Principais Sintomas da Dengue, O Que fazer Nessa Hora?

A dengue é uma doença causada por vírus e que pode ser fatal casa não seja diagnosticada com antecedência e tratada. O período com maior número de casos é geralmente no verão, quando o ambiente está mais favorável para a proliferação do mosquito transmissor da doença. Para que você saiba como identificar os principais sintomas da dengue e dessa maneira consiga procurar por tratamento rápido, fizemos esse artigo com todas as informações. Confira!

O que é Dengue

Essa é uma das doenças grave, causada pelo mosquito Aedes Aegypti que transmite o para os seres humanos. Ela é uma doença que causa em primeiro momento bastante febre, e atualmente é uma das principais preocupações da saúde pública.

O mosquito transmissor se desenvolve principalmente em regiões tropicais e sub tropicais, sendo que um dos principais fatores para o seu desenvolvimento são os ambientes quentes e úmidos. Por isso, o verão é a estação onde mais pessoas procuram hospitais com pessoas com sintomas de dengue ou com o diagnóstico.

A Dengue é uma doença considerada grave, pois caso evolua pode se tornar dengue hemorrágica que aumenta o risco de causar mortes por causa do sangramento. Por isso, sempre que apresentar os primeiros sintomas da dengue o recomendado é procurar um médico imediatamente.

PROPAGANDA

Sintomas de Dengue

É importante saber que a dengue é uma doença extremamente grave e por causa disso é preciso quais são os sintomas da dengue para que se procure o tratamento correto o mais rapidamente possível. Uma vez que não é possível tomar qualquer tipo de medicamento caso seja comprovada a doença.

O principal sintoma da dengue é a febre alta, podendo ultrapassar os 40 graus, além disso, a pessoa infectada com o vírus também apresenta muito cansaço, sonolência e preguiça. Até por isso, a doença também é conhecida como dengo, pois causa falta de disposição para as atividades do dia a dia, por mais simples que sejam.

Existem outros sintomas da dengue que aparecem logo nos primeiros dias de manifestação do vírus. Alguns deles são:

  • Vômito e enjôo contínuo
  • Fortes dores de cabeça
  • Dores no fundo dos olhos
  • Manchas vermelhas pelo corpo
  • Dores nas articulações e nos ossos
  • Em alguns casos, sangramento nas gengivas, nariz e olhos
  • Coloração rosa, marrom ou vermelha da urina
  • Indisposição, mesmo sem fazer nada

principal sintoma da dengue

O que fazer se tiver sintomas da dengue?

Caso se apresente qualquer um dos sintomas da dengue citados acima, ou mais de um por mais de 2 dias seguidos é importante que se procure um médico imediatamente. E não é recomendado que você tome nenhum tipo de medicamento, pois isso pode prejudicar no tratamento da doença.

O recomendado a se fazer quando se apresenta os sintomas da dengue é consumir muito líquido até ir ao médico para se consultar e ter o diagnóstico correto.

Como diferenciar os sintomas da dengue da Zika?

A Zika é uma doença também causada pelo vírus transmitido pelo Aedes Aegypti, e apresenta alguns sintomas semelhantes. Por causa disso é preciso saber diferenciar cada uma das doenças.

Os sintomas da Zika duram em média uma semana e depois desaparecem, mas isso não significa que a doença foi curada, o vírus continua no corpo e pode retomar depois com a doença já em estágio avançado. Por isso é importante procurar um médico.

Já os sintomas da dengue duram mais ou menos 15 dias e por isso são mais fáceis de serem identificados, inclusive por causa do tempo que os sintomas duram, muitas vezes as pessoas com Zika são primeiramente diagnosticadas com a Dengue. Apesar do tratamento também ser semelhante, o acompanhamento médico é essencial.

Como aliviar os sintomas da Dengue

Analgésicos, anti inflamatórios e outros medicamentos que utilizamos para controlar a febre,, não são recomendados em caso de dengue. Por isso é importante ler a bula sempre antes de utilizar qualquer medicamento, uma vez que nela está escrito se ele pode ser utilizado em caso de suspeita de dengue.

MAs é possível aliviar os sintomas quando eles surgem com chás, que ajudam a diminuir o enjoo. A febre pode ser controlada com o uso de paracetamol ou um medicamento indicado pelo médico, além de utilizar panos úmidos que ajudam a diminuir a temperatura.

Dengue tem cura?

Sim, a maioria dos casos de Dengue é tratado e curado em cerca de duas semanas após o aparecimento dos primeiros sintomas da dengue. Mas, é preciso que se tenha um diagnóstico rápido para que ela seja diagnosticada de maneira rápida e o tratamento iniciado, para evitar que aconteça um tipo mais sério da doença, como a Dengue hemorrágica.

Por isso, sempre que tiver suspeita de dengue e principalmente se morar em locais onde se tem focos do mosquito transmissor da doença, deve procurar tratamento médico imediatamente.

PROPAGANDA