O que são probióticos e para que servem?

Você já deve ter ouvido falar em probióticos e em como eles fazem bem a nossa saúde. Mas você sabe o que eles são e como atuam no nosso organismo? Quais são os alimentos ricos nessas substâncias e quais os benefícios que nos oferecem?

Se você ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre esse assunto, então continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que são probióticos?

A palavra probiótico vem do grego e significa “pró-vida”, ou seja, a favor da vida. Estamos falando aqui de seres microscópicos vivos que, quando dentro do nosso corpo, conseguem atuar de maneira benéfica no nosso intestino, melhorando a saúde desse órgão.

Assim, os probióticos são bactérias que chegam ao nosso organismo ainda vivas e que consegue trazer inúmeros benefícios para a flora intestinal. Elas atuam evitando uma série de doenças típicas dessa região como constipação, cistite, colite, diarreia e outras.

Na verdade, nós já temos essas bactérias presentes em nosso organismo de maneira natural e o consumo reforça esses benefícios.

PROPAGANDA

Quais os benefícios desses seres?

Consumir probióticos todos os dias está se tornando cada vez mais popular por conta dos inúmeros benefícios que esse hábito traz para a nossa saúde.

Uma das vantagens mais conhecida de consumi-los é por causa do sistema imune que fica mais forte e mais resistente aos ataques de agentes invasores. Além de eliminar outras bactérias que causam mal à saúde, eles também combatem vírus e diversos tipos de fungos.

Os probióticos também aumentam a produção de IgA (imunoglubilina A), um tipo de anticorpo que representa até 20% da quantidade de imunoglobulinas presentes no nosso soro. Também aumenta a síntese das células T reguladoras que agem no nosso corpo como agentes anti-inflamatórios naturais.

Além disso, também trabalham na produção de enzimas que ajudam na destruição de bactérias que nos causam mal e aumentam a produção de vitamina B12 e a K2.

O ideal é que o nosso intestino estivesse cheio de probióticos, presentes em alimentos frescos. Mas a forma como a comida é produzida atualmente, grande parte dessas bactérias acabam sendo mortas durante o processo. Por causa disso, ficamos com uma deficiência considerável dessa substância.

Há ainda outros benefícios que os probióticos conseguem nos oferecer:

  • diminui a azia e melhora o funcionamento do sistema digestivo;
  • nos ajuda a combater certas doenças próprias do sistema;
  • combate infecções como a urinária e doenças como a candidíase;
  • reduz os níveis de colesterol;
  • ajuda na perda de peso;
  • melhoram a absorção de diversos nutrientes;

Onde encontrar probióticos?

Existe uma série de alimentos ricos em probióticos, até mesmo alguns industrializados que são feitos com essa finalidade. Bebidas lácteas, por exemplo, e o leite fermentado que é rico em lactobacilos (bactérias vivas). O ideal é consumir um produto desse por dia, todos os dias. Os resultados podem ser sentidos 7 dias a partir do primeiro consumo.

Existem também os probióticos naturais que são as opções mais saudáveis. Por exemplo, o leite natural, fermentado em casa, acaba se tornando uma excelente fonte de probióticos. Há uma forma adequada de prepará-lo pra que ele possa oferecer esses benefícios. A forma de armazenar esses produtos também é de fundamental importância para manter essas bactérias vivas.

Consumir alimentos ricos em probióticos é uma excelente forma de ter mais qualidade de vida e manter a saúde em dias. Além disso, você pode mudar alguns hábitos como, por exemplo, sair do sedentarismo e passar a praticar mais exercícios físicos. Também pode mudar outros hábitos alimentares, comendo mais frutas e verduras nas refeições e lanches.

Você já consumiu ou consome probióticos? Compartilhe com a gente a sua experiência e conte quais diferenças já notou com esse novo hábito!

PROPAGANDA