Plantas Medicinais e Suas Utilidades na Saúde

Que São Plantas Medicinais

Plantas medicinais são plantas que têm substâncias chamadas terapêuticas, ajudam no tratamento de certas doenças.

As plantas medicinais fazem parte de uma linha de tratamento chamada medicina alternativa, pessoas que acreditam em um estilo de vida saudável e natural, são adeptas a esse modo de tratamento, evitando assim medicamentos, que muitas vezes causam efeitos colaterais indesejáveis.

As plantas medicinais são usadas desde a pré-história. É a forma mais antiga que a humanidade tem para curar muitas doenças.

Nos dias de hoje essas plantas são também estudadas em laboratório a fim de isolar as substâncias que tem propriedades medicinais para produzir novos remédios.

Muitas plantas medicinais são levemente tóxicas, por isso têm de ser usadas com cuidado e em doses pequenas para obter o efeito desejado. As formas de preparo das plantas medicinais variam muito, é comum serem usadas na forma de chás e banhos.

PROPAGANDA

Algumas Plantas Medicinais e Suas Utilidades e Indicações:

  • Alfazema: Muito usada desde a antiguidade, a planta era usada em banhos de imersão de gregos e romanos. Suas flores têm efeito calmante, seu óleo essencial tem bons resultados que vão desde o combate à insônia até a falta de apetite. 
planta medicinal Alfazema

Planta medicinal Alfazema

Hoje sabe-se que a alfazema também é eficaz contra cistite, inflamação na bexiga comum em mulheres. Em excesso, o chá de alfazema irrita bastante o estômago. E há pessoas com alergia ao seu óleo essencial.

 

  • Alecrim: Na Grécia antiga o alecrim era usado para mil e uma utilidades, de cosméticos a incensos, passando por enfeites. É muito rico em óleos essenciais e muito utilizado para compressas para aliviar contusões e hematomas.
plantas medicinais alecrim

Plantas medicinais alecrim

Chá de Alecrim,Para que Serve e Benefícios!

Diminui as dores provocadas por doenças reumáticas e articulares. É também usado para combater enxaquecas e baixa de imunidade. 
Em pessoas sensíveis, o óleo pode irritar a pele. Seu óleo não pode ser engolido e, em altas dosagens, é abortivo.

 

  • Alho: Muito indicado para o tratamento do colesterol alto. É antisséptico e também capaz de aumentar a imunidade, além de aliviar dores causadas por problemas circulatórios. É rico em vitaminas como A, B1, B2 e C.
alho

Planta medicinal alho

Pesquisas mais recentes sugerem que o alho consumido cru tem um grande potencial para o tratamento de câncer. Tem pessoas que podem ser alérgicas ao alho. Ele também não deve ser usado por quem sofre de gastrite, úlcera, pressão baixa ou hipoglicemia.Pelo mesmo motivo, não serve para quem já faz uso de anticoagulantes.

ALHO: O QUE HÁ DE BOM NESTE ALIMENTO?

  • AgriãoÉ uma verdura bem popular na mesa dos brasileiros. O agrião é um excelente anti-inflamatório das vias respiratórias, muito indicado nas bronquites crônicas. Durante a sua digestão o agrião libera substâncias expectorantes que ajudam a limpar as vias respiratórias. Pode ser consumido em saladas, batido em sucos ou tomado em chás.
planta medicinal Agrião

Planta medicinal Agrião

Apesar das plantas medicinais fazerem parte da conhecida medicina alternativa, e muitas estarem presentes em nossos jardins, algumas possuem efeitos tóxicos se consumidas em excesso. Não saia fazendo uso das plantas medicinais de qualquer jeito, faça uma pesquisa se a mesma não possui alguma contra indicação, e se podem ser usadas junto com outros medicamentos, consulte seu médico sempre que houver alguma dúvida.

PROPAGANDA