Quais são as frutas cítricas: lista de nomes e benefícios

Uma alimentação saudável, como recomendado desde criança, deve ser rica em vitaminas e com todos os nutrientes que a gente precisa, incluindo diversos tipos de fruta no cardápio. Sendo assim, hoje vou compartilhar uma lista dos frutos disponíveis na natureza com sabor ácido, então saiba quais são as frutas cítricas e seus benefícios para a saúde!

O que são frutas cítricas

Aqui escrevendo, só de pensar em fruta cítrica, já sinto aquela sensação de azedo nas laterais da língua, pois elas possuem acidez, que, na verdade, é o nutriente ácido ascórbico. Portanto, se você quer saber o que é frutas cítricas, são os frutos fonte de vitamina C, os quais tem como principal característica um azedume que varia dependendo da quantidade ácida em sua composição.

o que sao frutas citricas

Há diverso tipos de frutas cítricas disponíveis na natureza, cada uma frutificando em sua determinada época e estação, seja inverno ou verão. Algumas dão por mais tempo, enquanto outras apenas poucos meses do ano e os exemplos de frutas cítricas mais conhecidas são limões (fruto do limoeiro) e laranjas.

Quais são as frutas cítricas: lista completa

Tente se lembrar da alguma fruta que quando você chupa ou come tem sabor azedo… e aí, quais vieram à sua cabeça? Bom, confira cada um dos nomes de frutas cítricas e veja aí se você já conhecia todas elas:

frutas citricas nomes

Lista de frutas cítricas: goiaba, uva, toranja (pomelo), maracujá (maracugina), tangerina, tamarindo, romã, uva passa, pêssego, maçã verde, nêspera, combava, morango, marmelo, limão, pêra, lima, laranja, jabuticaba, carambola, groselha, framboesa, cupuaçu, cidra, caju, amora, ameixa, caqui, acerola, abacaxi (ananás silvestre).

Provavelmente, você deve ter notado que alguns frutos citados acima são mais adocicados, enquanto outros contêm maior quantidade de ácido cítrico e, por isso, ao saboreá-los, a boca azeda mais – por exemplo, maracujás em relação à maçãs verdes, o gosto é totalmente diferente. Na listagem acima, além de eu ter falado quais as frutas cítricas, listei também as semi-cítricas (ou semi ácidas), que são justamente as menos azedas ao paladar.

Quais frutas são cítricas além dessas?

As frutas ácidas listadas aí em cima são bastante conhecidas, pelo menos a maioria, porém existem diversas outras frutas cítricas para dieta que você nem sabia, quer ver só?!  Confesso que grande parte dos nomes de frutos cítricos pesquisados eu também não tinha conhecimento, então fico feliz de listá-los e compartilhar tal informação com vocês:

Laranja bergamota, Yuzu, Laranja-azeda, Clementina, Mikan, Limão Meyer, Citrus leiocarpa, Citrus myrtifolia, Limão Doce, Caviar cítrico da Austrália, Poncirus, Limão-cravo, Oroblanco, Limão-taiti, Sudachi, Kabosu, Amanatsu.

frutas citricas quais sao

Continuando, na verdade para finalizar a lista, descubra quais são as frutas cítricas nacionais e importadas, algumas chamadas pelo nome científico: Citrus tamurana, Orangelo, Citrus ichangensis, Citrus depressa, Nanfeng Miju Iyokan, Fortunella Margarita x Citrus Reticulata, Lima-da-pérsia, Citrus limon × medica, Rei do Sião, Kiyomi, Citrus macroptera, Citrus limon.

Frutas cítricas lista de benefícios

Dssa acidez típica dos frutos ácidos e semi ácidos que listei, que se trata do ácido cítrico, isto é, vitamina C, benefícios para a saúde são diversos:

  • aumenta a imunidade inata, ajudando o organismo na manutenção de anticorpos
  • combate o quadro sintomático da gripe e do resfriado
  • rejuvenesce, combatendo rugas, manchas e sinais da idade
  • previne o corpo contra o ataque de células cancerígenas (anticâncer)
  • melhoram, consideravelmente, a habilidade de cicatrização

Mas um benefício preferido é que as frutas cítricas ajudam a emagrecer, porque o ácido ascórbico auxilia na digestão, uso das calorias, e ao beber um copo de água com o suco de meio limão, por exemplo, você tem como eliminar gordura corporal naturalmente. Cientes de quais são as frutas cítricas, você poderá escolher cada uma e passar a comer diariamente, o que vai beneficiar também o processo digestório.

Frutas cítricas: efeitos colaterais

Quem sofre com problemas estomacais como azia, queimação, gastrite, úlceras, refluxo gastroesofágico, e relacionados, deve evitar consumir frutos citrinos, justamente devido ao ácido cítrico. Caso você viva sentindo o estômago queimar, por exemplo, e consuma limonada, isso vai piorar sua situação, além de intensificar a acidez estomacal.

Outro ponto importante é que a “overdose” de vitamina C deixa o intestino sensíveis, levando a quadros diarreicos, dores no abdômen e enxaqueca. Existe a chance de o exagero do ácido ascórbico sobrecarregar os rins, levando a problemas como cálculo renal.

Bem, finalizo assim esta matéria acerca de quais são as frutas cítricas e seus benefícios para a saúde. Fica aí, por sua conta, ir à mercearia, mercadinho ou feira orgânica e encher sua mesa com laranjas, limão, abacaxi, maracujá ou qualquer outra fruta ácida do seu gosto. Lembrando que, ao preparar suco, evitar açúcar e procurar usufruir da bebida natural, no máximo pingando umas gotinhas de adoçante stévia ou mel, que é termogênico e vai ajudar-lhe a manter sua boa forma física!