Por que coalhada faz bem para a saúde?

Você certamente já deve ter ouvido falar em coalhada, bem comum em cidades do interior do país, esse alimento consegue oferecer os mais diversos benefícios para a nossa saúde. É rico em proteínas e gorduras, apresentando poucos carboidratos. Por exemplo, em 100 gramas de coalhada encontramos apenas 98 calorias.

Também já deve ter ouvido falar que ela faz muito bem para a saúde, especialmente daqueles que praticam exercícios e querem manter uma dieta saudável com baixo teor de carboidratos. Veja abaixo bons motivos para consumir esse alimento e como prepará-lo em casa!

Os benefícios da coalhada

como fazer coalhada fresca

1. Fortalece o sistema imune

O nosso sistema imune é o grande responsável por defender o nosso organismo de agentes invasores como vírus, bactérias e outros. Portanto, quanto mais fortalecido ele estiver, menos adoeceremos.

Porém, sabemos que nem todas as bactérias fazem mal à nossa saúde e algumas até ajudam. Essas bactérias benéficas são as que encontramos na coalhada e que ajudam a melhorar as nossas defesas.

PROPAGANDA

2. Coalhada ajuda na perda de peso

A coalhada ajuda na perda de peso de várias formas. Uma delas é justamente por ter um teor de carboidratos baixo e assim, esse nutriente não é acumulado na forma de gordura. Além disso, tanto as proteínas quanto as gorduras oferecem maior sensação de saciedade e assim, você passa a comer menos.

Outro bom motivo pelo qual a coalhada ajuda na perda de peso é pela presença de cálcio. Esse sal mineral dificulta a formação de cortisol no sangue, um hormônio sintetizado quando estamos estressados e que favorece à construção de tecido adiposo. Além disso, o hormônio também aumenta a vontade de comer doces e outros alimentos calóricos.

3. Pode ser consumido por quem tem intolerância à lactose

Por ser feito a partir do leite, muitas pessoas acreditam que a coalhada não pode ser consumida por aqueles que apresentam intolerância à lactose, mas isso é apenas um mito. Mas, como isso é possível?

É bem simples: durante a preparação da coalhada, a lactose do leite se transforma em ácido lático, que não causa reação alérgica nesse grupo. Assim, é possível conseguir os mesmos benefícios que o leite oferece sem passar mal.

4. Reduz a ansiedade e o estresse

A ansiedade tem se tornando um grande problema na vida de diversas pessoas e o estresse já é considerado o mal do século. São duas doenças psiquiátricas que causam diversos problemas de saúde e podem agravar outras.

Ainda não se sabe ao certo como a coalhada ajuda no controle do estresse e da ansiedade, mas uma pesquisa feita pela Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em Los Angeles confirmou isso. Os participantes da pesquisa que consumiam o alimento conseguiram reduzir a atividade cerebral das regiões responsáveis pela dor e pelas emoções.

Coalhada: como fazer

coalhada como fazer

Você pode comprar a coalhada pronta em lojas de produtos especializados ou pode fazer na sua própria casa. Para isso, o ideal é que o preparo comece à noite, pouco antes de dormir, já que a mistura precisará descansar por algumas horas. Você precisará de:

  • 170 gramas de iogurte natural (corresponde a um pote);
  • 1 litro de leite integral.

Coloque o leite no fogo e deixe ferver, quando isso acontecer, misture o iogurte até ficar homogêneo. Também a panela com um prato ou com algo que vede bem para não deixar nenhuma corrente de ar entrar (pode ser dentro do forno desligado ou do armário). O recipiente deve permanecer assim por 6 horas.

[Vídeo] Fazendo a coalhada fresca em casa.

Leia Também:

Benefícios e Cuidados no Uso do Leite de Soja.

Tofu: Benefícios, Receita e Como Fazer

Alimentos Ricos em Vitamina B12 | Para Que Serve?

Depois desse tempo, despeje o conteúdo em uma paneira forrada e deixe escorrer por mais 6 ou 12 horas e, ao final desse período, descarte o soro que ficou e coloque a coalhada numa vasilha dentro da geladeira. Pronto, ela já está pronta para servir.

PROPAGANDA