Pomelo: Benefícios, Como usar e Contraindicações.

As frutas são alimentos que têm diversos benefícios para a nossa saúde. E elas são tantas que muitas vezes nós não conseguimos conhecer todas, como é o caso do Pomelo, que é considerado como a maior fruta cítrica de todas. Muitas vezes confundida com a toranja ou com a laranja sua árvore pode chegar a medir até 8 metros de altura e cada fruta pode chegar a ter até 2 kg. Ou seja, impossível confundi-lo com outras frutas. Ele pode ser consumido ao natural ou como sucos, óleos ou outras formas, todas com muitos benefícios à saúde como veremos logo abaixo.

Se você quer saber tudo sobre o Pomelo, continue lendo nosso artigo que contamos tudo para você!

O que é?

Muitas pessoas confundem o Pomelo com a Toranja, apesar de serem muito semelhantes são de espécies distintas. Pois enquanto o Pomelo é consumido in natura, como suco e até mesmo é extraído para ser feito óleos a Toranja é em sua maioria consumida a polpa da fruta ou seu suco. Além disso, o tamanho das duas frutas é muito diferente, sendo que a toranja tem um tamanho parecido com uma laranja comum e o Pomelo pode chegar a ter dois quilos apenas um dos seus frutos.

O Pomelo também se diferencia por sua cor, ele apresenta uma casca verde escura amarelada, o que é fácil para diferencia-lo das outras frutas.

pomelo origem

PROPAGANDA

Ele é uma fruta cítrica rica em vitaminas e nutrientes para o corpo, apesar de ser originário de países asiático, se adapta aos diversos climas. Então é muito fácil de ser cultivado em qualquer ambiente.

Benefícios

O Pomelo possui uma polpa de cor alaranjado arroxeado que é extremamente rica em carotenóides. Além disso, os pigmentos da polpa são fontes de antioxidantes naturais que contribuem para uma pele mais bonita, saudável e jovem, prevenindo o envelhecimento precoce e também doenças cardiovasculares.

Ele também é rico em vitamina C, assim como outras frutas cítricas, é possível obter 52% da quantidade necessária de consumo diário em uma fruta de Pomelo. E com isso é possível prevenir diversas doenças e infecções.

O Pomelo também é rico em fibras e tem poucas calorias, por isso pode ser ótimo aliado para pessoas que estão em busca de emagrecimento de dieta, pois ajudam a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e ainda ajudam a saciar por mais tempo.

Outros benefícios do Pomelo são:

  • Melhora o funcionamento do sistema imunológico
  • Melhora o funcionamento do sistema digestivo
  • Melhora a pressão arterial
  • Ajuda a reduzir o aparecimento de cólicas
  • Previne e trata anemias
  • Ajuda a aumentar a resistência dos ossos
  • Evita o envelhecimento precoce
  • Ajuda a prevenir o câncer
  • Ajudar a proteger o sistema cardiovascular
  • Ajudar na perda de peso

As sementes de Pomelo ainda tem grandes benefícios no tratamento da sinusite, problemas de pele, problemas gástricos e ainda tem funções anti sépticas.

Como usar

O Pomelo é um fruta e como tal pode ser consumido in natura ou como sucos. Você pode consumir ele todos os dias, mas de maneira regular. Pois alguns dos seus efeitos é o de ser laxante, então o seu consumo em excesso pode acarretar em danos a saúde.

Ele pode ser encontrado também como óleo essencial, uma vez que ele tem a função antioxidante e previne o envelhecimento precoce. Nesse caso você pode utilizar o óleo todos os dias e passar diretamente sob a pele.

Onde encontrar

Apesar de ser uma fruta de origem asiática, atualmente é possível encontrar em diversos países, já que sua árvore se adapta facilmente aos diversos climas. Então você pode encontrar o Pomelo em lojas de frutas, principalmente as especializadas em frutas importadas. Já o óleo você encontra em lojas de produtos naturais e em sites especializados.

Tem contraindicações?

O Pomelo, apesar de ser uma fruta tem seu uso contraindicado em algumas situação. Por ser cítrico, pessoas que estejam fazendo tratamentos com determinados medicamentos precisam consultar o seu médico, pois frutas cítricas impedem a absorção dos medicamentos pelo o organismo. Entre os medicamentos que podem ter seu uso afetado pelo consumo da fruta estão os ansiolíticos, corticoides e antibióticos

Além disso, quem tem problemas no rins ou no fígado deve fazer o uso dessa fruta de maneira controlada, pois ela tem níveis elevados de vitamina C e potássio e isso pode acabar prejudicando esses órgãos.

Por isso, se você faz uso de medicamentos controlados, ou algum tipo de tratamento contínuo, consulte o seu médico antes de consumir essa fruta de modo regular. Pois ele irá orientá-lo sobre os benefícios e indicações de uso.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o Pomelo, nos deixe um comentário que responderemos o mais breve possível!

PROPAGANDA