) para que isso viesse a acontecer (ou não acontecer)!

Algumas das Causas mais Recorrentes do Envelhecimento Precoce são…

  • A exposição excessiva e descuidada aos raios solares;
  • A manutenção de hábitos pouco saudáveis, como beber ou fumar;
  • O costume de dormir um número insuficiente de horas por dia;
  • Uma alimentação desregrada;
  • Uma ingestão insuficiente de água;

Como Evitar o Envelhecimento Precoce?

Prevenir é sempre melhor do que remediar, certo? Sendo assim, que tal descobrir como evitar que o envelhecimento precoce se torne uma realidade na sua vida? Veja as dicas a seguir:

  • Use filtro solar diariamente;
  • Aposte na utilização de cremes que sejam adequados para cuidar do seu tipo de pele especificamente;
  • Alimente-se de forma mais balanceada, apostando no consumo de alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes;
  • Beba pelo menos dois litros de água todos os dias;

Outra possibilidade é considerar os antioxidantes orais, como o selênio, o licopeno, a vitamina C, a vitamina E e a vitamina A, além de suplementos como a coenzima Q10 e os flavonoides. Todos esses elementos podem ser encontrados em alimentos e produtos como a castanha-do-Pará, a melancia, a goiaba, as frutas cítricas, os óleos vegetais, o fígado, a cenoura e os chás verde, branco ou vermelho, que funcionam combatendo a oxidação das células e desse modo evitando que elas deixem de produzir colágeno!

Como Reverter o Quadro de Envelhecimento Precoce?

É claro que remediar é sempre mais difícil do que prevenir, mas não é impossível conseguir rejuvenescer uma pele com aparência mais velha não, viu? Além de adotar hábitos mais sãos sobram tratamentos estéticos que ajudam a resolver essa situação para a melhor!

Os mais eficazes para contornar o envelhecimento precoce são a radiofrequência, que ajuda a “levantar” a pele da face, as injeções de ácideo poli-L-lático e o laser de CO2! Peeling também é uma boa pedida e claro, seguir as indicações de um dermatologista de sua total confiança!