Poluição Sonora Dicas e Orientações Importantes!

Um dos piores problemas das grandes metrópoles do mundo é a poluição sonora, que atrapalha a qualidade de vida da população e pode levar ao desenvolvimento de doenças graves, inclusive a depressão. A poluição sonora é considerada qualquer ruído elevado que ultrapasse os níveis aceitáveis de decibéis.

Consequências da Poluição Sonora

Pessoas que são submetidas a longos períodos de som alto podem ter o nível de estresse elevado e desenvolver problemas de saúde. Esses problemas podem aparecer em situações em que o volume do som ultrapassa os limites considerados normais para a audição humana.

A alteração do som prejudica o corpo e a mente. Segundo especialistas, o limite que o ser humano pode aguentar sem prejuízos para a saúde e para a audição é de até 50 decibéis. Depois disso, os efeitos negativos já começam a se desenvolver, como perda de audição, agressividade, estresse, depressão, queda de rendimento nas atividades diárias, entre outros problemas.

O Quê Causa a Poluição Sonora, e Como Evitar?

A poluição sonora é gerada por diversas fontes de sons, como carros, caminhões, indústrias, canteiros de obras, música alta, entre outras. A recomendação dos médicos é evitar locais com muito barulho e permanecer menos tempo possível em áreas com ruídos elevados.

Outra orientação para manter a saúde mental e proteger a audição é não abusar do volume das músicas escutadas com fones de ouvido. Para os trabalhadores que são submetidos diariamente a ambientes com ruído, o ideal é usar o protetor auricular frequentemente. Nos shows e eventos públicos é indicado ficar longe das caixas de som.

A Organização Mundial da Saúde estabelece as normas de ruídos considerados aceitáveis para a audição humana. Segundo a entidade, o nível de ruído deve ser medido em todos os ambientes, e até os eletrodomésticos devem ser controlados para que o barulho fique dentro dos padrões normais.

Em muitas cidades do Brasil já existem leis municipais que proíbem e até penalizam as pessoas que promovem ruídos elevados. A lei do silêncio tem o objetivo de preservar a tranquilidade pública e resgatar o bem estar social, criando as condições necessárias para que a população possa descansar e aliviar o estresse do dia a dia.