Puran T4 Bula | Hipotireoidismo

Puran T4 – Bula

Puran T4 é um medicamento utilizado para recomposição de hormônios em caso de hipotireoidismo ou de eliminar o hormônio TSH da hipófise (hormônio estimulante da tireoide ou tireotropina). Acesse a Bula original  do fabricante do medicamento aqui no site da anvisa.

Indicações do Uso do Puran T4

É indicado no tratamento de reposição ou suplementação hormonal em pacientes com hipotireoidismo (produção insuficiente pela glândula tireoide), exceto no hipotireoidismo transitório; Supressão do TSH hipofisário (hormônio estimulante da tireoide ou tireotropina) na prevenção dos vários tipos de bócios decorrente do aumento de TSH, nódulos tireoidianos, tireoidite e tumores malignos da tireoide; Diagnóstico nos testes de supressão, auxiliando no diagnóstico da suspeita de hipertireoidismo ou de glândula tireoide autônoma.

Laboratório e referência

Esse medicamento é comercializado pelo laboratório Sanofi.

Dosagem do Puran T4

É um medicamento de uso oral, adultos e pediátrico em forma de comprimido redondo, branco, plano, biselado com concentração correspondente gravado nos dois lados sendo comercializada em embalagens variando de 28 a 30 comprimidos das seguintes concentrações 12,5mcg, 25 mcg, 37,5 mcg, 50 mcg, 62,5 mcg, 75 mcg, 88 mcg, 100 mcg, 112 mcg, 125 mcg, 150 mcg, 175 mcg 200 mcg ou 300 mcg.

Posologia e Tempo de Tratamento do Puran T4

O uso de Puran T4 deve ser de acordo com a indicação médica, podendo ser recomendado tanto para adultos, crianças e idosos. A posologia (quantidade) e tempo de tratamento são variáveis de acordo com o peso e faixa etária, devendo ser definidos pelo médico.

Para crianças em caso de dificuldade para mastigação o comprimido pode ser triturado e dissolvidos em uma pequena quantidade de água ou alimentos. Esta suspensão preparada não pode ser guardada para uso posterior.

Efeitos do uso do Puran T4 e Efeitos Colaterais

Possui em sua fórmula uma substancia chamada levotiroxina que é um hormônio normalmente fabricado pela glândula da tireoide no organismo. O Puran T4 é prescrito para suprir a deficiência deste hormônio. Entre os efeitos colaterais podem ocorrer perda óssea, manifestações graves e risco de vida em caso de dosagens altas para pacientes com níveis normais de hormônios tireoidianos e precipitar problemas suprarrenais ou da hipófise caso não seja feito tratamento adequado com corticosteroides.

Contraindicações no Uso do Puran T4

É contraindicado a quem apresenta intolerância aos componentes da formula. Em caso de histórico ou presença de hipertireoidismo não tratado, infarto do miocárdio recente, insuficiência suprarrenal (da glândula localizada sobre os rins) e tireoxitose não tratada (síndrome clínica, não tratada, resultante de níveis elevados de hormônio da tireoide). Não há contraindicação do uso durante a gravidez e amamentação, mas deve ser avisado ao médico para possível diminuição na dose.

Interações do Puran T4 com outros medicamentos

Informe seu médico se estiver fazendo uso do desse medicamento juntamente com outros, especialmente anticoagulantes, contraceptivos orais, colestiramina, aspirina, antidiabéticos ou antidepressivos. Acesse a Bula original  do fabricante do medicamento aqui no site da anvisa.