Adoçante: qual a melhor marca? Faz mal? É melhor que açúcar? Confira!

Não é de hoje que açúcar faz mal, como ouvimos dizer por aí, e diante desse fato, alguma alternativa precisava ser lançada a fim de que as bebidas e doces pudessem ser adoçados. Hoje vou falar a respeito de qual o melhor adoçante, marcas, se faz mal e tudo mais relacionado ao tema. Confira e adoce o seu dia a dia sem preocupação!

Adoçante: o que é? Fórmula e composição

Existem diversos tipos de adoçantes disponíveis nos mercados e lojinhas de produtos naturais. Alguns só precisam ser misturados com água e pronto, enquanto outros são feitos a partir da mistura com outros elementos como dióxido de enxofre, tolueno e até mesmo Cloro.

Um dos adoçantes mais conhecidos é o Zero-Cal, divulgado na televisão em diversas propagandas. Hoje, porém, há diversos concorrentes e linhas de adoçante natural como o Stévia, por exemplo.

Qual o melhor adoçante

São tantos que fica difícil chegar a uma decisão realmente justa uma vez que a maioria dos fabricantes investe na produção de adoçantes que sejam o mais saudáveis possível. Além disso, todo fabricante vai querer “puxar sardinha” para si mesmo quando alguém perguntar “qual a melhor marca de adoçante” líquido e em pó e a TV vai dizer que o melhor é aquele que pagar mais.

O que importa é que o adoçante é melhor que açúcar e, de acordo com pesquisas, eis aí uma lista com os melhores adoçantes (a ordem não influencia na qualidade das marcas listadas abaixo).

PROPAGANDA
Qual o melhor adoçante?

Qual o melhor adoçante?

Adoçantes artificiais:

  • HSH
  • Isomalte
  • Lactitol
  • Maltitol
  • Acesulfame K
  • Sucralose (Sacarose)
  • Aspartame
  • Ciclamato
  • Sacarina

Adoçantes Naturais:

  • Eritritol
  • Manitol
  • Sorbitol
  • Trehalose
  • Tagatose
  • Xilitol
  • Frutose
  • Taumatina
  • Steviosídeo (Stevia)

Além desses, outros nomes comerciais de adoçante são: Agave, Lowçucar, Linea, Finn sucralose, Assugrin, Stevita, Adocyl, adoçante Tal e Qual.

Adoçante faz mal para saúde?

Na quantidade ideal, isto é, utilizando a dosagem diária recomendada, não. Porém, é preciso ter em consideração ao perguntar “adoçante zero cal faz mal à saúde”, que o açúcar do qual o ser humano precisa é disponibilizado naturalmente nas frutas, legumes e outros alimentos adocicados. Se você tem dúvidas como “adoçante linea faz mal?” (ou qualquer outro ex.: doçurinha, sucralose, etc), é só pingar poucas gotas e você não precisará ficar preocupado(a). Muitos querem saber qual o adoçante que não faz mal à saúde, então a resposta seria o Stévia e outros naturais.

Qual melhor adoçante para diabeticos e hipertensos

Os adoçantes não são feitos com açúcar branco comum e, portanto, podem ser utilizados por pacientes que sofrem com diabetes. Na dúvida entre qual adoçante usar, não se preocupe, pois não é preciso insulina para metabolizá-los e a maioria é do tipo adoçante de baixas calorias, ou seja, diabéticos podem consumir numa boa.

Adoçante para gestante

Será que grávida pode tomar adoçante? De acordo com o site → BabyCenter , é permitido sim adoçante na gravidez. O segredo está em consumir com moderação conforme recomendam os nutricionistas a fim de manter a saúde da mulher e do feto.

adoçante para gestante

Entre as marcas de adoçante para grávida encontra-se: Stévia, Neotame, Sucralose, Aspartame, Sacarina, Acessulfame-K.

Qual o melhor adoçante para dieta

O ideal em se tratando de dietas destinadas à perda de peso é cortar doces em geral e isso inclui açúcar, até mesmo os orgânicos (açúcar demerara, por exemplo). Mas desde que você pegue firme nos treinos de academia e gaste energia, o uso de um bom adoçante dietético vai sim te auxiliar rumo ao emagrecimento; é só na exagerar.

Respondendo à pergunta “qual o melhor adoçante para emagrecer?”, seria o Stévia, mas outras opções naturais também funcionam.

Criança pode tomar adoçante?

Sim. O que não pode é comer açúcar branco, ainda mais se for o refinado. O ideal é que todas as pessoas consumissem apenas tal alternativa e você não precisa pensar em qual seria o melhor adoçante para criança, basta recorrer a um de qualidade e pronto!

[Vídeo] Comprovado Açúcar Adoece e engorda.

Adoçante causa câncer?

Produtos industrializados, enlatados, condimentos, conservantes, corantes, glúten (substância presente em todos os alimentos feitos com trigo), açúcar, refrigerantes, café, sair ao sol sem protetor solar, o próprio filtro solar, cigarro, frituras, sedentarismo… tudo isso e diversas outras coisas que não daria para listar aqui têm sua parte no surgimento do câncer. Adoçante talvez seja uma das causas menores.

PROPAGANDA